Petróleo e Gás se mantêm no topo de investimentos no Brasil

O Brasil tem mostrado grandes esforços com relação a investimentos no setor de petróleo e gás. Isso fica claro quando os números mostram uma injeção de 224 bilhões* de reais em aplicações, pela Petrobras, até 2015, incluindo óleo e gás. Com isso, segmentos como os de manutenção e gerenciamento da parte técnica (extração e transporte dos produtos, por exemplo) voltam ao centro das discussões, tal como é o caso da aplicabilidade das geotecnologias nesses trabalhos.

“As geotecnologias são usadas em várias etapas, desde a prospecção, extração, transporte e distribuição de petróleo e gás”, explica Eduardo Freitas, coordenador técnico do evento MundoGEO#Connect LatinAmerica, que acontecerá de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), e contará com palestras que abordarão o tema.

Hoje, uma das soluções de Sistemas de Informação Geográfica (GIS) de destaque no setor é o GIS Transpetro, uma ferramenta corporativa que permite a gestão das informações georreferenciadas das faixas de dutos, operadas pela Petrobras Transporte. Outra ferramenta utilizada na estatal é o portal GISSEAL, aplicado em Alagoas e Sergipe, uma aplicação na plataforma Modular GIS Enviroment (MGE) utilizada para agilizar a produção de mapas e reduzir o tempo de resposta. Além disso, as vantagens que o setor de óleo e gás obtém, com o uso das ferramentas GIS, incluem a espacialização de dados referentes à exploração de petróleo, licenciamento ambiental e disponibilização de informações cartográficas.

MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, o maior encontro do setor de geotecnologia da América Latina, que acontece de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), reunirá especialistas na área de petróleo e gás. No ano passado, o MundoGEO#Connect contou com a presença de Marksuel Xavier Bastos, Gerente de Tecnologia em Geodésia, Geoprocessamento e Oceanografia da Unidade de Serviços Submarinos da Exploração e Produção da Petrobras, que falou sobre a produção de bases de dados geoespaciais na empresa.

“Durante o evento, especialistas e usuários de geotecnologias vão reunir-se para debater como esta gama de informações e tecnologias pode impulsionar as obras e otimizar os investimentos em infraestrutura”, conclui Eduardo.

Ainda, segundo Emerson Granemann, diretor e publisher do MundoGEO, o evento contará com vários seminários, fóruns, cursos e eventos paralelos, que irã discutir as tendências do geoprocessamento, sensoriamento remoto, agrimensura, GPS e infraestruturas de dados espaciais, com aplicação nas áreas de óleo e gás, mineração, governo, agronegócios e meio ambiente. Na ocasião também será realizado o Prêmio MundoGEO#Connect, que este ano tem o patrocínio da Garmin. “Temos muitas novidades para esta segunda edição do evento. A premiação foi ampliada para escolher os melhores profissionais, instituições, empresas e marcas, a partir de votação na internet por toda a comunidade de geo”, conta Emerson.

Além de reunir vários profissionais que utilizam diariamente as geotecnologias, o evento conta com a presença de várias marcas internacionais, através de seus representantes, o que faz com que o espaço se torne um local de troca de ideias e negócios.

*O número apresentado faz parte de um levantamento realizado em 2011 pela Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobtratema).

Serviço
MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012
Data: 29 a 31 de maio de 2012
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo (SP). Clique aqui para ver a localização no mapa.
Informações: https://mundogeoconnect.com

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Valides XHTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>