SIG contribui para otimização da gestão municipal

Não é de hoje que os trabalhos dentro da administração pública municipal, por menor que seja a cidade, se tornam confusos, o que pode acontecer devido à grande quantidade de processos e encargos burocráticos. Uma das soluções para eliminar estes obstáculos está sendo o uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para agilizar as análises e a tomada de decisão.

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012 , maior encontro do setor de geotecnologia da América Latina, que acontece de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), irá promover um curso que abordará a utilização do SIG na gestão pública municipal, em áreas como finanças, saúde, educação, planejamento e cadastro. O curso acontece no dia 29 de maio, das 9h às 17h45.

O instrutor do curso GIS para Gestão Municipal  é Flavio Yuaca, especialista em geoprocessamento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integrante do projeto de geoprocessamento da Prefeitura de Goiânia. Além disso, Yuaca foi instrutor da Geospatial Information & Technology Association (Gita); docente em cursos de especialização, em disciplinas relacionadas com uso do GIS em áreas urbanas; palestrante em eventos de GIS; e também autor de diversos artigos de GIS em prefeituras.

Alguns dos tópicos abordados nesse curso abrangem conceitos e características, do GIS para gestão municipal, principais etapas do processo, adoção de GIS corporativo, aplicações práticas, dificuldades para implementação, entre outros.

Para participar do curso não é preciso ter experiência anterior em GIS ou sistemas de informação. Você pode se inscrever pelo link http://loja.mundogeo.com/loja/product.asp?store=107630&template_id=6&partner_id=1004&dept_id=2&pf_id=201208.

Cadastro Territorial Multifinalitário

Um dos assuntos que tem ganhado importância, entre quem trabalha com gestão territorial no setor público, é o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), cujo objetivo é organizar as informações dos municípios, principalmente referentes à mapeamento do território. Com o CTM, vários setores da administração pública, se não a totalidade deles, têm acesso à essas informações.

Com o curso sobre GIS na Gestão Municipal, o profissional irá adquirir conhecimento sobre o potencial das ferramentas de SIG para otimizar os trabalhos em vários setores dentro de prefeituras, dentre eles o de CTM.

Serviço
Curso: GIS na Gestão Municipal
Data: 29 de maio, das 9h às 17h45
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo
Informações: https://mundogeoconnect.com/2012/grade/curso-gis-para-gestao-municipal/

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Valides XHTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>