Vários setores já se beneficiam das imagens de satélite

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, maior encontro do setor de geotecnologia da América Latina, que acontece de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), contará com um seminário sobre as aplicações das imagens de satélite em áreas como meio ambiente, energia, óleo & gás, agricultura e infraestrutura.

Além disso, durante o Seminário Imagens de Satélite, que acontece no dia 31 de maio como parte da programação do MundoGEO#Connect, serão apresentadas as principais características de cada tipo de imagem, dividas em ópticas, radar ou laser. As apresentações têm início às 9h, com o painel “Panorama sobre os principais satélites e sensores”, no qual Antonio Machado, diretor da AMS Kepler Engenharia, explicará sobre os sensores orbitais disponíveis atualmente, assim como os lançamentos de satélites para os próximos anos.

Logo após essa palestra, acontecerá uma apresentação sobre o uso das imagens de satélite em projetos nas áreas de meio ambiente, energia e mineração. Estarão presentes representantes do Greenpeace, da Itaipu e do Serviço Geológico do Brasil.

O setor de agronegócio também terá um painel exclusivo neste seminário. A partir das 14h, acontece um debate sobre os desafios e resultados da aplicações de sensores orbitais nas áreas de agricultura e de florestas. Dentre os debatedores estarão Bernardo Rudorff, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e Édson Luis Bolfe, da Embrapa Monitoramento por Satélite.

Para finalizar, acontecerá uma apresentação sobre o uso de imagens de satélite no planejamento, execução e monitoramento de empreendimentos e minimização das intervenções no meio ambiente, com a presença já confirmada de Wilson Holler, da Embrapa Gestão Territorial; e Ronan Max Prochnow, da Eletrobrás Eletrosul.

“Este seminário será uma oportunidade única de conhecer várias facetas do sensoriamento remoto, em apenas um dia”, comenta Eduardo Freitas, coordenador técnico do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012. “Os participantes terão contato com alguns dos maiores especialistas em imagens de satélites no Brasil e poderão interagir com os apresentadores nas sessões de perguntas & respostas. Além disso, os intervalos também serão ótimas oportunidades para conhecer a feria de produtos e serviços do evento, onde estarão presentes as principais fornecedoras de imagens de satélite”, conclui.

Serviço
Seminário Imagens de Satélite
Data: 31 de maio, das 9h às 17h45
Informações: https://mundogeoconnect.com/2012/grade/seminario-imagens-de-satelite/

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Valides XHTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>