Fórum apresenta uso de geo para segurança de fronteiras

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, maior encontro do setor de geotecnologia da América Latina, que acontece de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), acontece o Fórum Soluções Geoespaciais para Inteligência e Defesa, que irá debater o uso de soluções como imagens de satélite e outras tecnologias de análise geográfica em ações de seguranças nas fronteiras, combate ao tráfico e monitoramento e alerta de desastres naturais.

O fórum acontece no dia 30 maio, a partir das 9h, e ao todo serão quatro painéis. O primeiro deles chama-se “Sistemas de mapeamento para controle das fronteiras”, abordando como as tecnologias e processos estão sendo utilizados no monitoramento de fronteiras, para combate ao tráfico, à evasão de divisas e ao contrabando, além da resposta a crimes ambientais e roubo de veículos de carga.

Já o segundo painel, com início às 11h, irá trazer o tema “Monitoramento das áreas de risco e resposta a emergências”, para explicar como as geotecnologias podem ser usadas para analisar, prevenir e minimizar os efeitos causados pelos desastres naturais. Entre os palestrantes estará Tania Sausen, Diretora do Campus Brasil do Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espacial para América Latina e Caribe, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Aplicação de Geotecnologias para Desastres Naturais na Região Sul.

Na parte da tarde, o fórum começa com uma discussão sobre os sistemas de prevenção e combate ao crime nas cidades, tema que desenrolará o debate sobre os desafios e soluções para monitoramento, controle e apoio tático nas ações de policiamento preventivo e ostensivo em áreas urbanas. O painel será composto por Marcio Lopes, da Notoriun Tecnologia; e Luiz Carlos Wilke, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Paulo (Samu).

E ainda, no último painel, será abordado o uso das geotecnologias nos planos de contingência nas grandes corporações. Qual a importância de usar tecnologia de posicionamento, imagens e sistemas de análise geográfica para prevenção e resposta a acidentes em grandes projetos e empreendimentos? Para responder esse e outros questionamentos, já está confirmado Theodoros Megalomatidis, da empresa Sea Odyssey, que vai falar sobre o uso de imagens de satélite e fotos aéreas para identificar poluentes e derramamentos de óleo na água.

Com isso, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012 irá levar conhecimento para os participantes, além de promover o debate sobre os principais problemas das cidades, apresentando soluções para isto. Além dos cursos, fóruns e seminários, o evento conta com uma feria de produtos e serviços, de entrada gratuita. Para evitar filas, o credenciamento deve ser antecipado.

Serviço
Fórum Soluções Geoespaciais para Inteligência e Defesa
Data: 30 de maio
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo (SP)
Informações: https://mundogeoconnect.com/2012/grade/forum-solucoes-geoespaciais-para-inteligencia-defesa/

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Valides XHTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>