Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS

Helton Uchoa

Engenheiro Cartógrafo formado no Instituto Militar de Engenharia (IME) com larga experiência em Sistemas de Gestão Corporativa, coordenou diversos projetos na situação de Diretor Técnico, Gerente de Projetos e Responsável Técnico, muitas vezes, atuando diretamente na modelagem das soluções. A sua atuação no desenvolvimento de soluções em software livre e na organização de comunidades de usuários é reconhecida internacionalmente, sendo atualmente charter member da Open Source GeoSpatial Foundation (OSGeo).

Possui uma vasta experiência na área de soluções de código aberto para o segmento de geotecnologias com participação em inúmeros projetos em todas as esferas governamentais, incluindo alguns dos principais projetos envolvendo inteligência geográfica no âmbito do Governo Federal. Também possui publicações nacionais e internacionais, sendo a maioria relacionada a tecnologias geoespaciais com enfoque em software livre. Entre as publicações e projetos de maior destaque nacional e internacional, estão o Plano Diretor de Geoprocessamento da Prefeitura de Fortaleza (repercussão no Brasil e em Portugal), o projeto OPUS (Exército Brasileiro), o projeto GIGFER (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o projeto Prefeitura Livre (http://www.prefeituralivre.com.br) e o artigo Open Source 3D WebGIS, publicado na GIS DEVELOPMENT (Índia). Também foi coordenador dos eventos Geolivre e OpenGEO Day. Já ministrou inúmeras palestras sobre as novas tendências do mercado de geotecnologias (http://vimeo.com/uchoa/geopassado) e possui vários “posts” sobre o assunto em seu Blog (http://helton.uchoa.com). Atualmente é Responsável Técnico da empresa Cadic Brasil Geoprocessamento, além de atuar como consultor na área de inovação atendendo empresas principalmente no Estado do Ceará.

Helton Uchoa será palestrante no Seminário Sistemas de Informação Geográfica, que será realizado no dia 7 de maio, como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais