Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS
Notícias - 06 / abril / 2015

Projetos sobre educação destacam Google Earth, atlas digital e estudos sobre o mar

Em 2015 profissionais, acadêmicos e estudantes tiveram a oportunidade de concorrer ao Prêmio MundoGEO#Connect por seus trabalhos que usam atributos geográficos. Ao todo, mais de 100 projetos foram recebidos, em cinco diferentes categorias. Agora, os três melhores projetos de cada uma delas já são conhecidos. Durante a cerimônia de premiação, no dia 6 de maio em São Paulo (SP), será revelada a ordem dos ganhadores.

Na categoria “Educação” foram selecionados, por uma equipe de especialistas no setor, três projetos: “Atlas Digital do IFBAIANO”,  “Escolas ao Mar” e “Google Earth na Sala de aula” Confira abaixo um resumo de cada um deles!

Para saber ainda mais ou entrar em contato com os organizadores de cada projeto, envie um e-mail com a sua solicitação para editorial@mundogeo.com.

Atlas Digital do IFBAIANO

O IFBaiano será o primeiro Instituto Federal no Brasil a possuir um Atlas Digital dos seus Câmpus e dos Territórios de identidades, com as suas respectivas regiões de localização e influência. Um Atlas Digital é o conjunto de informações geográficas, em formato digital, organizado de maneira a retratar uma ou várias regiões, utilizando recursos de multimídia. O Projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa do Atlas Digital GRUPAL, através de ações desenvolvidas por meio de Teletrabalho.

A idéia norteadora é que o projeto seja multiprofissional, interdisciplinar e multicampi, de forma que todos os membros da comunidade acadêmica possam colaborar com a construção do atlas gestores, alunos, professores e servidores administrativos. O Atlas conterá todas as informações de elementos da Geografia física, contemplando através da cartografia multifinalitária o caráter fisiográfico dos Câmpus, como: geologia, geomorfologia, clima, pedologia, hidrografia, relevo, classes de declividade, cobertura vegetal natural e antrópica, áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL), Áreas degradadas (AD) para recuperação ambiental através de Projetos específicos, uso atual e ocupação do solo – uso planejado do solo, infraestrutura básica e infraestrutura predial – instalada e planejada, laboratórios, campus experimentais e vias de mobilidade de todas as unidades.

O Projeto do Atlas Digital servirá também para a divulgação da instituição na sociedade, através da Internet, já que o Atlas estará disponível para as consultas acerca das características físicas, oferta de cursos em todos os níveis, recursos humanos, multimeios disponíveis, recursos didáticos, projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos, além da infraestrutura dos campi do IFBaiano.

Projeto Escolas ao Mar

O Projeto Escolas ao Mar dá condições ao aluno do segundo ano do ensino médio de realizar a caracterização ambiental de ambientes costeiros e aquáticos, quantificar o nível de sensibilidade ao óleo de alguns desses ambientes e disponibilizar essas informações em uma plataforma virtual webmaping georreferenciada.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Escola da Vila, unidade Morumbi, com a participação dos professores das disciplinas física, química, biologia e da coordenação de ciências naturais e envolve as seguintes etapas: Desenvolvimento de ferramenta interativa de disponibilização de dados e índices ambientais georreferenciados em uma plataforma webmapin; Capacitação de alunos do 2º ano do ensino médio para realização de coletas e análises de dados ambientais e oceanográficos; Levantamento de dados ambientais e parâmetros físicos, químicos, biológicos e geológicos georreferenciados para caracterização ambiental do canal de São Sebastião (São Paulo) e elaboração de índices de sensibilidade ambiental; Treinamento para manuseio do software; Inserção dos dados no software; Elaboração de relatórios; Apresentação dos resultados pelos alunos, na escola.

Google Earth na Sala

O projeto Google Earth na Sala de aula teve por objetivo fazer chegar a toda a comunidade educativa (escola, professores, alunos e país) recursos cartográficos digitais gratuitos, de fácil acesso, de utilização amigável e escaláveis. O que havia até à altura era um conjunto de sítios de internet temáticos com mapas em browser complicados de usar (feito por técnicos para técnicos), a disponibilização de Shapefiles para usar em programas SIG ou mapas em formato imagem (jpeg, pdf). E claro, os tradicionais mapas nos livros, de difícil leitura e sem a grande potencialidade do cruzamento e navegação em mapas.

Queria-se também um projeto que fosse modelável e editável pelos utilizadores, não fechando os mapas em sua publicação, mas que fossem o início do seu ciclo de vida, permitindo que o utilizador adapta-se os mapas publicados às suas necessidades (línguas, atualização de dados, novas camadas, simbologia, etc). O maior desafio foi que os mapas deixassem de ser uma exclusividade dos profissionais de Geografia, chegando a outros profissionais que, não sendo especialistas em geotecnologias, conseguissem usufruir deste recursos para apresentar os seus conteúdos programáticos.

Cerimônia de Premiação

A ordem dos vencedores da categoria “Educação” será revelada durante a cerimônia de premiação do Prêmio MundoGEO#Connect 2015, que será realizada no dia 6 de maio, segundo dia do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. O evento acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Faça o registro gratuito na feira de produtos e serviços para participar da cerimônia.