Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS

Curso Padrões & Infraestruturas de Dados Espaciais – 6 de maio

Este curso tem como objetivo mostrar como qualificar e facilitar o compartilhamento das informações geoespaciais. Apresentará os principais aspectos das especificações técnicas mínimas a serem observadas na contratação e na produção de produtos de conjuntos de dados geoespaciais de referência e dos subsidiários e acessórios para as escalas de 1:250.000 até 1:1.000 (dados geoespaciais vetoriais fundamentais de referência; cartas topográficas matriciais, cartas ortoimagem, ortoimagens, MDE).

Co-realização

* Curso oferecido somente de forma presencial

Tópicos que serão abordados no Curso Padrões & Infraestruturas de Dados Espaciais

Curso Padrões & Infraestruturas de Dados Espaciais

•  Introdução à INDE;
• Visão Geral das Normas, Especificações e Padrões da INDE;
•  Especificação Técnica para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV): define o modelo conceitual para os dados geoespaciais vetoriais, com foco nas classes de objetos do mapeamento em grandes escalas (1:1.000 a 1:1:10.000);
• Especificação Técnica para Aquisição de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-ADGV): define as regras de aquisição da geometria dos dados geoespaciais vetoriais,  com foco nas classes de objetos do mapeamento em grandes escalas (1:1.000 a 1:1:10.000);
• Especificação Técnica para Produtos de Conjuntos de Dados Geoespaciais (ET-PCDG): define os padrões dos produtos de conjuntos de dados geoespaciais vetoriais e matriciais;
• Banco de Dados Geográficos do Exército: apresentação de dados geoespaciais matriciais e vetoriais produzidos pela DSG, disponibilizados para o público em geral. Enfatizando as especificações  e potencial de uso dos dados por meio de consultas espaciais e por metadados.

Instrutores

Os instrutores do Curso Padrões & Infraestruturas de Dados Espaciais serão:

Cel Omar Antônio Lunardi: Assessor especial do Diretor do Serviço Geográfico do Exército para a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais; Possui graduação em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Rio de Janeiro-RJ; Pós-graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Porto Alegre-RS; Mestrado em Sistemas de  Informações pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto Alegre-RS.  Já ministrou cursos  sobreInfraestrutura de Dados Espaciais noInstituto Geográfico Agustin Codazzi, Bogotá, colombia e no Instituto Brasileiro de Geog e Estatistica, Rio janeiro, RJ. Foi Coordenador do Comitê da CONCAR para a elaboração Especificação Técnica da Estrutura de Dados Geoespaciais da INDE, ET-EDGV; do Comitê da DSG para elaboração da especificação técnica da INDE das Características Técnicas dos Produtos de Conjuntos de  Dados Geoespaciais – ET-PCDG; do  Comitê da DSG para elaboração da especificação técnica da INDE de Aquisição de Dados Geoespaciais Vetoriais, ET- ADGV e do Comitê da DSG para elaboração da especificação técnica da INDE de Controle de Qualidade  dos Dados Geoespaciais, ET-CQDG.

Ma Linda Soraya Issmael: Chefe da 2a Seção da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército. Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Pós-Graduação pós-graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ; Mestrado em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia – IME – RJ, Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – RJ. Já realizou cursos sobre Infraestrutura de Dados Espaciais no Instituto Geográfico Agustin Codazzi, Bogotá, Colômbia. Foi Membro do Comitê da CONCAR para a elaboração Especificação Técnica da Estrutura de Dados Geoespaciais da INDE. ET-EDGV, do Comitê da DSG para elaboração da especificação técnica da INDE das Características Técnicas dos Produtos de Conjuntos de  Dados Geoespaciais – ET-PCDG, do Comitê da DSG para elaboração da especificação técnica da INDE de Aquisição de Dados Geoespaciais Vetoriais, ET- ADGV e Coordenadora do Comitê da DSG para elaboração da especificação técnica da INDE de Representação de Dados Geoespaciais. ET-RDG.

Carga horária

O curso Padrões & Infraestruturas de Dados Espaciais será realizado no dia 6 de maio, das 9h às 17h, com duração total de 7 horas. Este treinamento presencial é uma co-realização da MundoGEO e do Instituto GEOeduc.

Inscrição promocional no
Curso Padrões & Infraestruturas de Dados Espaciais

Em 2015, ao se inscrever em DUAS atividades, você poderá escolher MAIS UM curso, seminário ou fórum sem custos. Conheça as opções de inscrição e a grade de atividades do MundoGEO#Connect 2015 e garanta sua vaga!