Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS

Palestrante Adriano Borçari – 5 de Maio

O Palestrante Adriano Boçari, gerente de contratos da empresa MINERIUM, irá apresentar um projeto piloto 5 de Maio na feira geotecnologica MundoGEO#Connect 2015 LatinAmerica. Tal projeto tem por objetivo criar um pool de soluções que vão desde o survey com o 3D scanning até a tratativa da informação associada ao modelo 3D produzido. Por se tratar de uma planta antiga, muitas informações de seus principais componentes já se perderam, muitas interfaces entre os novos componentes e os antigos não foram devidamente registradas e há uma infinidade de documentações sem a devida conexão.Fora definido como ponto de partida para este projeto piloto o forno de cimento. Por reunir todas as características acima e ser um equipamento chave na cadeia produtiva de uma fábrica de cimento.

O primeiro gargalo que se encontra ao tentar elaborar uma cadeia de informação inteligente sobre um componente do porte de um Forno Rotativo de Cimento é o seu tamanho e a quantidade de itens que promovem uma complexa interface. A ideia de realizar o survey utilizando o escaneamento 3D veio da necessidade de recriarmos uma fonte geométrica confiável e que pudesse ser feita durante o curto período de parada do forno. Como as paradas programadas deste equipamento ocorrem somente algumas vezes ao ano, nunca houve tempo hábil para a realização de um levantamento de campo que fosse suficiente para a integralização das informações. Com somente 2 dias de campo, foi possível realizar todo o levantamento necessário.

No processo convencional, este levantamento poderia levar até 3 semanas para registrar o mesmo nível de detalhes que captamos com os dois dias de trabalho utilizando o Laser Scanner 3d da FARO. O próximo passo após a completa modelagem 3D do forno será a elaboração de toda a documentação dos componentes modelados consolidando assim a fase de survey e as-built.

Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante o seminário Laser Scanning 3D: Tecnologia e Aplicações, no dia 5 de maio em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação da conferência.

 

ADRIANO BORÇARI

Atua a pouco mais de 20 anos em empresas de consultoria e indústrias de bens de capital trabalhando com coordenação e elaboração de projeto conceptivo, básico e executivo para os segmentos de Mineração, Siderurgia e Cimentos; Acompanhamento e supervisão de montagens e fabricação, bem como apoio a manutenção.