Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS

Palestrante Augusto Pasqualini Neto – 7 de Maio

A Palestrante  Augusto Pasqualini Neto irá apresentar projeto 7 de Maio na feira geoespacial MundoGEO#Connect 2015 LatinAmerica sobre VANT para levantamentos em locais de crime.

Retratar esquematicamente a cena de um crime é uma das mais importantes etapas do exame pericial e de seu respectivo laudo. Quando um perito criminal se depara com um local de crime de grandes proporções (acidentes de trânsito, crimes ambientais ou incêndios, por exemplo) deverá dedicar um significativo período de tempo para o registro esquemático das peças que compõem a cena para a confecção de um diagrama.

Incorporando-se uma máquina fotográfica à uma aeronave, pode-se obter uma imagem aérea que retrate exatamente a cena de crime que se deseja registrar no solo, bem como produzir medidas a partir da foto (fotogrametria). Possuir aeronaves convencionais disponíveis para uso em levantamentos de locais de crime é uma realidade inatingível na atualidade. Uma alternativa seria o uso de VANTs. Diversos tipos de VANT estão disponíveis hoje no mercado. Escolher o tipo específico que melhor se adapte às necessidades de uso de um Perito em local de crime é o objetivo deste trabalho.

Com o objetivo de escolher qual o melhor tipo de VANT se aplica ao uso de levantamentos de locais de crime, utilizou-se a seguinte metodologia: Primeiramente foi observado quais os pontos positivos e negativos do uso de VANTs do tipo dirigível, avião, helicóptero e multirotore.

Depois foram elencadas nove características importantes de cada um desses quatro tipos de VANT, quais sejam: Payload, Manobrabilidade, Autonomia de voo, Logística, Operação, Características Construtivas,Custo de aquisição, Combustível, VTOL. Na sequência atribui-se uma nota de 1 a 3, sendo: 3 = bom e 1 = ruim, para cada uma das nove características de cada um dos quatro tipos de VANT. Por fim, basta somar os pontos de cada tipo de VANT e aquele re receber maior pontuação será o tipo escolhido.

Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante o Fórum VANTs & Drones: Aplicações e Resultados – 7 de maio, em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação na conferência.

 

AUGUSTO PASQUALINI

Augusto Pasqualini é atualmente Perito Criminal da Polícia Científica do Paraná. Formado em engenharia elétrica pela UFPR, estudou também na UTFPR e no Politecnico di Milano. Pós-graduado em Docência e em Gestão Pública. Possui treinamento do Ministério da Justiça para atuar como perito criminal da Força Nacional de Segurança Pública. Trabalhou em inventários hidroenergéticos de bacias hidrográficas e de rios, bem como em projetos de usinas hidrelétricas em empresas do setor de energia, entre elas, a Empresa de Pesquisa Energética. No Instituto de Criminalística da Polícia Científica do Paraná, trabalhou na Seção de Crimes Contra a Vida, em Curitiba, e em outras cidades do interior do estado. Pesquisa desde 2011 a utilização de VANT em locais de crime, tendo apresentado trabalhos desta temática em congressos e seminários da área forense. Aplica e fomenta o uso de VANT principalmente em acidentes de trânsito, crimes ambientais, rebelião em presídios e incêndios de grandes proporções.