Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS

Palestrantes Andrigo Salvador e Marco Neia – 7 de Maio

Os Palestrantes Andrigo Salvador e Marco Antonio Neia da Secretaria do Planejamento da compania Pm Caxias do Sul, Engefoto S.A, irá apresentar um projeto 7 de Maio na feira geotecnologica MundoGEO#Connect 2015 LatinAmerica sobre a atualização da base cartográfica cadastral do município de Caxias do Sul.

O município possuía base cartográfica cadastral, na escala 1:2.000, obtida em 1998, por processos fotogramétricos, mesmo com algumas tentativas de atualização não caracterizava de forma representativa a ocupação do solo da área urbana e rural do município. Da mesma forma o ultimo recadastramento imobiliário, tinha sido realizado em 1994, não estando mais condizente com os novos padrões construtivos e incremento de novas áreas construídas. Observa-se que o município dispunha de toda base cadastral devidamente geocodificada a partir de imagens orbitais de alta resolução.

Mesmo com algumas tentativas de atualização, a base cadastral do muninício de Caxias do Sul obtida em 1998 por processos fotogramétricos,não caracterizava de forma representativa a ocupação do solo da área urbana e rural do município de Caxias do Sul. Da mesma forma o ultimo recadastramento imobiliário, tinha sido realizado em 1994, não estando mais condizente com os novos padrões construtivos e incremento de novas áreas construídas. O município dispunha de toda base cadastral devidamente geocodificada a partir de imagens orbitais de alta resolução. Assim sendo, a Administração Municipal contratou nova base cartográfica digital com recursos do PMAT-BNDES (Programa Modernização de Administração Tributária), considerando GSD (Ground Sample Distance ) de 10 cm, com perfilamento laser (densidade de 4 pontos por m²), obtenção de restituição estereofotogramétrica de arruamento, divisas, edificações, posteamento e arborização, sendo previsto ainda obtenção de volumetria de todas edificações.

Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante o Fórum Geoinformação para Cidades Inteligentes, no dia 7 de maio em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação na conferência.