Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS

Seminário Aprogeo-SP: As atribuições profissionais do geógrafo na gestão urbana

No dia 5 de maio, a Associação Profissional de Geógrafos no Estado de São Paulo (Aprogeo-SP), com apoio da Geoplan Jr., vai realizar um encontro sobre atribuições profissionais do geógrafo na gestão urbana.

Agenda

10h30 às 12h30 Mesa redonda: Fiscalização profissional: a atuação das Aprogeos no sistema Confea/Crea

• Mediadora: Mariana Oliveira
Mariana Oliveira é analista de pesquisa no WRI Brasil. Finalizou sua graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista na cidade de Rio Claro (SP) no ano de 2013. Durante sua graduação participou de diversas iniciativas voltadas ao empreendedorismo universitário e também teve oportunidade de contribuir com a equipe corporativa de sustentabilidade de uma empresa que atua no Brasil. Finalizou sua Especialização em Gerenciamento Ambiental na Universidade de São Paulo, na qual desenvolveu pesquisa relacionada ao mapeamento de habitats e serviços ecossistêmicos.

• Francisco de Sales Vieira de Carvalho
Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura – CCEEAGRI, Presidente da APEAESP, Engenheiro Agrimensor e responsável técnico pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo Jose Gomes da Silva – FITESP. Consultor Técnico da AGEOTECH – Engenharia e Geotecnologia Ltda. Docente da Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga (FEAP) e da Universidade Católica de Santos – UNISANTOS. Tem experiência nas Ciências Geodésicas, com ênfase em Cadastro Técnico Multifinalitario, atuando principalmente nos seguintes temas: cadastro técnico multifinalitário, cadastro de imóveis rurais e urbanos, ordenamento territorial, georreferenciamento, agrimensura e cartografia legal.

• Renato B. Felippe Jr.
Renato Benito Felippe Junior é geógrafo formado pela USP, com licenciatura em geografia e especialização em educação ambiental. Trabalhou com cartografia temática na Geomapas, com geoprocessamento na Igasa e com meio ambiente na Sabesp. Foi professor da rede pública de ensino. Atua na área de meio ambiente na Petrobras, refinaria de Capuava. É um dos fundadores da AprogeoSP, onde foi diretor por duas gestões. É conselheiro titular no Crea-SP, onde atualmente é coordenador adjunto da Comissão Permanente de Meio Ambiente.


12h30 às 14h Intervalo (Visitação à Feira de Produtos e Serviços)


14h às 16h Mesa redonda: Geoprocessamento aplicado ao licenciamento ambiental e o papel do geógrafo

• Mediador: Vinícius dos Santos
Graduando em Geografia pela UNESP Rio Claro e atual presidente da Geoplan Júnior.

• Rúbia Gomes Morato
Rúbia Gomes Morato é geógrafa, mestre em Geografia Física, doutora em Geografia Humana. Foi professora de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto na Unesp de Ourinhos em 2007. Entre 2009 e 2014 foi professora de Cartografia e Geoprocessamento da Universidade Federal de Alfenas, no sul de Minas Gerais. Desde 2014 é professora de Cartografia do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Realiza pesquisas nas áreas de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica (SIG) aplicados aos estudos ambientais e socioeconômicos.

• Eder Roberto Silvestre
Geógrafo pela UNESP Rio Claro (2010) com experiência em Geoprocessamento e Análise Ambiental, atuando nestas áreas a mais de cinco anos. Atualmente é integrante da equipe de Cartografia e Geoprocessamento da empresa Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental, aplicando conhecimentos da geografia em Estudos de Impacto Ambiental e Gerenciamento de Áreas Contaminadas.


 

Inscrição gratuita

O Seminário da Aprogeo-SP será ofertado gratuitamente. Para participar, faça seu registro na Feira de Produtos e Serviços do MundoGEO#Connect 2015.