Rio de Janeiro implanta Sistema de Informações Urbanas

Projeto desenvolvido pelo Instituto Pereira Passos será apresentado no dia 10 de maio, no MundoGEO#Connect 2016

A cidade do Rio de Janeiro está passando por um momento difícil, ganhando destaque nos últimos anos no cenário político, econômico e ambiental global. Sendo a cidade anfitriã de grandes eventos – como Jogos Olímpicos de 2016 – grande transformação urbana e reestruturação estão ocorrendo, envolvendo a agenda de crescimento sustentável e políticas de desenvolvimento humano. Geotecnologias e informações geoespaciais têm um lugar especial no reconhecimento e compreensão desta realidade em mudança, fornecendo os recursos necessários para o planejamento mais eficiente, implementação, desenvolvimento e monitoramento de políticas públicas.

Devido à grande quantidade e complexidade da informação produzida na administração municipal, entende-se que a sistematização de informações geoespaciais é a chave para efetivamente integrado e respostas inovadoras.

Conheça mais sobre o projeto abaixo. Para conhecer todos os detalhes, participe do Seminário Análise geoespacial na Gestão Municipal e Corporativa, com a apresentação do Gerente de Geoprocessamento Marco Medeiros.

Sistema de Informações Urbanas

SIURBO Sistema Municipal de Informações Urbanas foi desenvolvido visando a consolidação de uma infraestrutura de informação geoespacial para o município do Rio de Janeiro. O objetivo principal é melhorar a partilha e integração de grande volume de dados produzidos entre os departamentos locais, estabelecer a comunicação de uma forma que os dados podem ser facilmente utilizadas para o planejamento e formulação de políticas públicas eficazes. Isto é possível através da criação de fluxos de trabalho e processos que facilitem o acesso e utilização de todos os dados produzidos no município, incluindo seus registros administrativos.

Todos os departamentos municipais participam fornecendo informações sobre seus programas, projetos, atividades e ativos urbanos (como escolas, obras públicas, gestão de rua, parques) – tanto no âmbito da execução quanto do planejamento. Esta informação é tratada, modelado e georreferenciados no banco de dados corporativo da Prefeitura, a partir do qual cada departamento municipal é responsável na manutenção de suas próprias informações. O avanço mais importante é que toda a informação é compartilhada de forma colaborativa. A informação é disponibilizada para os usuários, tanto para especialistas GIS e técnicos do município e para o cidadão, através do ArcGIS Online, com vários mapas que compreendem todos os temas urbanos de uma forma fácil (educação, mobilidade, saúde, cultura, turismo, entre outros).

Cidade integrada e mais organizada

O Sistema Municipal de Informação Urbana é o projeto mais importante do governo da cidade no campo geoespacial, com total apoio do prefeito e secretarias municipais – mais de 30 departamentos – envolvidas na produção e utilização de informação geoespacial no Rio de Janeiro.

Ele fornece a Infraestrutura de Dados Espaciais municipal do Rio de Janeiro, consolidando informações no banco de dados organizado, acessível e atualizado, eliminando a duplicação de informações e prevenindo a sobreposição de tarefas, os dados desatualizados e outros obstáculos ao acesso à informação.

Este projeto é responsável por elevar o nível da consciência espacial na Prefeitura, o que representa uma mudança de paradigma em relação às informações, a maneira como é produzido informação e a disseminação do uso de ferramentas geoespaciais no município. De forma prática, introduz novos fluxos de trabalho e uma construção coletiva do conhecimento em uma base de dados geográfica de informação urbana. Sem esquecer da possibilidade de utilizarmos plataformas colaborativas e contar com a participação popular no processo de captação de informação na cidade.