No dia 9 de maio às 19h, o Grupo MundoGEO, promotor do evento MundoGEO#Connect, abre espaço para aproximar a comunidade acadêmica da cadeia produtiva e usuários do setor de Geotecnologias

Várias instituições e universidades brasileiras têm projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em andamento na área de Geotecnologia, mas estes cases de sucesso ainda carecem de espaços para serem mostrados ao mercado.

Em 2017 o evento MundoGEO#Connect terá um espaço especial para o setor acadêmico: o GEO Academia. Coordenado por Eduardo Freitas, diretor de operações do Grupo MundoGEO e coordenador do Instituto GEOeduc, este espaço terá debates e palestras durante o evento MundoGEO#Connect 2017, que vai acontecer de 9 a 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Importante: atividades com livre acesso para os visitantes da feira

PROGRAMAÇÃO

Moderadora: Ana Flávia de Oliveira – MundoGEO
Graduanda do curso de Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Tutora do Instituto GEOeduc, assistente editorial da Revista MundoGEO. Trabalha também como Diretora de Marketing e Comunicação da ProGEO Consultoria Jr. – UFPR e como Assistente Editorial, de Eventos e de Redes Sociais na feira DRONEshow Latin America. É criadora do projeto #GEOnaescola – Geotecnologias como recurso no ensino da Geografia, no Instituto GEOeduc

Uso de imagens-objeto para a construção de séries temporais TM/RapidEye para a detecção de pequenos desmatamentos em florestas tropicais

Nathália Silva de Carvalho – FUNDECC – Universidade Federal de Lavras/UFLA
Mestre em Engenharia Florestal (2016) pela Universidade Federal de Lavras e graduada em Ciências Biológicas – Bacharelado (2012) pela mesma Universidade. Atualmente trabalha como Analista de Geoprocessamento na FUNDECC, em projetos de âmbito nacional relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Tem experiência na área de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas, com ênfase na análise de séries temporais para a detecção de mudanças na cobertura do solo, otimização do processamento de imagens de satélite e desenvolvimento de cursos relacionados a softwares de SIG.

Map&ando.por.ai: Geotecnologias, mapas e jogos no conhecimento do espaço geográfico

Danielle Pereira da Costa – Instituto Federal de Goiás – Campus Valparaíso
Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG – Campus Valparaíso, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Ciências Ambientais (NEPCA – IFG/Valparaíso), do Núcleo de Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos (NASPO – IFG/Valparaíso) e Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira (NEPECAB) da Universidade Federal do Amazonas.

edpMGB: Solução para edição e criação de Metadados Geoespaciais conforme o Perfil MGB implementado como uma aplicação SaaS

Layane Beatriz Loti – Universidade Federal de Viçosa
Engenheira Agrimensora e Cartógrafa pela Universidade Federal de Viçosa desde janeiro de 2017. Atualmente mestranda em Informações Espaciais com ênfase em Geoprocessamento no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa.

Vitor Eduardo Concesso Dias – Universidade Federal de Viçosa
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa desde janeiro de 2017. Atualmente mestrando em Ciência da Computação no Departamento de Informática da Universidade de Viçosa.

Mapeamento de Voçoroca utilizando Geotecnologia de Levantamento por Drone

Juliano Godoy Salgado – Geógrafo
Especialização em Gestão ambiental e geoprocessamento – Uni-BH Bacharel em Geografia PUC-MG, Licenciatura em Geografia Funcesi- Itabira-MG, Curso de capacitação para cadastro ambiental rural – UFLA em parceria com ministério do Meio Ambiente Trabalho com geoprocessamento, laser scanner, meio ambiente e pesquisador na área de geotecnologias.