A nova página permite buscar um recorte pelo nome e ano de referência, obter sua definição, acessar seus metadados, visualizá-lo na Plataforma Geográfica Interativa, consultar tabelas estatísticas e fazer downloads em diferentes formatos
Uma nova ferramenta para facilitar o acesso aos recortes do Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas já está disponível no portal do IBGE.
Na nova página, o usuário pode facilmente buscar um recorte de seu interesse pelo nome e pelo ano de referência, obter sua definição, acessar seus metadados, visualizá-lo na Plataforma Geográfica Interativa e ainda consultar quais tabelas estatísticas têm resultados para esse recorte, além de fazer downloads em diferentes formatos.
O Quadro Geográfico de Referência é um conjunto de diferentes recortes geográficos, que possibilita a integração das informações geoespacial e estatística. Dentre eles estão recortes geográficos importantes como Municípios, Amazônia Legal, Concentrações Urbanas e Biomas.
“A nova interface torna a consulta e o acesso aos recortes do Quadro Geográfico mais intuitivos, melhorando a experiência do usuário. A lista de recortes foi organizada para exibir prioritariamente a versão mais recente, mas garante o acesso simplificado às versões anteriores em uma única página”,
explicou Rafael Damiati, chefe do Setor do Quadro Geográfico.
O usuário pode baixar vários recortes em lote, escolhendo entre os formatos SHP, KML, PNG, CSV, GJSON, ou ainda obter o link para o geosserviço, que vai possibilitar o consumo do recorte geográfico em aplicações de geoprocessamento que suportem geosserviços no padrão OGC. E com a possibilidade de acessar as versões anteriores dos recortes, a ferramenta também o ajuda a compreender seu processo de evolução.
Para o usuário especialista, está disponível um arquivo SLD (Styled Layer Descriptor), que facilita a simbolização dos vetores baixados. Com a nova ferramenta, os usuários de geoprocessamento poderão utilizar mais facilmente os recortes geográficos institucionais e legais, potencializando suas análises estatísticas.
“Disponibilizamos também mais duas novas funcionalidades. Agora é possível filtrar recortes pelo nome e realizar o download simultâneo de dados de diferentes recortes”,
pontuou Rafael Damiati.
Mauricio Silva, geógrafo da Gerência de Integração da Produção de Geoinformação, da Diretoria de Geociências, ressaltou:
“As motivações para a produção do Quadro Geográfico de Referência do IBGE estão alinhadas à iniciativa da ONU que suscitou o Global Statistical Geospatial Framework – GSGF, método de geoespacialização de estatísticas e dados administrativos, para assegurar que dados de fontes diversas possam ser integrados com base em sua localização geográfica e, também, integrados com outras informações geoespaciais”.
O Instituto também disponibilizou um tutorial em vídeo sobre como acessar a plataforma:
Com informações e imagens do IBGE
Destaques da última edição: