Este reconhecimento destaca o compromisso do QGIS com soluções geoespaciais de código aberto que contribuem para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
O software livre QGIS foi oficialmente reconhecido como um Bem Público Digital (DPG) pela Digital Public Goods Alliance (DPGA).
Este reconhecimento destaca o compromisso do QGIS com soluções geoespaciais de código aberto que contribuem para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O que é um Bem Público Digital?
Um Bem Público Digital é uma solução digital que atende ao Padrão DPG, garantindo que seja de código aberto, respeite a privacidade, siga as melhores práticas e contribua para o desenvolvimento sustentável.
A DPGA é uma iniciativa multissetorial dedicada a promover a descoberta, desenvolvimento e implementação de soluções digitais que abordem desafios globais, como mudanças climáticas, saúde pública e acesso equitativo à tecnologia.
Por que isso é importante para o QGIS?
Ser reconhecido como um Bem Público Digital destaca:
-
- Alinhamento com os ODS – apoiando o desenvolvimento sustentável por meio de monitoramento ambiental, gestão de desastres, planejamento urbano e mais;
-
- Compromisso com princípios de código aberto – assegurando transparência, colaboração e acessibilidade;
-
- Independência e acessibilidade – empoderando usuários sem restrições, em diferentes sistemas operacionais e em uma variedade de idiomas;
-
- Privacidade e segurança – seguindo as melhores práticas em proteção e governança de dados.
O que isso significa para o QGIS?
Ser reconhecido como um DPG fortalece o alcance e impacto global do QGIS, abrindo portas para colaborações com governos, ONGs e instituições educacionais que buscam ferramentas geoespaciais robustas e gratuitas.
Também reafirma a dedicação da comunidade do QGIS em construir um ecossistema GIS aberto, inclusivo e inovador que sirva usuários em todo o mundo.
Saiba mais
Você pode encontrar o QGIS listado no Registro de Bens Públicos Digitais aqui.
Destaques da última edição do MundoGEO Connect: