Cemaden lança e-book gratuito sobre mudanças climáticas e gestão de risco de desastres

Lançamento reuniu especialistas locais, nacionais e internacionais para refletir sobre a resiliência comunitária e resiliência climática local. A publicação tem como objetivo a difusão e popularização do conhecimento técnico-científico multidisciplinar e propor ações para a resiliência a desastres

O lançamento e-book “Do Local ao Global: Mudanças Climáticas e Gestão de Risco de Desastres”, ocorrido em 25 de abril, reuniu pesquisadores organizadores e representantes de 11 instituições nacionais e internacionais – além de autores participantes da publicação – em transmissão on-line pelo Canal de TV da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag). O trabalho foi liderado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru (SP).

O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – é parceiro da iniciativa. A pesquisadora do Cemaden, Luciana de Resende Londe (da área de pesquisa em Desastres) integrou a equipe organizadora do e-book e foi a moderadora do evento de lançamento. As pesquisadoras do Cemaden: Débora Olivato, Luciana Londe e Rachel Trajber são autoras de capítulos do e-book e também fizeram parte do corpo editorial da obra. O climatologista José Marengo- coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden- também participou como autor em um eixo temático da publicação.

No lançamento, o professor Lourenço Magnoni Júnior, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, principal organizador e incentivador do livro, agradeceu a todas as instituições participantes na publicação, principalmente, o Escritório da Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres ((UNDRR) das Américas e do Caribe.

“O livro de acesso gratuito, levando a educação e o conhecimento técnico-científico, foca a difusão e a popularização do conhecimento multidisciplinar de grande relevância para o entendimento das mudanças climáticas.”, destaca Magnoni. “A finalidade é desenvolver ações para promover a redução do risco de desastres, seja no Brasil  e em qualquer parte do mundo”,

resumiu o organizador.

“Do Local ao Global: Mudanças Climáticas e Gestão de Risco de Desastres”

O e-book traz um esforço coletivo de diferentes atores e pesquisadores de várias partes do mundo, liderados por 11 profissionais de importantes instituições nacionais e internacionais. São assuntos abordados em 9 eixos temáticos, que permitiu a junção de 47 capítulos, escrito por 115 colaboradores, que trazem contribuições significativas ao tema central do e-book. Trazem propostas de linhas de atuação e entendimentos de questões conectadas à nova necessidade de gestão da sociedade, diante das mudanças climáticas e do risco de desastres.

Os exemplos de atividades de ação climáticas são amplamente abordados, apresentando diretrizes a serem seguidas, objetivando a ampliação da compreensão sobre as mudanças climáticas e sua atuação sobre o planeta.

Os capítulos demonstram a liderança essencial dos governos locais na gestão de riscos climáticos e de desastres, refletindo sobre a necessidade central de fortalecer a resiliência comunitária e promover a resiliência climática em nível local.

Os nove eixos temáticos da publicação abordam sobre:Gestão de riscos, impactos e adaptação: as mudanças climáticas nos âmbitos local e global; Educação, ciência, tecnologia, inovação, eventos climáticos extremos e sociedade sustentável; A contribuição do conhecimento indígena e tradicional para o aprimoramento e desenvolvimento da política e da Ciência e Tecnologia para a gestão e redução do risco de desastres; Impactos humanos no meio ambiente; Mudanças climáticas e desastres no mundo tropical e subtropical; Condicionantes político e socioeconômicos na redução de riscos de desastres; O protagonismo das mulheres na organização de comunidades atingidas por eventos climáticos extremos; Governança, políticas públicas nacionais e internacionais para a redução dos riscos de desastres; O planejamento e a gestão territorial em multiescala para a redução do risco de desastres.

A publicação foi organizado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru (AGB/Bauru), o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Inova Centro Paula Souza, Escola Técnica Estadual de Cabrália Paulista – SP / Escola Técnica Estadual de Bauru – SP / Faculdade de Tecnologia de Lins – SP e Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos – SP), o Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNDRR) das Américas e do Caribe e o Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru,  em parceria com várias  instituições nacionais e internacionais, entre elas o Cemaden/MCTI.

Acesso ao e-book:

O e-book gratuito: “Do Local ao Global: Mudanças Climáticas e Gestão de Risco de Desastres” pode ser acessado pelo link https://doi.org/10.57243/DLAG2025

Com informações e imagens do Cemaden