INPE atualiza TerraBrasilis sobre queimadas, desmatamentos e tamanhos de propriedades

O novo painel apresenta uma síntese da ocorrência dos focos de fogo, gerados pelo Programa Queimadas, em relação aos dados dos projetos do Programa BiomasBR

A nova versão do painel Queimadas x Supressão da Vegetação – Queimadas x CAR (Cadastro Ambiental Rural) do portal TerraBrasilis, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), relaciona os focos de fogo com os dados de supressão da vegetação primária (desmatamento) e de estrutura fundiária nos biomas.

O novo painel apresenta uma síntese da ocorrência dos focos de fogo, gerados pelo Programa Queimadas, em relação aos dados dos projetos do Programa BiomasBR, ambos conduzidos pelo INPE.  O painel integra essas informações, de maneira automatizada e com atualização diária, fornecendo evidências essenciais no acompanhamento e na compreensão da dinâmica e dos processos relacionados a queimadas e incêndios florestais no território brasileiro.

O painel apresenta a contagem da ocorrência de focos em áreas de desmatamento da vegetação primária consolidadas, recentes ou em áreas de vegetação primária. Para identificar essas áreas são utilizados os dados do projeto PRODES – Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite e do sistema DETER – Monitoramento diário da supressão e degradação de vegetação nativa.

São consideradas consolidadas as áreas mapeadas pelo PRODES há três anos ou mais antigas. Já as recentes contêm as áreas mapeadas pelo PRODES nos últimos 3 anos.  Nos biomas onde o INPE opera o sistema DETER, as áreas de alertas também são computadas no desmatamento recente, até que esteja pronto o próximo mapeamento do PRODES. A análise com dados diários do DETER permite identificar focos de calor em áreas que estão sendo desmatadas quase em tempo real.

O painel também classifica a ocorrência de focos em áreas inseridas no Cadastro Ambiental Rural (CAR) de acordo com o tamanho das propriedades rurais. O cálculo divide as propriedades em três categorias: pequenas – aquelas menores que 4 módulos fiscais; médias – com áreas entre 4 e 15 módulos fiscais; e grandes – maiores que 15 módulos fiscais.

Nessa versão, além da atualização dos dados e melhorias na interface, o painel passa a apresentar os dados para todos os biomas brasileiros, já que existem dados do PRODES, Queimadas e CAR sobre todo o território.

Um dos usuários institucionais do painel é o Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Queimadas, da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, do Ministério do Meio Ambiente. O painel é usado para informações atualizadas e consistentes para subsidiar o acompanhamento e a proposição de ações estratégicas destinadas à redução e ao controle do desmatamento e dos incêndios florestais nos biomas brasileiros, em especial na Amazônia e no Cerrado.

O painel Queimadas x Supressão da Vegetação – Queimadas x CAR, do TerraBrasilis, é mais um produto do INPE para dar transparência aos dados produzidos em seus programas de monitoramento dos biomas, de forma acessível, atualizada e organizada para atender as demandas da sociedade brasileira.

Acesse o painel no portal TerraBrasilis em https://terrabrasilis.dpi.inpe.br

Com informações e imagens do INPE