Mercado Topográfico lança novo marketplace de nuvens de pontos durante a feira MundoGEO Connect 2025

A feira será realizada de 3 a 5 de junho no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP)

O setor de geotecnologias vive um momento de transformação acelerada, impulsionado por avanços em sensoriamento remoto, inteligência artificial e digitalização em alta resolução. Alinhado a esse cenário, o Mercado Topográfico chega com uma proposta única durante a MundoGEO Connect 2025, o lançamento oficial do seu mais novo produto: Point Cloud, o primeiro marketplace especializado na comercialização de nuvens de pontos georreferenciadas do mundo.

O Point Cloud Marketplace surge com a proposta de democratizar o acesso a dados topográficos de alta densidade, promovendo eficiência, agilidade e economia em projetos de engenharia, agrimensura, arquitetura, mineração, meio ambiente e planejamento urbano. Através da plataforma, qualquer usuário poderá adquirir nuvens de pontos de áreas previamente selecionadas, que serão mapeadas por laser scanner terrestre, com precisão milimétrica e qualidade validada.

Como funciona?

A solução oferece uma navegação intuitiva por mapas interativos, permitindo que o usuário escolha a área de interesse diretamente no portal, visualize trechos disponíveis das nuvens de pontos em formatos .LAS ou .LAZ (coloridas ou em preto e branco), disponibilidade de vídeo registro dos trechos e verifique ainda especificações técnicas e adquira apenas os trechos que realmente precisa.

Esse modelo substitui a lógica tradicional de contratação de mapeamentos por demanda, oferecendo dados prontos para uso e entregues de forma ultra rápida via download, com opção de serviços adicionais sob demanda como conversão para CAD, classificação por objetos e modelagem 3D (BIM).

Qualidade técnica e cobertura

Os dados são captados por meio de tecnologias de Laser Scanner Terrestre, utilizando equipamentos de última geração com alcance de até 1450 metros e varredura 360º. O processo envolve:

  • Varredura 3D com alta densidade de pontos por metro quadrado
  • Georreferenciamento da nuvem de pontos e fotografias 360º
  • Limpeza e filtragem da nuvem de pontos

Além disso, o processo técnico contempla também:

  • Georreferenciamento com apoio de receptores GNSS RTK
  • Tratamento e validação com softwares de ponta
  • Precisão milimétrica nos dados captados

Impacto no setor

Com essa iniciativa, o Mercado Topográfico avança em sua missão de transformar o setor de geotecnologias, facilitando o acesso a dados tridimensionais de alta precisão para pequenas, médias e grandes empresas, além de órgãos públicos e instituições de pesquisa.

A proposta não é apenas comercial: é estrutural para o desenvolvimento do mercado, pois reduz o custo de entrada para quem precisa de dados precisos, incentiva a reusabilidade de mapeamentos e contribui para a sustentabilidade dos investimentos em escaneamentos de grande escala.

Mais informações: https://mercadotopografico.com.br

Com informações e imagens do Mercado Topográfico