A iniciativa utiliza tecnologias avançadas de monitoramento ambiental para identificar e combater desmatamentos e queimadas ilegais
O projeto Satélites Alertas – Combate aos Desmatamentos e Queimadas Ilegais, desenvolvido em parceria entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), conquistou o primeiro lugar na categoria Projetos/Inovação Tecnológica da 5ª Edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J Ex).
A iniciativa utiliza tecnologias avançadas de monitoramento ambiental para identificar e combater desmatamentos e queimadas ilegais. A plataforma computacional TerraMA², desenvolvida pelo INPE, tem papel central no projeto, permitindo a análise e o alerta de extremos ambientais por meio de um sistema baseado em software livre e na biblioteca geográfica TerraLib.
Na edição deste ano, mais de 500 iniciativas foram inscritas no Prêmio J Ex, que contou com duas grandes categorias: Projetos/Iniciativas e Pessoas. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão especializada e pela Fundação Instituto de Administração (FIA). O prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar projetos inovadores que promovam avanços tecnológicos e metodológicos no ecossistema de Justiça.
A premiação destaca o potencial da parceria entre o INPE e outras instituições no uso de tecnologias espaciais para monitoramento ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais.
Com informações e imagens do INPE