Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS

Palestrante Diego Martins Almeida – 7 de Maio

O Palestrante Diego Martins Almeida irá apresentar projeto 7 de Maio na feira geoespacial MundoGEO#Connect 2015 LatinAmerica sobre VANTs e Topografia convencional: Discussões e paradigmas a serem quebrados

Após o Teodolito os levantamentos ganharam agilidade com a utilização de Estações Totais Eletrônicas, Autolocks e Robóticas. Nos últimos anos também ocorreu uma grande evolução dos sistemas GNSS e Laser Scanners, oferecendo maior agilidade nos levantamentos com alta precisão.

Porém, com um mercado cada vez mais exigente existe uma busca constante por: maior produtividade, segurança, melhor lucratividade e agilidade nos levantamentos. Atualmente com o surgimento dos VANTs (Veículos Aéreos não Tripulados) estas necessidades estão sendo atendidas. Porém, questionamentos constantes são feitos quando comparando VANTs as demais tecnologias já consolidadas. As questões mais frequentes são: qual tecnologia proporciona os melhores resultados em termos de acurácia posicional? Qual precisão é passível de ser obtida com o VANT em posição ou em volumetria? Qual tecnologia trará o maior detalhamento do terreno? Estas e outras questões são objeto de avaliação nos trabalhos realizados.

Foram realizadas avaliações do desempenho dos levantamentos realizados com VANT versos levantamentos realizados com GNSS RTK e Laser Scanner. Os testes foram realizados utilizados pontos de controle e pontos de checagem para comparar a acurácia posicional obtida com os VANTs.

Além disso, foram comparados os volumes gerados com os VANTs versos os volumes gerados com os levantamentos convencionais. Outros pontos avaliados foram: tempo gasto com cada metodologia, velocidade e interferência humana no processamento, qual o método mais seguro, dentre outros pontos avaliados.

Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante o Fórum VANTs & Drones: Aplicações e Resultados – 7 de maio, em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação na conferência.

 

DIEGO MARTINS ALMEIDA

Atua há dois anos e seis meses em trabalhos envolvendo VANT para a mais diversas aplicações. Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Trabalha na empresa Santiago & Cintra desde Setembro de 2010, sempre atuando na área de High End. Atualmente é Gerente de Produtos/Vendas VANT na área técnico/comercial da Empresa Santiago & Cintra. Possui conhecimento na área da Geodésia – Sistema e equipamentos GNSS, Levantamentos utilizando Laser Scanner aplicados a Mineração, Fotogrametria Digital e Soluções envolvendo VANTs/Drones de asa fixa e rotativa para as diversas áreas onde a tecnologia pode ser aplicável.