Valéria Oliveira Henrique de Araújo
Secretária-Executiva do Comitê Permanente de Infraestrutura de Dados Espaciais para as Américas – CP-IDEA (2009/2013). Graduada em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ (1990) , MBA em Gestão da Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2012) . Atua como Gerente da Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Cartografia cuja responsabilidade é da Diretoria de Geociências do IBGE. Foi Coordenadora do Comitê de Normatização do Mapeamento Cadastral – CNMC da CONCAR de 2006 a 2011. De 2002 a 2004 atuou como Assessora da Coordenação de Cartografia também do IBGE. Foi Coordenadora do Grupo de Divulgação do Projeto de Mudança do Referencial Geodésico (PMRG). Faz parte dos Grupos de Trabalhos Gestão , Capacitação e, Difusão e Divulgação do Comitê de Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – CINDE da CONCAR. Coordenou os Grupos de Trabalho de Divulgação do Projeto de Infraestrutura Geoespacial Nacional (PIGN) e do Plano de Ação para Implementação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).
Valéria Oliveira Henrique de Araújo será palestrante no Fórum Internacional de Geotendências, no dia 29 de maio, como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, evento que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Omar Antonio Lunardi
Assessor do Diretor do Serviço Geográfico do Exército para assuntos da INDE; Membro pela DSG da CONCAR e Coordenador do Comitê da CONCAR para a elaboração Especificação Técnica da Estrutura de Dados Geoespaciais da INDE; Coordenador dos Comitês da DSG para elaboração das especificações técnicas da INDE sob responsabilidade da DSG; Coordenador Geral Comitês para elaboração das metodologias de trabalhos para a linha de produção de dados geoespaciais da DSG. Formação de nível superior: Oficial do Exército – Academia Militar das Agulhas Negras – RJ; Bacharel em Matemática – Universidade Federal de Santa Maria – RS; Engenharia Cartográfica _ Instituto Militar de Engenharia – RJ. Especializações relacionadas ao tema: Analista de Sistemas – Pontifícia Universidade Católica – RS; Mestrado Informações Geográficas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Banco de Dados Orientado a Objetos – Cambridge – UK.
Omar Antonio Lunardi será o instrutor do mini-curso Padrões dos Dados Geoespaciais da INDE e palestrante no seminário Qualidade de Dados Geoespaciais, no dia 30 de maio como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Richard Martins Torsiano
Diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), desde 2008. Natural de Penápolis (SP). Graduação: Acadêmico de Direito. Área de atuação: Reforma Agrária e Ordenamento Fundiário. Coordenador Geral de Regularização Fundiária de 2007 a 2008, Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos do Incra do Rio Grande do Sul de 2005 a 2007, Coordenador do Serviço de Regularização de Assentamentos do Incra do Rio Grande do Sul de 2003 a 2005, Coordenador do Setor de Cadastro e Estatísticas do Gabinete da Reforma Agrária do Rio Grande do Sul de 2000 a 2003.
Richard Martins Torsiano será palestrante no seminário Cadastro de Imóveis Rurais, no dia 31 de maio, como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Ulf Walter Palme
CEO da Palme Assessoria & Consultoria Empresarial (Piracicaba) e Assessor da Diretoria da SANASA/Campinas, Brasil. Engenheiro Agrônomo (UFLA) com Mestrado em Sensoriamento Remoto (INPE). Já trabalhou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ministério Público SP, Funcate e para a Senagro/Coinbra/Dreyfus, IICA/Incra, Space Imaging, DigitalGlobe, Lockheed Martin, IME/Centran, Crayon Engenharia, Geoviso. Currículo Base Lattes http://lattes.cnpq.br/989113006502850.
Ulf Walter Palme será palestrante no Seminário GIS & Geoweb, dia 31 de maio, como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, evento que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).