David Garrana
Sócio/Diretor Técnico da IPNET. Responsável pela área comercial e técnica da unidade de negócios Geo. Técnico em Meteorologia - CEFET-RJ, Bacharel em Meteorologia - UFRJ, com Mestrado em Ciencias Atmosféricas - USP.
David Garrana será palestrante no III Seminário Google Earth e Maps para Empresas, dia 31 de maio, como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, evento que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Marcos Leandro
Diretor de Negócios da CODEX Remote Ciências Espaciais e Imagens Digitais. Consultor Sênior de Soluções de Geotecnologias e TI. Graduação em Engenharia Florestal pela UFSM (1986). Especialização em Análise de Imagens Orbitais e Sub-orbitais pela UFSM (1988). Mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1991). Especialização em Inovação Tecnológica pela Universidade Estadual do Ceará (1997). Vinte e sete anos de experiência em Sensoriamento Remoto. Cinquenta e um trabalhos técnicos/científicos publicados. Especialista Sênior em Sensoriamento Remoto e em Sistemas de Informações Geográficas. Foco em Análise Espacial, Modelagem Numérica, Modelagem Conceitual e Infraestrutura de Dados Espaciais. Experiência internacional no planejamento de projetos de grande porte. Participação técnica em mais de duzentos projetos envolvendo Geotecnologias. Atua como Consultor Sênior dos projetos de Desenvolvimento do Projeto do Banco de Dados Espaciais do INEA/RJ e do desenvolvimento da Solução de Defesa Contra Eventos Extremos da CODEX.
Marcos Leandro será palestrante no Fórum Soluções Geoespaciais para Inteligência e Defesa, dia 30 de maio, como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, evento que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Jugurta Lisboa Filho
Professor Associado no Departamento de Informática da Universidade Federal de Viçosa, onde atua na graduação e pós-graduação. Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1992) e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Seu principal foco de pesquisa envolve mecanismos de reutilização, englobando reuso de padrões de análise na modelagem conceitual de bancos de dados geográficos, reuso de dados e web serviços com base em Infraestruturas de Dados Espaciais. Propôs o modelo conceitual para bancos de dados geográficos UML-GeoFrame, suportado pela ferramenta ArgoCASEGeo e o Perfil UML GeoProfile.
Jugurta Lisboa Filho será palestrante do seminário Qualidade de Dados Geoespaciais, no dia 30 de maio, como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Wolmar Sabino
Engenheiro Cartógrafo, formado pela UNESP - Presidente Prudente. Trabalha há 15 anos na SISGRAPH - INTERGRAPH Brasil, empresas do Grupo HEXAGON. Especialista em Banco de Dados Geográfico. Atualmente é Gerente Técnico GIS da Área de Governo, responsável por clientes no Brasil e América Latina. Trabalhou em implantações de sistemas de GIS tanto nas esferas, municipais, estaduais, federais e privadas.
Wolmar Sabino será palestrante no Seminário GIS & Geoweb, dia 31 de maio, como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, evento que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).