Maria Angélica Barreto Ramos
Especialista em Modelagem Espacial de Dados em Geociências da CPRM. Graduada (1989) em geologia pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre (1993) em Geociências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ingressou na CPRM/SGB em 1994, onde atuou em mapeamento geológico no Projeto Aracaju ao Milionésimo. Em 1999, no Departamento de Gestão Territorial (DEGET), participou dos projetos Acajutiba-Aporá-Rio Real e Porto Seguro-Santa Cruz Cabrália. Em 2001, na Divisão de Avaliação de Recursos Minerais integrou a equipe de coordenação do Projeto GIS do Brasil e de Banco de Dados da CPRM/SGB. A partir de 2006, passou a atuar na coordenação de geoprocessamento do Projeto Geodiversidade do Brasil no DEGET. Especialista em Modelagem Espacial de Dados em Geociências, ministra cursos e treinamentos em ferramentas de SIG aplicados a projetos da CPRM/SGB. É autora de 33 trabalhos individuais e coautora nos livros “Geologia, Tectônica e Recursos Minerais do Brasil”, “Geodiversidade do Brasil” e Geodiversidade do Estado da Bahia, dentre outros (13). Foi presidenta da Associação Baiana de Geólogos no período de 2005-2007 e vice-presidenta de 2008 a 2009.
Maria Angélica Barreto Ramos será palestrante no Seminário Imagens de Satélite, dia 31 de maio, como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, evento que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Moema José de Carvalho Augusto
Atua como Assistente da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2008. No período de 2003 até 2005 chefiou a Coordenação da Cartografia, na produção cartográfica do Instituto, desde a coleta de informações até a finalização de cartas em várias escalas, inclusive a Carta Internacional ao Milionésimo do Brasil. Graduada em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Moema Augusto também é pós-graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Participou de comissões nacionais e internacionais, inclusive do Projeto de Mudança do Referencial Geodésico (PMRG) e da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), onde coordena a Sub-Comissão de Dados Espaciais. No Programa de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-PING) participa do sub-grupo que discute as questões de intercâmbio de informações geográficas. É membro do Grupo de Peritos das Nações Unidas em Nomes Geográficos, tendo participado da delegação brasileira na 23ª Sessão realizada em Viena, em abril de 2006, e da 9ª Conferência de Nomes Geográficos da ONU realizada em Nova York em 2007. Foi responsável pela criação do Grupo de Trabalho em Nomes Geográficos do IBGE. Coordena o Grupo de Trabalho de Divulgação do CINDE.
Moema José de Carvalho Augusto será a instrutora do mini-curso Introdução e Conceitos da INDE, no dia 29 de maio; e palestrante do seminário Qualidade de Dados Geoespaciais, no dia 30 de maio, como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Clinton Libbey
Geospatial Enterprise Sales Manager na Google. Clinton Libbey está na indústria de mapeamento há aproximadamente 18 anos. Iniciou sua carreira na Core Software Technology, onde criou o primeiro sistema de busca global em imagens de satélite e tornou-se vice-presidente de vendas. Depois da Core, Clinton ingressou na Harvard Design and Mapping (posteriormente adquirida pela First American), onde foi responsável pelo projeto e marketing de um sistema de monitoramento de perigo para as indústrias de seguro e bancos. Logo após, juntou-se à Microsoft, onde foi responsável pela área de vendas do Bing Maps para companhias do Oriente. Clinton entrou na Google em 2010 e hoje é responsável pelas vendas de produtos geo do Google enterprise nas áreas de energia, gás e telecom na América do Norte e do Sul.
Clinton Libbey será palestrante no Fórum Internacional de Geotendências, no dia 29 de maio, como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, evento que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Vagner Sacramento
Diretor de P&D da Cuia Internet Brasil. Doutor em Informática (PUC-RJ), mestre em Sistemas e Computação (UFRN), graduado em Sistemas de Informação (Centro Universitário Luterano de Palmas/Ulbra). Coordenou e participou ativamente do desenvolvimento de projetos na área de middleware para computação móvel e Serviços Baseados em Localização (LBS). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás onde coordena projetos de pesquisa que visam desenvolver plataformas de middleware na área LBS, BI geográfico, RFID e computação móvel sensível ao contexto.
Vagner Sacramento será palestrante no Seminário GIS & Geoweb, dia 31 de maio, como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, evento que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).