Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Descontos especiais para grupos ou estudantes, entre em contato pelo telefone: (41) 3338-7789 | (11) 4063-8848 ou e-mail: atendimento@mundogeo.com

Faça sua inscrição antecipada e tenha descontos para participar

Até 11 de maio: qualquer curso ou seminário por R$ 750,00

Para ter acesso aos debates, basta fazer sua inscrição em qualquer curso ou seminário


Debate: Cidades Inteligentes

9 de maio – 9h às 10h30

O conceito de Smart Cities (Cidades Inteligentes) vem sendo cada vez mais discutido e incorporado nos processos de gestão nas principais cidades do mundo. O uso integrado de tecnologias de informação e comunicação proporciona uma visão ampla do tecido urbano. Este sistema proporciona coleta de informações rápidas, precisas e estruturais para agilizar a tomada de decisão, relacionadas ao meio ambiente, mobilidade urbana, distribuição de energia, gestão das águas, defesa civil, entre outras. Descubra neste debate com especialistas como as Geotecnologias se integram às Cidades Inteligentes e os principais benefícios para os gestores e a população.

Moderador: Eduardo Freitas – MundoGEO
Engenheiro Cartógrafo (Universidade Federal do Paraná), Técnico em Edificações (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), com mais de 20 anos de experiência nos setores de Obras Civis e Geotecnologia.

 
 

Flávio Yuaça – Comdata
Especialista em geoprocessamento pela Universidade Federal do Paraná, trabalha há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação. Foi Coordenador Executivo de projetos derivados da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (BID) em Goiânia, dentre eles o IOCC – Integrated Operations and Control Center, parte integrante da estratégia para tornar Goiânia uma Smart City. Coordenou projetos como o SIGGO (Sistema de Informação Geográfica de Goiânia), MUBDG (Mapa Urbano Básico Digital de Goiânia) e eDOC (Documentos Eletrônicos). Foi administrador do banco de dados da Prefeitura de Goiânia, responsável pela implantação dos sistemas em tempo real da Caixa Econômica do Estado de Goiás e Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do projeto de implantação de um dos primeiros AFC (Automated Fare Collection System) para o transporte coletivo do Brasil. Participou de conselhos editoriais das principais revistas brasileiras de geoprocessamento e das comissões técnicas de eventos como o MundoGEO Connect, GIS Brasil, Simpósio Brasileiro de Geoprocessamento, GEOBrasil, GEO Summit Latin America e outros. Foi instrutor da GITA (Geospatial Information and Technology Association) e professor de cursos de pós-graduação na área de geotecnologias.

 

Abimael Cereda Junior – Imagem
Geógrafo, é líder de Ciência & Pesquisa da Imagem, pesquisador colaborador da Unicamp, docente em cursos de pós-graduação e palestrante. Com Especialização em Geoprocessamento, Mestrado e Doutorado em Engenharia Urbana, tem como área de pesquisa e atuação a incorporação da Inteligência Geográfica nos processos de planejamento e gestão público e privado, bem como o desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas para análise espacial de dados geográficos, para além das Smart Cities e Smart Farms.

 

Julio Ribeiro – MKT GIS
Graduação e Mestrado em Geografia. Atualmente é CEO do Grupo MKT Tecnologias (Market Knowledge Trends), sendo este responsável pelo Instituto GEOeduc e execução dos treinamentos da AcademiaGIS Imagem (Esri BR). Fundador/presidente da APROGEO-MG. Já atuou como docente nas universidades UniBH, UNA e PUCMinas, nos cursos de Geografia, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Mineração e Relações Internacionais.

 

Fernando do Amaral Nogueira – Prefeitura de São Paulo
Fernando Nogueira é Coordenador de Inovação em Serviços Públicos na Secretaria de Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo. É Administrador de Empresas, Mestre e Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP, instituição onde também é professor.

 
 

Vinícius Ferreira – HERE
Bachelor in Automation and Controls Engineering (Mechatronics) and graduated in Marketing Administration at Universidade Paulista, Vinícius has over 15 years’ experience on technology industries, holding several roles in product management, business development and go-to-market. Currently leading HERE’s Latin America product portfolio.

 
 

Para ter acesso aos debates, basta fazer sua inscrição em qualquer curso ou seminário do MundoGEO#Connect ou DroneShow

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Debate: Regulamentação – Como trabalhar com Drones na Legalidade?

9 de maio – 9h às 10h30

Segundo pesquisa realizada entre os empresários de Drones, o principal obstáculo para quem empreende no setor é a falta de regulamentação. Porém, mesmo assim é possível trabalhar de forma legal. Veja neste debate dicas e boas práticas de representantes das entidades reguladoras (DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo e ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil) e especialistas sobre como atuar com aeronaves remotamente pilotadas segundo a legislação vigente.

Moderador: Emerson Granemann – DroneShow
Fundador, CEO da MundoGEO e idealizador da feira e aplicativo DroneShow. Engenheiro Cartógrafo pela UFPR, trabalhou 15 anos no setor de Aerofotogrametria e Geoprocessamento. Atualmente atua área de comunicação, na disseminação das Geotecnologias e Drones. É moderador do Fórum Empresarial de Drones.

 

Roberto José Silveira Honorato – ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)
Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Pós-graduado em Gestão da Aviação Civil pela Universidade de Brasília; Atuou com aviônicos por 10 anos na indústria de manutenção e engenharia; É servidor de carreira do primeiro concurso da ANAC, como Especialista em Regulação da Aviação Civil; Atua desde de 2011 como Gerente Técnico de Processo Normativo da Superintendência de Aeronavegabilidade

 

Tenente Coronel Aviador Jorge Humberto Vargas Rainho
Praça de 01 FEV 1990; Piloto de Caça, com aproximadamente 1.600 horas de voo; Aeronaves voadas: TZ-13, Z-16, T-25, T-27, AT-26, F-5E/F, C-95 e C-97; Instrutor das aeronaves: T-25 e AT-26; Cursos de Carreira: Curso de Tática Aérea (1997), Curso de Formação de Pilotos de Combate (1997), Curso de Aperfeiçoamento de Oficias (2006) e Curso de Comando e Estado-Maior (2016); Principais Cursos: Oficial de Segurança de Voo, Líder de Esquadrilha de Caça e Chefe-Controlador; Funções Atuais: Chefe da Seção de Planejamento de Operações Militares do SDPO do DECEA e Coordenador RPAS no âmbito do DECEA.

 

Para ter acesso aos debates, basta fazer sua inscrição em qualquer curso ou seminário do MundoGEO#Connect ou DroneShow

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Curso: Análise Geográfica na Gestão Municipal

9 de maio – 11h às 19h

A nova gestão de prefeitos que assumem em 2017 terá desafios enormes pela frente, de fazer mais com menos recursos e com cidadãos cada vez mais exigentes. Muito além de somente aumentar a arrecadação de IPTU, as Geotecnologias podem “turbinar” a gestão municipal e integrar todas as áreas do município. Este treinamento vai mostrar na teoria e na prática como chegar a resultados extraordinários através do uso eficiente da informação e análise espacial na gestão pública municipal.

Tópicos que serão abordados no Curso:
• Visão geral do uso de um SIG em Prefeituras
• Qual caminho seguir: SIG livre ou de Mercado?
• Como criar uma cultura Geo na prefeitura e como reunir e motivar equipes para desenvolver este tipo de projeto
• Como usar dados, software e tecnologias de mapeamento colaborativo para enriquecer minha base a uma baixo custo
• Como padronizar e transformar dados existentes na prefeitura (papel, cad, tabelas, documentos, imagens etc.) em informações geográficas adequadas a análises espaciais
• Qual SIG é mais adequado a estrutura da minha prefeitura: Desktop ou Corporativo? E quais as vantagens e desvantagens, assim como ganhos e perdas na implantação?
• Como as geotecnologias podem auxiliar no desenvolvimento municipal em apoio a projetos das mais variadas secretarias
• Como transformar o SIG em um elemento gerador de receitas para o município
• Metodologias usadas em projetos para apoio as secretarias: Educação, Saúde, Habitação, Finanças, Segurança etc. E como organizar minhas bases pra isto?
• Por onde começar? Experiências que deram certo e como evitar erros comuns na estruturação de projetos Geo em prefeituras

George SerraInstrutor: George Serra

Mestrado em Engenharia com Área de Concentração em Informações Espaciais pela Escola de Engenharia Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP 2006), Certificação de Aperfeiçoamento como DBA/Oracle 11g (SENAC/SP 2011), Especialização em Cartografia aplicada ao Geoprocessamento (ENGECART/UFPE 1999), Extensão em Modelos Estatísticos para Marketing Quantitativo (FGV/SP 2003). Geógrafo (Geociências UEC 1997). Instrutor Certificado Internacional ESRI nos Segmentos Desktop e Corporativo – 8.X, 9.X, 10 e 10.1 (EADA10 e 10.1), além da certificação CompTIA CTT + (Técnicas de Apresentação, Didática e Oratória). Possui cerca de 20 anos de experiência na área de Geotecnologias, com mais de 10.000 horas de cursos, aulas e palestras proferidas e atuando em diversos segmentos de mercado, projetos e empresas. Palestrante em variadas feiras, congressos nacionais e internacionais, além de atuar como instrutor de softwares de GIS/SR e consultor técnico em projetos para governo, empresas públicas, privadas e universidades no Brasil e Exterior. Coordenador de variados projetos e departamentos (Mapeamento, Geomarketing, Suporte, Treinamento, Localização de Softwares e Análises Espaciais Avançadas) da Empresa Imagem Inteligência Geográfica. (2002 a 2007). Professor de Pós-Graduação das disciplinas: Análise Espacial, Banco de Dados Geográficos, GIS para Planejamento Urbano, Aplicações em Geo e GIS Web, nas instituições: Universidade de Engenharia de Agrimensura (EEMBA), Universidade Senac – SP e Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atividades de Consultoria, Treinamento e Coordenação de Projetos para a Estruturação do Censo de Angola – África (SINFIC-INE/2012). Atua como Coordenador de Projetos, Instrutor Técnico e Consultor Senior em Estruturação, Padronização e Modelagem de Bases Espaciais/Tabulares, Geomarketing e Geotecnologias em Empresas e Órgãos Públicos no Brasil e Exterior pela Empresa GEOSERT (www.geosert.com). Atualmente é Consultor em Geotecnologias da Prefeitura de Manaus – AM.

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Curso: Pilotagem Profissional de Drones

9 de maio – 11h às 19h

Os Drones estão cada vez mais “inteligentes” e praticamente voam sozinhos, decolando automaticamente, cumprindo sua missão e voltando ao local de origem. Por outro lado, existem veículos cada vez mais complexos e sensores de altíssimo valor, além de ocasiões nas quais é mandatório que um piloto especializado esteja a postos para assumir o controle a qualquer momento. Além disso, existem operações em que a missão depende integralmente do piloto. Aprenda neste curso teórico as boas práticas de pilotagem de Drones e entenda a importância de se capacitar para atuar nesta área em franca expansão.

Tópicos que serão abordados no curso
• Introdução
– Perspectivas futuras
– Mercado de trabalho- novas profissões
– Normas e Legislações brasileiras
– Termos e nomenclaturas utilizadas
• Generalidades – Conhecimento Aeronáuticos
– Segurança Aeronáutica
– Considerações sobre tráfego aéreo
• Condições Meteorológicas
– Fenômenos de microescala
– Turbulência
– Rajadas de vento
– Cortante de vento
• Aeródromos e Aeroportos
– Comunicações Aeronáuticas
– Restrições dos equipamentos (FC)
• Considerações técnicas
– Requisitos Médicos para Pilotos
– Condicionamento psicomotor
– Psicotécnico
• Teoria de Voo e Aerodinâmica
– Dinâmica de voo e controle
– Efeitos aerodinâmicos
• Medidas Preventivas
– Montagem e calibração
– Estrutura da fuselagem
– Conferência dos sensores
– Reparos e configurações
• Gerenciamento de Energia
– Sistemas de telemetria
• Fundamentos de Rádio Frequência
– Faixas de frequência
– Alcance
– Antenas
– Interferência
• Planejamento do Voo
– Conhecimento do terreno
– Voo Autônomo
• Procedimentos de Segurança – Check list de voo – Verificações
– Condições climáticas
– Carga das baterias
– Fixação de hélices
– Ligação dos cabos eletro/eletrônicos
– Giro dos motores
– Parafusos da fuselagem
– Pré-arm da controladora – Leds
– Captação de satélites
– Telemetria – Sistemas de câmera (FPV) – Sensores
• Conclusão
– Confecção de um registro de voo

Instrutor: Felipe Calixto

Formação de Oficial R2 do Exército Brasileiro – 1º Tenente de Infantaria / RJ; Graduação em Informática – Universidade Gama Filho / RJ; – Técnico Automação Industrial – Núcleo de Ensino Tecnológico / RJ; Certificate in Unmanned Systems Project Management (Certificado em Gerenciamento de Projetos de Sistemas não Tripulados) – Unmanned Vehicle University / Arizona EUA.

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Curso: Drones para Topografia

9 de maio – 11h às 19h

Hoje, já está provado e comprovado através de números que os Drones podem complementar ou até mesmo substituir, em situações específicas, tecnologias tradicionais para realizar trabalhos de Topografia. Aprenda neste curso as técnicas e métodos para você cortar custos e aumentar a produtividade através dos Drones em conjunto com tecnologias complementares para levantamentos em campo. Conheça os resultados práticos já obtidos.

Tópicos do curso: 
• Tipos de Drones e Câmeras para Topografia
• Softwares utilizados:
 – Softwares de planejamento de missão
 – Softwares de processamento para geração de ortomosaicos e DSM
 – Softwares de tratamento de dados
• Definição da quantidade e da distribuição dos pontos de apoio
• Levantamentos com Drones que possuem RTK embarcado
• Processamento dos dados
• Suavização e limpeza da nuvem de pontos
• Geração de curvas de nível
• Extração de linhas de quebra
• Cálculo de volume

Luiz DalbeloInstrutor: Luiz Dalbelo

Graduação em Engenharia Cartográfica pela UNESP de Presidente Prudente, Mestrado em Ciências Cartográficas pela UNESP de Presidente Prudente, •Atualmente: Gerente de Vendas para VANTs e Produtos de Alta Tecnologia da Santiago & Cintra.

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Curso: Drones na Agricultura

9 de maio – 11h às 19h

Até mesmo o setor agrícola vem sofrendo com a atual crise econômica. Logo, é fundamental a otimização de recursos através da diminuição dos custos e maximização da produção. A Agricultura de Precisão é a ferramenta mais eficaz para obter estes resultados, e os Drones podem – e devem – ser aliados nessa tarefa. Aprenda neste curso como você também pode chegar lá.

Tópicos do curso:
•Tipos de drones e sensores
• Drone e acessórios para Agricultura
• Planejamento e execução de missão
• Processamento de modelo digital de superfície e de terreno
• Processamento de ortofotos
• Geração de curvas de nível para traçado de plantio
• Identificação de linhas e falhas de plantio
• Identificação e mapeamento de invasoras, pragas e doenças
• Mapeamento de deficiência hídrica/nutrientes, etc.
• Contagem de indivíduos
• Análise de qualidade de pasto
• Drones e o futuro da agricultura de precisão

GiovaniInstrutor: Giovani Amianti

Engenheiro mecatrônico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Giovani Amianti começou a se interessar por drones em 2004, quando estava finalizando a graduação. Já idealizando a criação da XMobots, ele ingressou no mestrado da Poli tendo como projeto de pesquisa o desenvolvimento do VANT Apoena 1000B. •Em 2007, Giovani fundou oficialmente a XMobots, empresa que nasceu incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da USP (Cietec-USP) e que atualmente está sediada na cidade de São Carlos, um dos maiores celeiros tecnológicos do Brasil. •Hoje ele atua como CEO da companhia, estando a frente de projetos já consagrados no mercado nacional de VANTs, como os drones Nauru 500A, que foi o primeiro avião não tripulado privado do Brasil autorizado a voar pela ANAC; e o Echar 20B, mini-drone com a maior capacidade de mapeamento do mundo.

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Debate: SINTER- Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais

10 de maio – 9h às 10h30

Nos dias derradeiros de seu governo, a presidente Dilma Rousseff assinou o Decreto 8.764 que instituiu o SINTER, dispositivo que centraliza em um único banco de dados geoespaciais todas as informações sobre o registro de terras e imóveis no país, que atualmente são descentralizadas. Veja a opinião de especialistas sobre os impactos no SINTER no setor de Geotecnologia e as oportunidades que serão criadas para profissionais e empresas.

Moderador: Eduardo Freitas – MundoGEO
Engenheiro Cartógrafo (Universidade Federal do Paraná), Técnico em Edificações (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), com mais de 20 anos de experiência nos setores de Obras Civis e Geotecnologia.

 
 

Luís Orlando Rotelli Rezende – Receita Federal
Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Presidente da 5ª Turma de Julgamento da Delegacia da Receita Federal de Julgamento em Ribeirão Preto e Gerente Nacional do Projeto SINTER

 
 
 

Wolney de Oliveira Cruz – Receita Federal
Coordenador operacional de gestão de cadastros da receita federal; assessor do secretário da receita federal do brasil; Coordenador Geral de Planejamento, organização e Avaliação institucional da receita federal do brasil; superintendente adjunto na 1ª regiao fiscal da receita federal do brasil; Petróleo Brasileiro S.a – petrobras

 
 

Margarete Maria José Oliveira
Instrutora de cursos teóricos e práticos na área de montagem de processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, levantamento em campo utilizando GPS e RTK , Reserva Legal, CAR, entre outros.

 
 

Para ter acesso aos debates, basta fazer sua inscrição em qualquer curso ou seminário do MundoGEO#Connect ou DroneShow

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Debate: Como montar uma Empresa de Serviços utilizando Drones

10 de maio – 9h às 10h30

Empreender: talento, ambição ou necessidade? Independentemente da sua motivação para ser um empreendedor no setor de Drones, saiba que é preciso cumprir alguns requisitos e muito planejamento. Veja neste debate o passo-a-passo para montar uma empresa, conhecendo histórias de sucesso de quem já passou por desafios e chegou lá.

Moderador: Emerson Granemann – DroneShow
Fundador, CEO da MundoGEO e idealizador da feira e aplicativo DroneShow. Engenheiro Cartógrafo pela UFPR, trabalhou 15 anos no setor de Aerofotogrametria e Geoprocessamento. Atualmente atua área de comunicação, na disseminação das Geotecnologias e Drones. É moderador do Fórum Empresarial de Drones.

 
 

George Longhitano – G-Drones
Fundador e diretor da G drones. Geógrafo pela FFLCH-USP, mestre em Geoprocessamento pela EP-USP, doutorando em Ciência Ambiental pelo IEE-USP, pesquisa aplicações de VANTs desde 2005. Atuou como coordenador técnico em consultorias ambientais por 10 anos e como professor universitário das disciplinas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto por 5 anos.

 

Guilherme Y. Barbosa – Fotógrafo especialista em imagens aéreas

 
 
 

Leonardo Minucio – Futuriste
Sócio Proprietário da Futuriste Tecnologia, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, Atuando a 14 anos na área de Tecnologia

 
 

Para ter acesso aos debates, basta fazer sua inscrição em qualquer curso ou seminário do MundoGEO#Connect ou DroneShow

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Curso: Georreferenciamento de Imóveis Rurais

10 de maio – 11h às 19h

20 de novembro de 2016: este foi o prazo a partir do qual proprietários de pequenos imóveis rurais (com menos de 250ha) passaram a ser obrigados a fazer o Georreferenciamento, o que está gerando uma imensa demanda por trabalho. Porém, mesmo após 15 anos do lançamento da primeira edição da Norma Técnica do INCRA, as dúvidas ainda são muitas. Aprenda neste curso como evitar os principais erros e sanções.

Tópicos que serão abordados no curso:
• Explicação sobre a 3ª Norma Técnica e seus Manuais
• Leis e Decretos: Legislação relacionada ao Georreferenciamento e à Certificação
• Etapas a serem seguidas para uma certificação sem problemas atuais e futuros
• Análise dos documentos
– Imóveis que podem ser certificados e imóveis sujeitos a usucapião
– Proprietários: documentos necessários e/ou importantes
– Código do Imóvel (SNCI/INCRA), indispensável: onde e como obter?
• Levantamento em campo:
– Implantação de marcos: Por que implantar?
– Estradas, rodovias, rios, córregos, grotas, cercas: por onde efetuar o levantamento?
– Onde e quando utilizar os Marcos Virtuais?
• Qual a precisão sugerida pelo INCRA? E a acurácia?
• SIGEF
– Responsabilidades dos profissionais do INCRA e do Oficial do Registro Civil
– Documentos para o Cartório e os problemas enfrentados
– Como proceder em caso de Desmembramento e Remembramento
– Lidando com sobreposição ao requerer certificação
– Sobreposição com Assentamentos, Área indígena, Quilombola e UC
– Principais erros e suas soluções
• Manual de Gestão
– Atribuição dos Comitês Regionais de Certificação
– Atribuição do Oficial do Registro de Imóveis
– Sanções: quais são e como são imputadas ao credenciado

Margarete Maria José OliveiraInstrutora: Margarete Maria José Oliveira

Cursou Geoprocessamento no Instituto Federal de Goiás (IFG) e diversos cursos e seminários ligados à área de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Imagens de Satélite, Cadastro Ambiental Rural (CAR), dentre outros. É sócia-fundadora da empresa TGR Treinamentos, onde atua como instrutora de cursos teóricos e práticos na área de montagem de processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, levantamento em campo utilizando GPS e RTK , Reserva Legal, CAR, entre outros. Trabalha há mais de seis anos com Georreferenciamento de Imóveis Rurais e montagem de processos de Georreferenciamento e Reserva Legal, atendendo pessoas físicas e jurídicas de diversos estados do Brasil. Participa como palestrante na conferência MundoGEO#Connect LatinAmerica, em seminários online MundoGEO e como articulista na revista MundoGEO, sobre o tema Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais.

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Curso: Drones para Infraestrutura e Utilities

10 de maio – 11h às 19h

Sejam para estudos preliminares, mapeamento, inspeção ou monitoramento, os Drones podem – e devem – ser aliados nas áreas de Infraestrutura (estradas, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos) e Utilities (redes de energia, saneamento, gás, telecom). Aprenda neste curso como otimizar recursos e conseguir resultados sensacionais através do uso eficiente dos Drones.

Tópicos do curso:
• Introdução à Utilização de ARP na Inspeção de Obras e Estruturas
• Diferenças do emprego das tecnologias de asa rotativa e fixa
• Benefícios da utilização de ARP
• Noções Básicas de Fotogrametria Digital
• Aplicações possíveis
• Estudos de casos

Instrutor: Leonardo Minucio – Futuriste

Sócio Proprietário da Futuriste Tecnologia, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, Atuando a 14 anos na área de Tecnologia

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Seminário: Utilização de Drones na Agricultura

10 de maio – 11h às 19h

Ok, o setor agrícola está “bombando”, mas como é possível ser ainda mais produtivo? Na Agricultura de Precisão, as imagens aéreas obtidas com Drones permitem alcançar locais restritos, possibilitando a visualização da área total, através de modelos 3D, e localizando quaisquer manchas ou falhas que não são facilmente perceptíveis a altura do solo ou com imagens de satélites. Conheça com especialistas do setor as razões pelas quais os Drones têm que ser usados para o Agronegócio – seja para mapeamento e/ou pulverização – e entenda porque eles vieram pra ficar.
 

Moderador: Francisco Nogara Neto
Engenheiro agrônomo e mestre em Ciência do solo pela UFPR. Atuou na Emater-PR e em empresas multinacionais no setor de sementes e genética (Cargill, Pioneer, Dow e Brasmax), Responsável Técnico na Primapix Consultoria S. A., produzindo e interpretar imagens de alta resolução por intermédio de RPAS (VANTS). Co-fundador da Start Up Agropixel que atua com big data aplicado a agricultura, hoje além proferir palestras sobre o tema Vants na Agricultura, trabalha como consultor e analista de imagens obtidas por Vants e Satélites

 

11h às 11h45: Drones no Agronegocio

Lucio Andre De Castro Jorge – Embrapa
Graduação em Engenharia Elétrica – Eletrônica e Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia de Barretos (1987); Mestrado em Matemática Computacional e Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, ICMC-USP (2001); Doutorado em Processamento de Sinais e Instrumentação pela Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo, SEL-EESC-USP (2011); Especialização LatoSensu em Processamento de imagens pela Universidade de Campinas – UNICAMP (1990); Especialização LatoSensu em Geoprocessamento pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2005); Pesquisador na Embrapa Instrumentação desde 1990; Professor de Porcessamento de Imagens, Computação Gráfica, Inteligência Artificial nas Faculdades UNISEB- COC desde 2006.

 

11h45 às 12h30: Transformando Imagens de Drones e Satélites em Informações Estratégicas no Agronegócio

Ricardo Matiello – Agrosight
Fundador das empresas MTI Sistemas e MTI Aero. Desenvolveu seu primeiro sistema aos 13 anos de idade e desde então não parou mais. Formou-se em processamento de dados e posteriormente em administração de empresas, quando decidiu que queria constituir sua própria empresa. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas, abriu importantes mercados de software no Brasil, como a implantação da cultura do CRM (Customer Relationship Management) e também a aplicação de algoritmos de software para interpretação de dados coletados por Drones. Atualmente dedica-se exclusivamente ao seu mais novo projeto, a Startup FarmGO, que integra e interpreta dados de Drones e Satélites para tomada de decisões no manejo em lavouras.

 

14h às 14h45: Uso de informações obtidas por drones com câmeras multiespectrais para Agricultura de Precisão

Paulo Henrique Amorim da Silva – Geo Agri Tecnologia Agrícola
Engenheiro Cartógrafo formado pela UNESP, mais de 10 anos de experiência em Sensoriamento Remoto e Fotogrametria, recebeu em 2008 o prêmio CREA, em 2012 recebeu o título de Cavaleiro da Ordem da Sociedade Brasileira de Cartografia, atualmente é Gerente de Soluções em Sensoriamento Remoto no Grupo Santiago & Cintra e desenvolve soluções com drones para as áreas geoespacial e agricultura.

 

14h45 às 15h30: Sensoriamento Remoto com Vant e sensores multiespectrais – O estado da arte e a validação de resultados para Agricultura de Precisão

Bruno Holtz Gemignani – 3DGEO
Engenheiro de Controle e Automação, fundador da 3DGEO Monitoramento Agrícola com RPAS(Drones)

 
 
 

15:30 às 16h15: Identificação automática de sobrevivência pós-plantio de Eucalytus sp, com o uso de Veículo Aéreo Não Tripulado na empresa Klabin S/A

Julia Fonseca Ferreira – Klabin
Responsável pelo desenvolvimento dos projetos; mobilidade: aplicativo do Fomento Florestal e Planejamento Florestal; tecnologia embarcada: Silvicultura, Colheita e Logística; automatização de processos: mapeamento individual de árvore; projetos de entrada para GPS embarcado; criação de ferramentas de geoprocessamento

 
Apoio: Cristiano Cardoso Stetz, Emerson Roberto Schoeninger e Clewerson Frederico Scheraiber
 
 

16h45 às 17h15: Dronecitrus: Sistema de Monitoramento por Drone na Citricultura

George Longhitano – G-Drones
Fundador e diretor da G drones. Geógrafo pela FFLCH-USP, mestre em Geoprocessamento pela EP-USP, doutorando em Ciência Ambiental pelo IEE-USP, pesquisa aplicações de VANTs desde 2005. Atuou como coordenador técnico em consultorias ambientais por 10 anos e como professor universitário das disciplinas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto por 5 anos.

 
Apoio: Juliana Mantovani e Bruno Borges
 
 

17h15 às 17h45: Drones na Lavoura de Arroz: Irrigação de Precisão

Luiz Glasenapp Junior – Seagro Soluções Rurais
Técnico Agrícola e Tecnólogo em Saneamento Ambiental na empresa Seagro de Uruguaiana/RS; Pós-Graduando em Georreferenciamento de Imóveis Rurais; Fundador do fórum TopoDRONE.

 
 
 

17h45 às 18h30: Termovisor embarcado em aeronave remotamente pilotada para avaliação fenotípica de cana-de-açúcar em condições de campo: o que as imagens nos revelam sobre a tolerância à seca

Raphael Augusto das Chagas Noqueli Casari – Embrapa Agroenergia
Engenheiro de Energia pela Universidade de Brasília (2016). Atua como consultor em fenotipagem de plantas na Embrapa Agroenergia desenvolvendo tecnologias e procedimentos para caracterização de plantas em campo com o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas e sensores embarcados.

 
 
 

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Curso: Drones para Mapeamento

10 de maio – 11h às 19h

Fazer um “mapinha” pode parecer simples, mas você conhece os requisitos de uma boa cartografia? O requisito básico para isso é contar com dados de qualidade, e os Drones vieram para suprir esta carência, com agilidade, alta precisão e abundância de dados. Porém, cada aplicação tem seus requisitos… Aprenda neste curso como fazer mapas com Drones para diferentes aplicações. Conheça os requisitos para seu Drone, tipo de sensor e software de planejamento da missão e pós-processamento dos dados.

Tópicos do curso:
• Principais conceitos relacionados às Geotecnologias
– Topografia e Cartografia
– Sensoriamento Remoto
• Por dentro da Aerofotogrametria e Sensoriamento Remoto
– Diferentes tipos de resolução
– Tipos de sensores e suas aplicações
• Projeto Fotogramétrico
– Planejamento do voo em software
– Execução do voo
– Obtenção de pontos de apoio e controle em campo
• Processamento e Qualidade de dados
– Geração de ortomosaicos
– Geração de MDS, MDT e curvas de nível
– Análise da acurácia do modelo tridimensional
– Álgebra de mapas e geração de índices como NDVI
– Extração de informações e classificação automática de imagens
• Principais aplicações para mapas feitos com drones
– Monitoramento e Estudos Ambientais
– Desastres Ambientais
– Agricultura de Precisão
– Engenharia Florestalgra
– Engenharia Civil (Obras)
– Recursos Naturais (Mineração, Óleo & Gás)
– Utilities (Energia, Saneamento, Telecom)

George LonghitanoInstrutor: George Longhitano

Fundador e diretor da G drones. Geógrafo pela FFLCH-USP, mestre em Geoprocessamento pela EP-USP, doutorando em Ciência Ambiental pelo IEE-USP, pesquisa aplicações de VANTs desde 2005. Atuou como coordenador técnico em consultorias ambientais por 10 anos e como professor universitário das disciplinas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto por 5 anos.

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Seminário: Utilização de Drones para Segurança e Perícias

10 de maio – 11h às 19h

Atividades de auditoria ou perícia demandam uma série de informações geoespaciais que servem como subsídio durante o processo de avaliação e análise em laudos técnicos. Além disso os Drones já estão sendo testados para aplicações tanto na Segurança Pública como Privada, incluindo serviços de emergências . E adivinha que tecnologia pode – e deve – ser uma aliada para estes fins? Isso mesmo, os Drones! Neste seminário será apresentado o potencial do uso de Drones nestas aplicações.

Moderador: Luiz Munaretto
Engenheiro eletricista; piloto instrutor da Aviação de Caça; piloto de provas; instrutor do curso de ensaios em voo; possui 25 anos de experiência em ensaios em voo; é coronel da reserva da FAB; foi INSPAC Piloto; foi vice-diretor do IAE/CTA; foi diretor do IFI/CTA; foi chefe da Divisão de Homologação Aeronáutica do IFI/CTA; possui experiência em atividades e projetos internacionais; conferencista no CENIPA e no Instituto de Logística de Aeronáutica (ILA), da Força Aérea Brasileira (FAB); possui certificação PMP; especialista, instrutor e consultor de VANT e em engenharia aeronáutica da DCA-BR.

 
 

11h às 11h30: Os VANTs em missões de Segurança e Desastres Naturais

Ramiro Brasil – FT Sistemas
Advogado, formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/RS, especialista em Gestão de Recursos de Defesa pela Escola Superior de Guerra – ESG, trabalha há 10 anos no mercado de VANTs gerenciando projetos no segmento de Defesa e Segurança, no mercado interno e externo. Coordenou a Equipe Volante da FT Sistemas no apoio dado pela empresa às operações da Força de Contigência nos Jogos Olímpicos RIO 2016.

 
 

11h30 às 12h: Aplicações de drones autônomos no auxílio a acidentes e situações emergenciais

João Pedro Rufino Alves – Equipe Black Bee Drones da Universidade Federal de Itajubá
Graduando em Ciência da Computação (Universidade Federal de Itajubá – MG), Capitão Geral da Equipe Black Bee Drones, Bolsista PIBIC – FAPEMIG – Processamento Digital de Imagens: Mosaicagem, Diretor de Tecnologias & Co-Founder da Fidder: Tecnologias Pet

 
 

12h às 12h30: Uso de ARP e interface com Sistema de Comando de Incidentes como ferramenta para atendimento a acidentes rodoviários envolvendo produtos perigosos

Daniel Augusto Nepomuceno, José Ricardo Batistote e Marcos Rodrigo Acosta da Silval

 
 
 

14h às 14h30: Entender o básico e os parâmetros para executar um mapeamento de qualidade com drone

Emanuele Traversari – Consultor
Solutions Engineer Geospatial Imaging. Education: SSPO Swiss School for Photogrammetry – St.Gallen, CH; IGM Istituto Geografico Militare – Firenze, Italia Surveying and Photogrammetry Technical School; Ecole polytechnique fédérale de Lausanne Digital Photogrammetry; ITC – Int. Inst. for Geo-Information Science and Earth Observation NL Remote Sensing; ITC – Int. Inst. for Geo-Information Science and Earth Observation NL Information Systems.

 

14h30 às 15h: Tendências e expectativas sobre uso de drones pela segurança pública e defesa civil.

Eduardo Alexandre Beni – Editor do site Piloto Policial & Resgate Aeromédico
Editor do site Piloto Policial e Resgate Aeromédico e Sócio-diretor da empresa Evoluigi Treinamento & Desenvolvimento. Coronel da Reserva da Polícia Militar de São Paulo. Possui bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Policia Militar do Barro Branco e graduação em Direito pela Universidade Paulista. Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Especialista em Direito Publico pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e Especialista em Direito Aeronáutico. Professor dos cursos de Pós-graduação em Segurança de Voo, Gestão e Direito Aeronáutico da Universidade Anhembi Morumbi. Comandante de Aeronave, licenciado piloto comercial de helicóptero e instrutor de voo.

 

15h às 15h30: Potencializando a Aplicação de Drones em Projetos de Segurança Pública e Privada

Ricardo Matiello – MTI Aero
Fundador das empresas MTI Sistemas e MTI Aero. Desenvolveu seu primeiro sistema aos 13 anos de idade e desde então não parou mais. Formou-se em processamento de dados e posteriormente em administração de empresas, quando decidiu que queria constituir sua própria empresa. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas, abriu importantes mercados de software no Brasil, como a implantação da cultura do CRM (Customer Relationship Management) e também a aplicação de algoritmos de software para interpretação de dados coletados por Drones. Atualmente dedica-se exclusivamente ao seu mais novo projeto, a Startup FarmGO, que integra e interpreta dados de Drones e Satélites para tomada de decisões no manejo em lavouras.

 

15h30 às 16h: Integrando Drones nas operações Aéreas de Segurança

Maj. Rodrigo Abreu – Polícia do Rio de Janeiro
Major da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro; Piloto do Grupamento Aeromóvel da PMERJ (GAM) há 8 anos; Mestrando em Segurança de Voo e Aeronavegabilidade Continuada pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica-ITA; Técnico em Telecomunicações e Eletrônica; Membro Permanente do Grupo de Trabalho para implantação de Aeronaves Remotamente Pilotadas na PMERJ (GTARP).

 
 

16h30 às 17h15: Uso de Drones para busca e salvamento

Felipe Calixto
Formação de Oficial R2 do Exército Brasileiro – 1º Tenente de Infantaria / RJ; Graduação em Informática – Universidade Gama Filho / RJ; – Técnico Automação Industrial – Núcleo de Ensino Tecnológico / RJ; Certificate in Unmanned Systems Project Management (Certificado em Gerenciamento de Projetos de Sistemas não Tripulados) – Unmanned Vehicle University / Arizona EUA.

 
 

17h15 às 18h30: Seguro Aeronáutico para DRONES e sua utilização pelo Mercado Segurador

Carlos Eduardo Mamede Polizio – Grupo Segurador BB e MAPFRE
Atual Diretor de Seguro Aeronáutico, Casco Marítimo e Transportes do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE, formado em Administração de Empresas, Piloto Privado, Elemento Credenciado pelo SIPAER (Ministério da Aeronáutica) para Prevenção de Acidentes Aéreos, Coordenador do Comitê de Seguro Aeronáutico da FENSEG, possui 02 cursos na AAU-Associated Aviation Underwriters e atua desde 1994 na carteira de Seguro Aeronáutico.

 
 

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Debate: Produtividade e Precisão dos Drones na Cartografia e Topografia

11 de maio – 9h às 10h30

Você leu certo: sim, é possível fazer Cartografia e Topografia com Drones! Se os veículos aéreos não tripulados eram vistos com certa desconfiança há alguns anos, hoje já está provado e comprovado através de números que eles podem complementar ou até mesmo substituir tecnologias tradicionais para levantamentos de alta precisão e acurácia em situações específicas. Veja a opinião de especialistas e entenda como você pode cortar custos e aumentar a produtividade através dos Drones.

Moderador: Eduardo Freitas – MundoGEO
Engenheiro Cartógrafo (Universidade Federal do Paraná), Técnico em Edificações (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), com mais de 20 anos de experiência nos setores de Obras Civis e Geotecnologia.

 
 

Paulo Henrique Amorim da Silva – Geo Agri Tecnologia Agrícola
Engenheiro Cartógrafo formado pela UNESP, mais de 10 anos de experiência em Sensoriamento Remoto e Fotogrametria, recebeu em 2008 o prêmio CREA, em 2012 recebeu o título de Cavaleiro da Ordem da Sociedade Brasileira de Cartografia, atualmente é Gerente de Soluções em Sensoriamento Remoto no Grupo Santiago & Cintra e desenvolve soluções com drones para as áreas geoespacial e agricultura.

 
 

Fabrício Hertz – Hórus Aeronaves
Fundador e CEO da Horus Aeronaves, engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 
 
 
 

Ulf Bogdawa – SkyDrones

 
 
 

Para ter acesso aos debates, basta fazer sua inscrição em qualquer curso ou seminário do MundoGEO#Connect ou DroneShow

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Debate: Potenciais Novos Negócios com Drones Autônomos

11 de maio – 9h às 10h30

A legislação brasileira que rege os Drones, hoje, não permite o uso de veículos aéreos não tripulados que sejam 100% autônomos. Por outro lado, a tecnologia avança com velocidade cada vez maior e este tipo de Drone já é uma realidade. Veja a opinião de visionários do setor e entenda porque drones autônomos, big data e internet das coisas vão criar modelos de negócios disruptivos nos próximos anos nas áreas de entretenimento, delivery, segurança, logística, transportes, serviços de emergências, entre outras aplicações.

Moderador: Emerson Granemann – DroneShow
Fundador, CEO da MundoGEO e idealizador da feira e aplicativo DroneShow. Engenheiro Cartógrafo pela UFPR, trabalhou 15 anos no setor de Aerofotogrametria e Geoprocessamento. Atualmente atua área de comunicação, na disseminação das Geotecnologias e Drones. É moderador do Fórum Empresarial de Drones.

 

João Pedro Rufino Alves – Unifei
Graduando em Ciência da Computação (Universidade Federal de Itajubá – MG), Capitão Geral da Equipe Black Bee Drones, Bolsista PIBIC – FAPEMIG – Processamento Digital de Imagens: Mosaicagem, Diretor de Tecnologias & Co-Founder da Fidder: Tecnologias Pet

 
 

Michel Sehn – 4VANTS
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é Diretor da 4VANTS empresa especializada em extração de dados de imagens por meio da metodologia de visão computacional utilizando sensores.

 
 
 

José Renato Garcia Braga – INPE
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (2008), especialização em Engenharia Web pela Universidade Federal de Itajubá (2010) e mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (2012); Tem experiência nas áreas: Ciência da Computação, com ênfase em Matemática Computacional; Desenvolvimento de tecnologias para WEB 2.0; Inteligência artificial; Processamento de imagens digitais; Programação de Alto Desempenho; e Navegação Autônoma de Drones; Atualmente realiza o curso de doutorado em Computação Aplicada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

 

Elcio Hideiti Shiguemori – Instituto de Estudos Avançados do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Pesquisador Titular do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – Força Aérea Brasileira (FAB). Mestre e Doutor em Computação pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Desde 2005 desenvolve projetos de Processamento de Imagens em Tempo Real aplicado à navegação autônoma de Drones. Além de participar do desenvolvimento de tecnologias para extração automática de informações em imagens obtidas por Drones, visando sistemas de tempo real e embarcado. Orientou 6 mestrados nestes temas e publicou mais de 60 trabalhos nas áreas de visão computacional e processamento de imagens obtidas por Drones.

 

Para ter acesso aos debates, basta fazer sua inscrição em qualquer curso ou seminário do MundoGEO#Connect ou DroneShow

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Seminário: Aplicações de Análise Geográfica na Gestão Municipal

11 de maio – 11h às 19h

Aprender com os erros do passado é essencial para corrigir os rumos no presente e garantir um futuro formidável. Neste seminário estarão reunidos experts para falar de casos de sucesso mas também de erros cometidos quando se trabalha com Geotecnologias em municípios, desde os pequenos até as grandes metrópoles. Assista para ver o que evitar e onde investir.

Moderador: Eduardo de Rezende – FGV-EAESP
Professor da FGV-EAESP e da ESPM dos cursos de Graduação em Sistemas de Informação (TECH), do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC) e coordenador do MBA em Big Data Aplicado ao Marketing. Fundador das startups Meia Bandeirada (gestão de Mobilidade Urbana) e GisBI (think tank em Big Data Geoespacial). Membro do Conselho Curador da Fundação SEADE.

 
 

11h às 11h30: Principais tendências Globais para SmartCities: o que o GIS tem a ver com isso?

Julio Ribeiro – MKT GIS
Graduação e Mestrado em Geografia. Atualmente é CEO do Grupo MKT Tecnologias (Market Knowledge Trends), sendo este responsável pelo Instituto GEOeduc e execução dos treinamentos da AcademiaGIS Imagem (Esri BR). Fundador/presidente da APROGEO-MG. Já atuou como docente nas universidades UniBH, UNA e PUCMinas, nos cursos de Geografia, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Mineração e Relações Internacionais.

 

11h30 às 12h: Geoprocessamento e Cidades Inteligentes – Realidade e Tendências

Edson Melanda – UFSCar
Professor Associado da UFSCar nos cursos de Graduação em Engenharia Civil, Especialização em Geoprocessamento e do programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana. Coordenador do curso de Especialização em Infraestrutura Urbana e fundador do Núcleo de Geoprocessamento – NGeo- UFSCar. Atualmente, também é membro do Conselho de Extensão da UFSCar e coordenador do Núcleo de Extensão UFSCar-Municípios.

 
 

12h às 12h30: Fornecendo a base para Smart Cities e Mobilidade Inteligente

Jonathan Américo – TomTom
Geógrafo com alta experiência em aplicações GIS (mapas, soluções de trânsito, grandes volumes de dados localizados, análise de localização, planejamento urbano e mobilidade), e grande foco em negócios geolocalizados. Especialista em transformar idéias em realidade, gerenciando e entregando grandes produtos de localização.

 
 
 

14h às 14h30: Smart Cities – Uma visão sobre o Brasil

Maria Alexandra Cunha – FGV

 
 
 

14h30 às 15h: Uso de imagens de altíssima resolução da DigitalGlobe em projetos para prefeituras

Gustavo da Silveira – DigitalGlobe
Sales Engineer na DigitalGlobe; Engenheiro Cartógrafo formado pela UNESP de Presidente Prudente; Mestre em Engenharia de Trasnporte pela EESC-USP; MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV; Experiências anteriores na Leica Geosystems Sudamérica e Imagem

 
 
 

15h às 15h30: Engajando Cidadãos na Construção de Cidades Inteligentes através de Soluções Colaborativas

Dino Ravnic – GIS Cloud

 
 
 

15h30 às 16h: SIG no Município de São José do Rio Preto. 15 anos depois, a consolidação da Geotecnologia na administração municipal

Carlos Henrique Gomes de Souza – Prefeitura de São José do Rio Preto-SP
Engenheiro Cartógrafo formado pela FCT Unesp, Mestre em Ciências Geodésicas pela UFPR; Coordenador de Geoprocessamento da EMPRO/Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto desde 2001; Mais de 20 anos de experiência com SIG; Responsável pelo processo de implantação do SIG no município, pelo recadastramento físico imobiliário, processo de Elaboração da nova Planta de Valores Genéricos, manutenção e atualização do Geodatabase.

 
 

16h30 às 17h: Criação de um Sistema de Informações Geográficas para mapeamento colaborativo utilizando software livre

Rogério Firmino – Prefeitura de Arapiraca-AL
Técnico em Contabilidade pelo Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho Arapiraca/Alagoas, Graduado em Análise de Sistemas pelo Centro Universitário CESMAC/Arapiraca-Alagoas, pós graduado em Gerência de Cidades pela Universidade Federal de Pernambuco, Gerente do Cadastro Territorial Multifinalitário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (2010 a 2016), atualmente Diretor do Departamento de Informação Territorial da Prefeitura de Arapiraca/AL.

 
 
Júlio Santos – Prefeitura de Arapiraca-AL
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Cadastro Territorial Multifinalitário, Cartografia Cadastral, Geoprocessamento e análise espacial voltada ao planejamento urbano. Atualmente faz parte do núcleo de geoprocessamento da Prefeitura de Arapiraca, com ênfase no desenvolvimento do SIGWEB colaborativo GeoArapiraca

 
 
Eric Cruz – Prefeitura de Arapiraca-AL
Desenvolvedor de sistemas de geoprocessamento: desenvolve soluções para processamento de dados com foco em sistemas livres e baseados na nuvem. Atualmente atua no núcleo de geoprocessamento de Arapiraca – AL, utilizando e criando APIs para implementação de SIG e SIG Web colaborativos.

 
 

17h30 às 18h: Sistema de Gestão da Geoinformação da Prefeitura Municipal de Niterói

Axel Grael – Prefeitura de Niterói-RJ
Vice-prefeito de Niterói, engenheiro florestal e ambientalista, possui 14 anos de experiência em cargos de primeiro escalão de órgãos da administração pública estadual e municipal do Rio de Janeiro, com experiência na gestão pública, formulação de políticas ambientais, gestão de projetos com financiamento externo e gestão de situações de emergência ambiental. Foi subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, presidente da FEEMA (duas vezes), presidente do Instituto Estadual de Florestas, Coordenador de Planejamento e Educação Ambiental da SMAC, Diretor Executivo da Fundação Parques e Jardins (Prefeitura do Rio de Janeiro). É servidor público concursado da SMAC – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

 

18h às 18h30: Lab: Impacto Social com Geo e Big Data / Aplicações não Convencionais – Cidades 3D: Mapeando Patrimônios Históricos

roberto-unoRoberto Ueno – Prefeitura de Guarulhos-SP
Matemático e Físico, professor de curso pré-vestibular, de graduação, pós graduação e MBA. Mestre em Sistemas de Informação e Certificação PMI. Palestrante de Finanças Pessoais e Business Model Canvas, Design Thinking para Educadores. Estudioso de gestão de inovação e criação de negócios sociais e startups, de análise técnica de mercado de capitais, matemática financeira e fluxo caixa. Conhecido como Netweaver pela articulação em inúmeras comunidades, fomentando um novo mindset empreendedor. Foi organizador líder do Startup Weekend Change Maker Guarulhos. É facilitador e co-fundador do Meraki Group.

 

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Curso: Processamento de Imagens obtidas por Drones

11 de maio – 11h às 19h

Para se trabalhar com imagens aéreas, além da escolha do Drone ideal para cada tipo de aplicação é essencial eleger o sensor e os softwares adequados para o sucesso do seu processamento. Hoje, existem vários softwares no mercado: PhotoScan, Menci APS, Pix4D, Acute3D, Drone2Map.… Conheça neste curso os processos envolvidos e as características dos principais dos softwares de processamento de imagens de Drones. Capacite-se para entrar neste mercado.

Tópicos do curso:
1) Fundamentos de Sensoriamento Remoto para mapeamento com Drones
2) Tipos de sensores
3) Softwares
4) Processamento Digital de Imagens
– Geração de ortomosaico;
– Índices de vegetação (NDVI, SAVI, etc..);
– Classificação (uso do solo, falhas em plantio, doenças, déficits, etc.);
– Contagem de indivíduos;
– Restituições aerofotogramétricas;
– Geração de MDS e MDT;
– Geração de curvas de nível;
-Estimativa de volume;
5) Problemas comuns e soluções disponíveis;
6) Exemplos de aplicações.

Instrutora: Luana Thayza de Oliveira

Técnica em processamento de imagens na G Drones. Mestranda em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Especialista em Geoprocessamento pela AVM Faculdade Integrada.

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Seminário: Utilização de Drones para Mapeamento

11 de maio – 11h às 19h

Os mapas estão por toda parte: no agronegócio, no setor florestal, nas obras, na gestão territorial, na preservação do meio ambiente, entre outros usos. Mas elaborar um bom mapa requer duas coisas: precisão conhecida e conhecimentos sobre o projeto cartográfico. Os drones vieram para ficar no setor de Cartografia, mas ainda há muitas dúvidas e informações desencontradas sobre o tema. Entenda neste curso como vários fatores podem influenciar (planejamento da missão, veículo, sensor, softwares) na qualidade do produto final e aprenda as boas práticas para mapeamento com Drones.

Moderador: Luiz Munaretto
Engenheiro eletricista; piloto instrutor da Aviação de Caça; piloto de provas; instrutor do curso de ensaios em voo; possui 25 anos de experiência em ensaios em voo; é coronel da reserva da FAB; foi INSPAC Piloto; foi vice-diretor do IAE/CTA; foi diretor do IFI/CTA; foi chefe da Divisão de Homologação Aeronáutica do IFI/CTA; possui experiência em atividades e projetos internacionais; conferencista no CENIPA e no Instituto de Logística de Aeronáutica (ILA), da Força Aérea Brasileira (FAB); possui certificação PMP; especialista, instrutor e consultor de VANT e em engenharia aeronáutica da DCA-BR.

 
 

11h às 11h45: Desafios para mapeamentos precisos com Drones.

George Longhitano – G-Drones
Fundador e diretor da G drones. Geógrafo pela FFLCH-USP, mestre em Geoprocessamento pela EP-USP, doutorando em Ciência Ambiental pelo IEE-USP, pesquisa aplicações de VANTs desde 2005. Atuou como coordenador técnico em consultorias ambientais por 10 anos e como professor universitário das disciplinas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto por 5 anos.

 
 

11h45 às 12h30: Drones no setor ferroviário: Aceitação da ferramenta para obtenção de dados topográficos

Caio Lúcio Saldanha – Senva Sensoriamento Remoto
Especialista em Geoprocessamento e Meio Ambiente

 
 
 
Gabriela Cristina do Amaral – Senva Sensoriamento Remoto
Administradora

 
 
 

14h às 14h45: VANT Elétrico de Grande Alcance e Autonomia

Floriano Peixoto – Albatroz Aerodesign
Pesquisador responsável pelo projeto de pesquisa e desenvolvimento de VANTs de baixo custo, Albatroz Aerodesign, desenvolvido na UNISANTA – Universidade Santa Cecília em Santos. Pesquisador no GPEA- Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada – Linha de Pesquisa – VANTs na UNISANTA. Diretor da empresa Albatroz Brasil Drones, Instrutor no curso presencial “DJI PHANTOM – Porta de Entrada na Aerofotogrametria”. Aeromodelista desde 1974 – projetista e construtor de aeronaves experimentais. Piloto de asa delta desde 1978. Pesquisador, projetista, construtor e piloto de provas de aeronaves experimentais tripuladas desde 1980. Pesquisador, projetista, construtor e piloto de VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados (Drones) desde 2006 e Autor do Guia em vídeo “Como Escolher Um VANT ou Drone – Mitos e Verdades – Expecativas e Realidade”

 

14h45 às 15h30: Aplicação de Drones para Topografia

Fabiano Cucolo – 99Geo
Geógrafo e Mestre pela Unesp Rio Claro, 14 anos de experiência em Geotecnologias, já atuou em empresas como Sky, Itaú-Unibanco e Cognatis, em projetos de geomarketing e expansão e pesquisa de mercado. Como consultor de Geotecnologias, atuou na Conestoga Rovers, Imagem, Diagonal, Sabesp, Telemidia. Como docente, leciona a disciplina de Geomarketing na pós graduação da ESIC e Unitoledo.

 

15h30 às 16h15 Drones, Patrimônios Históricos e Gestão municipal

Henrique Lima – PLAN4R Engenharia | Drones | Geotecnologia)
Sócio Fundador da PLAN4R Engenharia(Brasil) e Diretor de pesquisa e análise de dados da fly4.me(EUA), ambas as empresas atuam no setor de drones e geotecnologia; Graduando em Ciencias e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas e especialista em captura e análise de dados 3D para projetos.

 
 

16h45 às 17h15: Topografia x Fotogrametria: Produtividade, Equipamentos e Resultados

Maurício Campiteli – Droneng

 
 
 

17h15 às 17h45: Voo cadastral e aplicações para caracterizar o uso do solo e planejar, com o auxílio do Modelo Digital de Terreno, o alinhamento de plantio nas florestas de Eucalipto

Josue Pedro dos Santos Borges – Eldorado Brasil Celulose S/A
Graduação em Tecnologia em Controle/Gestão Ambiental, CEFET-RN; Curso de Piloto Privado e Comercial na Aviação Civil, Aeroclube de Fernandópolis-SP. Trabalho com geoprocessamento de dados e sensoriamento remoto desde 2004.

 
 

17h45 às 18h30: Análise do potencial de aquisição de dados aerogeofísicos para mapeamento geológico e prospecção mineral por meio de Veículo Aéreo Não Tripulado

Daniel Cunha Coelho – Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo
Graduado em Geofísica pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Foi estagiário no departamento de sismologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, e representante discente na Sociedade Brasileira de Geofísica. Atualmente é aluno de mestrado no programa de Recursos Minerais do Instituto de Geociências da USP.

 
Raphael Prieto – Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo
Bacharel em Geofísica pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, profissional com 5 anos de experiência em geofísica aplicada.

 
 
 

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Seminário: Utilização de Drones para Infraestrutura e Utilities

11 de maio – 11h às 19h

Os Drones podem ser usados por empresas de todos os portes nas áreas de Infraestrutura (estradas, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos) e Utilities (energia, saneamento, gás, telecom). Conheça a vivência de quem já passou pelos desafios de usar Drones nestas áreas, os resultados, ganhos de produtividade, erros e as lições aprendidas.

Moderador: Rovane Marcos de França – Vector Geo4D
Professor de geodésia e georreferenciamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e consultor da Vector Geo4D. Engenheiro civil, técnico em geomensura e Estradas. Experiência em levantamentos com laser scanner há três anos em várias aplicações, usando diversos softwares de processamento e modelagem de nuvem de pontos

 

11h às 11h45: Aplicação de Drones e GIS para infra-estrutura, engenharia e perícia

Fabiano Cucolo – 99Geo
Geógrafo e Mestre pela Unesp Rio Claro, 14 anos de experiência em Geotecnologias, já atuou em empresas como Sky, Itaú-Unibanco e Cognatis, em projetos de geomarketing e expansão e pesquisa de mercado. Como consultor de Geotecnologias, atuou na Conestoga Rovers, Imagem, Diagonal, Sabesp, Telemidia. Como docente, leciona a disciplina de Geomarketing na pós graduação da ESIC e Unitoledo.

 

11h45 às 12h30: Economizando com Drones em Inspeções

Leonardo Minucio – Futuriste
Sócio Proprietário da Futuriste Tecnologia, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, Atuando a 14 anos na área de Tecnologia

 
 

14h às 14h45 – Software de Inspeção Externa e Interna para controle de toda a operação com Drones – participação online

Nick Rogers – Sky-Futures
Nick is both a Co-Founder and Chief Regulatory and Training Officer for Sky-Futures. Sky-Futures are the world leading UAS technology business with operations across 5 continents and 6 offices globally. Nick focusses on the development of Sky-Futures aviation training, procedures and systems that are used across the world.

 

14h45 às 15h30: Drones (RPAs) na Construção Civil e na Inspeções de ativos

Marcio Regis Galvão – DronDrones
Especialista em Marketing, CEO na Dron Drones Imagens Aéreas, Coordenador de Marketing na Alscience Engenharia, Professor de Tecnologia RPA no Instituto de Formação Tecnológica e CEO na Consultoria MRG Marketing desde 1994. Vivencia de 4 anos nos Estados Unidos atuando na área de Marketing e Tecnologia. Atua hoje como conselheiro de empresas na implantação de tecnologia RPAS (Drones) com experiência executiva no desenvolvimento e implantação de modelos de gestão. Nos últimos vinte e dois anos tem sido consultor nas áreas de planejamento estratégico e marketing, em empresas no Brasil e nos Estados Unidos.

 

16h às 17h: Levantamento aerofotogramétrico RPAS para estudos de rompimento de barragens

Elton Neves Brandão – Geopixel e Fractal Engenharia
Engenheiro Cartógrafo pela UNESP, Gerente RPAS da Geopixel, atuando com sistemas de RPA desde 2014, Piloto de Echar20c. Já executou levantamentos RPAS para diversos segmentos, Rodovias, Florestas, Mineração, Imobiliário, Barragens e Urbanização de Favelas. Atua também em pré vendas de serviços, relacionamento com clientes, desenvolvimentos de novos negócios e soluções e gerenciamento de equipes de levantamento RPA.

 
 
Pedro Guilherme de Lara – Geopixel e Fractal Engenharia
Especialista em recursos hídricos, pela Universidade Estadual de Illinois (University of Illinois Urbana-Champaign – UIUC) e mestre em engenharia hidráulica com ênfase em segurança de barragens, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 
 

17h às 18h: VANT no monitoramento de obras de engenharia

Simone Sato – UFPE

 
 
 

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

 

Aproveite a promoção de lançamento! Escolhendo duas atividades, a terceira sai de graça

Descontos especiais para grupos ou estudantes, entre em contato pelo telefone: (41) 3338-7789 | (11) 4063-8848 ou e-mail: atendimento@mundogeo.com

Faça sua inscrição antecipada e tenha descontos para participar

Até 11 de maio: qualquer curso ou seminário por R$ 750,00

Para ter acesso aos debates, basta fazer sua inscrição em qualquer curso ou seminário