29 de Maio de 2012 das 9h às 17h45
Óptico, radar ou laser? Orbital ou aerotransportado? Descubra qual é o sensor de mapeamento ideal para sua necessidade, levando em conta a resolução, precisão e frequência dos dados
Baixe aqui o arquivo com a apresentação do Curso Introdução ao Sensoriamento Remoto, em formato pdf. Caso o link não abra, acesse pelo link http://www.mundogeoconnect.com/2012/arquivos/29h/Luiz_Vicente-MundoGEOConnect2012.pdf. O conteúdo abordado nesses slides está disponível na bibliografia básica online e gratuita, sugerida aos alunos no programa do curso.
Este curso é uma introdução objetiva à tecnologia de sensoriamento remoto, abordando as imagens óticas, radar ou laser, obtidas através de veículos orbitais ou aerotransportados. Foi criado para profissionais e estudantes de nível superior, técnico ou ensino médio, que atuem em áreas que utilizem imagens de satélites e aéreas.
O curso descreve e explica os conceitos básicos e as características das imagens de satélites e aéreas, os diversos tipos de resolução (espacial, radiométrica, espectral e temporal), as diferenças entre cada tipo de veículo (satélites, aviões, VANTs). Será apresentado também um panorama sobre os sensores disponíveis atualmente e os lançamentos previstos para os próximos anos. Durante o curso serão apresentados conceitos básicos sobre processamento digital de imagens, bem como as potenciais aplicações de cada tipo de imagem nas áreas de meio ambiente, agronegócios, energia, óleo & gás, mineração, infraestrutura, gestão territorial, etc.
Programa
– História do sensoriamento: preceitos técnicos científicos e estratégicos da identificação de alvos à distância
– Introdução aos princípios Físicos da Radiação Eletromagnética (REM)
– Noções elementares das diferentes fontes e interações da REM: comportamento espectral de alvos (e.g. vegetação, minerais, solos e rochas)
– Sistemas sensores: ativos, passivos, captação, registro, resoluções: espacial, espectral, temporal e radiométrica
– Noções básicas de classificação de imagens: chaves de interpretação, composições coloridas, razões de bandas e classificadores espaciais
– Exemplo de procedimento de classificação de imagens usando dados gratuitos
– Novas perspectivas em sensores de última geração: exemplos e aplicações
Bibliografia básica auxiliar
Centro de Sensoriamento Remoto Canadense – http://ccrs.nrcan.gc.ca/resource/tutor/fundam/index_e.php
Nasa – http://rst.gsfc.nasa.gov/
Instrutor
Luiz Eduardo Vicente. Formou-se em Geografia e concluiu o mestrado pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 2001. Concluiu doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2006. Atuou como pesquisador colaborador junto ao IG/Departamento de Geologia e Recursos Naturais da UNICAMP, onde foi bolsista de pós-doutorado FAPESP. Atualmente é pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, onde atua nas áreas de geociências e recursos naturais, com especialidade em: monitoramento de ecossistemas tropicais; espectroscopia de reflectância/imageamento; sensoriamento remoto termal; análise e integração de dados remotos em Sistemas de Informações Geográficas.
Classificação e Pré-requisitos
Curso básico, com seis horas de duração. Necessário conhecimento superficial em sensoriamento remoto e Sistemas de Informação Geográfica (GIS). Não é necessária experiência anterior em imagens de satélites e/ou aerofotogrametria.
8 Comentários