Workshop OpenStreetMap – Mapeamento Colaborativo

29 de Maio de 2012 das 9h30 às 12h30 – Auditório J

O OpenStreetMap é um projeto que pretende construir um mapa livre de todo o mundo. Milhares de membros colaboram para criar um mapa preciso, detalhado e atualizado, que é tão bom ou melhor que muitas alternativas comerciais. Assim como a Wikipédia, o OpenStreetMap se beneficia da colaboração em rede de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Este workshop tem o objetivo de apresentar o OpenStreetMap e tratará tanto de aspectos relacionados à edição e colaboração com o projeto, como da utilização dos dados do OSM. É indicado para o público geral que tenha interesse em colaborar com o OpenStreetMap ou em usar dados do OSM, seja em websites ou qualquer outro tipo de trabalho.

Palestrante | Wille Marcel Lima Malheiro
Diretor de Programa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, colaborador do OpenStreetMap, desenvolve o Projeto de Mapeamento Colaborativo do Recôncavo da Bahia (http://ufrb.edu.br/maparec).

Palestrante | Claudomiro Nascimento Junior
Analista de Sistemas, possui 15 anos de experiência no ramo de TI, tendo atuado nas indústrias bancária, farmacêutica e em portais na internet. Em 2006, se tornou o primeiro brasileiro a contribuir como voluntário no OpenStreetMap e, em 2009, foi escolhido por suas contribuições para representar a comunidade brasileira no congresso mundial do projeto “State of the Map”, em Amsterdã/Holanda.

Confira os temas que serão apresentados no workshop:

- Apresentação e história do OSM
- Importância do OSM
- Projetos e casos de uso
- Licenças e como colaborar
- Organização da comunidade OSM
- Técnicas de mapeamento
- Softwares de edição de dados: Potlatch e JOSM
- Utilizando o OSM em websites e em peças gráficas

As inscrições para o Workshop OpenStreetMap são gratuitas. Os participantes devem estar credenciados para visitar a feira do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012. Veja aqui como fazer seu registro.

5 Comentários

  1. Thiago Lima
    Publicado 8 de maio de 2012 em 16:26 | Permalink

    Para participar deste workshop, é necessário pagar?

    • admin
      Publicado 8 de maio de 2012 em 17:03 | Permalink

      Olá Thiago. Obrigado por entrar em contato.
      Não é necessário pagar inscrição para participar deste Workshop. Basta fazer o credenciamento gratuito para entrada na feira do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012: http://mundogeoconnect.com/2012/credenciamento. Fazendo o credenciamento com antecedência e comparecendo no evento, você também ganha uma assinatura de cortesia da revista MundoGEO e ainda concorre a sorteios diários de prêmios.
      Att

      • Thiago Lima
        Publicado 9 de maio de 2012 em 8:34 | Permalink

        Obrigado Admin! Até breve então. Abs.

  2. Publicado 5 de maio de 2012 em 8:23 | Permalink

    Parabéns pela iniciativa ! Contem comigo no Workshop.

    • admin
      Publicado 7 de maio de 2012 em 17:06 | Permalink

      Legal Arlete. Nos vemos todos lá!
      Abs

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Valides XHTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>