Fórum Padrões OGC

31 de Maio de 2012 das 9h às 17h45

O Open Geospatial Consortium (OGC) é um consórcio internacional de 441 companhias, agências governamentais e universidades, que participam de um processo de consenso com o objetivo de desenvolver padrões de interface. Os padrões OGC apóiam soluções de interoperabilidade que “geo-habilitam” a web, comunicações sem-fio, serviços baseados em localização e TI. Os padrões permitem aos desenvolvedores de tecnologia fazer com que informações e serviços espaciais complexos sejam acessíveis e úteis a vários tipos de aplicações.

Este fórum vai fornecer uma visão geral sobre o OGC, uma introdução aos padrões mais populares do OGC, incluindo codificações e serviços, além de recomendações para a construção de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE).

Programação técnica

9h às 10h Introdução ao OGC (ppt)

10h às 11h Computação Distribuída e Web Services (pdf) (vídeo)

11h às 11h30 Intervalo

11h30 às 12h30 Codificações OGC: GML, KML, SensorML, O&M, SweCommon (pdf)

12h30 às 14h Intervalo

14h às 15h30 Padrões OGC: WFS, WMS, WCS, CSW, SWE (pdf)

15h30 às 16h15 Intervalo

16h15 às 17h45 Recomendações para a construção de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) (pdf)

Instrutor

Luis BermudezLuis Bermudez. Licenciado com graduação em Engenharia Industrial pela Universidade los Andes em Bogotá, Colômbia, con mestrado e doutorado em Engenharia Civil com ênfase em Informática Ambiental pela Universidade de Drexel, Filadelfia, EUA.  Conta com 15 anos de experiência no desenvolvimento de software, GIS, representação do conhecimento, web semântica, integração de dados e coordenação de projetos multi-institucionais.  É Diretor de Certificação de  Interoperabilidade do Open Geospatial Consortium (OGC), apoia o programa de interoperabilidade e apresenta seminários sobre as tecnologias do OGC ao redor do mundo. É professor no programa de Mestrado “Geographic Information Systems” na Universidade de Maryland Baltimore County. Foi diretor técnico de pesquisas costeiras na Southeastern University Research Association (SURA), onde coordenou e avançou com tecnologias para a publicação e acesso de resultados de modelos numéricos, assimilação de dados reais e integração de sistemas de observação marítimos.

2 Comentários

  1. Ana Maria Neves
    Publicado 26 de abril de 2012 em 8:59 | Permalink

    Gostaria de saber se haverá uma inscrição específica para o Fórum. Já me inscrevi no evento Mundo GeoConnect mas tenho particular interesse nesse fórum.

    • admin
      Publicado 26 de abril de 2012 em 13:07 | Permalink

      Olá Ana Maria. Obrigado por entrar em contato.
      Inscrevendo-se para o segundo dia (30/5), você poderá participar de todas as atividades (seminários e fóruns) desse dia, incluindo o Fórum OGC.
      Att

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Valides XHTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>