Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS
Notícias - 16 / agosto / 2013

Opinião: No futuro todas as aeronaves serão não tripuladas

A 3ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu em São Paulo (SP) de 18 a 20 de junho, e demonstrou a força do mercado de geotecnologia no Brasil e na América Latina. Ao todo, foram 3.540 participantes de mais de 25 países nas 20 atividades do evento, além de 150 palestrantes e 65 empresas expositoras em uma feira de 4.600 metros quadrados.

Onofre Trindade foi palestrante no Seminário sobre Veículos Aéreos Não Tripulados

Onofre Trindade, Pesquisador da USP, foi palestrante no Seminário sobre Veículos Aéreos Não Tripulados

Uma série de vídeos irá mostrar o que foi destaque nos três dias do evento, que movimentou o setor geoespacial no Brasil e em vários países da América Latina durante o mês de junho. Em 2013, a conferência contou com com palestrantes de vários países, que compartilharam com o público suas experiências como representantes de grandes marcas, companhias e instituições internacionais. Entre eles está Onofre Trindade Junior, professor e pesquisador da USP, atuando principalmente com Sistemas de Veículos Aéreos não Tripulados (SisVANTs), Sensoriamento Remoto e aplicações em monitoramento ambiental, agricultura de precisão e defesa. O pesquisador foi palestrante no seminário VANTs.

“O tempo das aeronaves não tripuladas simplesmente como aviões que voam sozinhos já passou. É preciso hoje dar um uso viável para essas aeronaves, sob o aspecto de segurança e econômico”, afirmou o pesquisador da Universidade de São Paulo. “De uma maneira geral, o VANT tem as mesmas capacidades de geração de produtos cartográficos e de imagens quanto as aeronaves tripuladas. No futuro, todas as aeronaves deverão ser VANTs, com exceção daquelas que carregam passageiros, e as aplicações civis certamente serão as mais importantes e diversas”, afirmou Onofre Trindade.

Veja a seguir, na íntegra, a entrevista com Onofre Trindade. Para ver mais vídeos e entrevistas, confira o canal da MundoGEO no YouTube. Para saber mais sobre o assunto e acessar os materiais, acesse a página do seminário VANTs.

Drones foram destaque em Conferência e Feira de geotecnologias

VANTs foram tema de um seminário no 2º dia do MundoGEO#Connect 2013