Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS
Notícias - 20 / maio / 2013

Curso sobre geo na gestão municipal será realizado em São Paulo

O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, contará em sua programação com o Curso Geoprocessamento na Gestão de Municípios, mostrando as principais dicas para implantar com sucesso um projeto de geoprocessamento em prefeituras de pequeno, médio e grande porte.

O evento, que será realizado de 18 a 20 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), tem um dia inteiro dedicado à realização de cursos. No dia 18 especialistas mostrarão como tirar proveito dos dados geoespaciais e sistemas de informações geográficas (SIG) na gestão territorial, no planejamento urbano e na administração pública e privada.

Curso sobre geo na gestão municipal Curso sobre geo na gestão municipal será realizado em São PauloO Curso sobre Geoprocessamento na Gestão de Municípios irá proporcionar uma visão global e resumida dos desafios encontrados na implantação de um SIG em prefeituras, mesclando assuntos que vão de tecnologia a metodologias usadas em projetos municipais.

Tópicos que serão abordados:

• Visão geral do uso de um SIG em Prefeituras
• Qual caminho seguir: SIG livre ou de Mercado?
• Como criar uma cultura Geo na prefeitura e como reunir e motivar equipes para desenvolver este tipo de projeto
• Como usar dados, software e tecnologias de mapeamento colaborativo para enriquecer minha base a uma baixo custo
• Como padronizar e transformar dados existentes na prefeitura (papel, cad, tabelas, documentos, imagens etc.) em informações geográficas adequadas a análises espaciais;
• Qual SIG é mais adequado a estrutura da minha prefeitura: Desktop ou Corporativo? E quais as vantagens e desvantagens, assim como ganhos e perdas na implantação?
• Como as geotecnologias podem auxiliar no desenvolvimento municipal em apoio a projetos das mais variadas secretarias;
• Como transformar o SIG em um elemento gerador de receitas para o município;
• Metodologias usadas em projetos para apoio as secretarias: Educação, Saúde, Habitação, Finanças, Segurança etc. E como organizar minhas bases pra isto?
• Por onde começar? Experiências que deram certo e como evitar erros comuns na estruturação de projetos Geo em prefeituras.

Com duração  de 6 horas, este curso é indicado para funcionários, analistas, técnicos, assessores e secretários de prefeituras e governo, além de pessoas interessadas no assunto.

As inscrições para as atividades do evento, que este ano contará com cursos, seminários, fóruns e workshops também já estão abertas. Para mais informações, acesse a grade completa e veja as opções de participação.