Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS
Notícias - 03 / junho / 2013

Curso sobre Infraestruturas de Dados Espaciais será realizado este mês

IDEs são tema de curso neste mês, em São Paulo (SP). Participantes irão conhecer soluções de implementação e gerenciamento de dados

Curso sobre Infraestruturas de Dados Espaciais MundoGEOConnect 2013 Curso sobre Infraestruturas de Dados Espaciais será realizado este mêsO compartilhamento de dados geoespaciais, para grande parte de seus usuários, é uma peça fundamental dentro de um projeto. Com a disponibilidade dos dados fica mais fácil gerenciar projetos e, nesse contexto, a interoperabilidade se torna um requisito essencial ao se falar sobre Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs). Assim, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, terá um um espaço exclusivo para a realização de um curso sobre Infraestrutura Nacional de Dados Espacial (Inde) e suas aplicações.

O Curso Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) acontecerá no dia 18 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), a partir das 9h. Serão apresentadas as vantagens de um projeto que segue os padrões da Inde. Além disso, o participante irá conhecer os conceitos, benefícios e exemplos práticos das principais iniciativas de IDEs, com ênfase para as experiências latino-americanas.

Este curso é destinado a gestores de geoinformação, profissionais envolvidos com a produção, armazenamento e disseminação da informação geoespacial, além de profissionais que desejam obter mais conhecimentos sobre Infraestruturas de Dados Espaciais e a iniciativa brasileira, a Inde.

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais do Brasil (Inde) será detalhada neste curso: sua estrutura, história, componentes, principais ferramentas – tais como SIG Brasil, Perfil MGB, Geonetwork, Geoserver e Vinde -, além do processo de adesão à Inde.

O instrutor será Luis Cavalcante Bahiana, Gerente de Apoio para Atividades Interinstitucionais do IBGE/ Diretoria de Geociências, participante da Inde desde 2006.

Inscrições abertas

As inscrições para as atividades do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, que este ano contará com cursos, seminários, fóruns e workshops também já estão abertas. Para mais informações, acesse a grade completa e veja as opções de participação.

Em caso de dúvidas, mande um email para connect@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 e (11) 4063-8848.