Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS

Curso Geoprocessamento na Gestão de Municípios, 18 de Junho

Como evitar erros nas fases de projeto, contratação e atualização do sistema?

Arquivo pdf (compactado) do mini-curso

Principais dicas para implantar com sucesso um projeto de geoprocessamento em prefeituras de pequeno, médio e grande porte.

A estruturação de projetos que envolvam geotecnologias em prefeituras deve partir da criação de uma cultura voltada ao entendimento, uso e disseminação de informações geográficas para funcionários e habitantes do município. Sendo assim, o desafio é, justificar o investimento e entender a estrutura geo mais adequada a economia de recursos e aumento de receita municipal.

Este curso proporciona uma visão global e resumida dos desafios encontrados na implantação de um SIG em prefeituras, mesclando assuntos que vão de tecnologia a metodologias usadas em projetos municipais.

Tópicos abordados

- Visão geral do uso de um SIG em Prefeituras
- Qual caminho seguir: SIG livre ou de Mercado?
- Como criar uma cultura Geo na prefeitura e como reunir e motivar equipes para desenvolver este tipo de projeto
- Como usar dados, software e tecnologias de mapeamento colaborativo para enriquecer minha base a uma baixo custo
- Como padronizar e transformar dados existentes na prefeitura (papel, cad, tabelas, documentos, imagens etc.) em informações geográficas adequadas a análises espaciais;
- Qual SIG é mais adequado a estrutura da minha prefeitura: Desktop ou Corporativo? E quais as vantagens e desvantagens, assim como ganhos e perdas na implantação?
- Como as geotecnologias podem auxiliar no desenvolvimento municipal em apoio a projetos das mais variadas secretarias;
- Como transformar o SIG em um elemento gerador de receitas para o município;
- Metodologias usadas em projetos para apoio as secretarias: Educação, Saúde, Habitação, Finanças, Segurança etc. E como organizar minhas bases pra isto?
- Por onde começar? Experiências que deram certo e como evitar erros comuns na estruturação de projetos Geo em prefeituras.

Instrutor: George SerraInstrutor e Consultor Senior em Geomarketing e Geotecnologias, com ênfase na implantação e estruturação de projetos de Geotecnologias em municípios de pequeno e médio porte. Empresa GeoSert