Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS

Avaliação das previsões do ZTD nas diferentes estações da RBMC

O atraso troposférico (ZTD – Zenital Tropospheric Delay) ou neutrosférico (ZND – sigla) é a refração gerada no sinal GNSS (Global Navigation Satellite System) pela não homogeniedade da concentração dos gases na baixa atmosfera terrestre. Esse atraso é uma das fontes de erros no posicionamento geodésico usando GNSS, que podem, quando não modelados, chegar a 2,5 metros na direção zenital entre satélite e receptor. Para aplicações onde é requerido posicionamento GNSS com boa precisão há a necessidade da utilização de uma adequada modelagem desse efeito.

Os modelos de Previsão Numérica de Tempo (PNT) proporcionam medidas de temperatura e pressão em pontos de grade possibilitando obter previsões do ZTD para o domínio de abrangência desse modelo. No Brasil está operacional no CPTEC/INPE um modelo regional de PNT que cobre toda a América do Sul com boa resolução espacial (15 km) e temporal (3 horas), o qual tem sido utilizado para gerar previões do ZTD (disponível em (http://satelite.cptec.inpe.br/zenital/). Esse produto apresenta-se como uma alternativa adicional para a modelagem troposférica sobre a América do Sul.

A Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) possibilita realizar uma avaliação dessas previsões do ZTD contemplando todos os regimes climáticos encontrados sobre o território nacional em diferentes períodos do ano. Esse trabalho tem por objetivo mostrar os resultados dessa avaliação, utilizando como valores de referência as estimativas do ZTD obtidas através do software Gipsy (GOA-II), a partir dos dados das estações da RBMC. Diferentes análises foram realizadas, e ao selecionar adequadamente as estações da RBMC foi possível acessar o impacto da latitudinação, continentalidade e mudanças da altitude das estações da RBMC na qualidade das previsões do ZTD.

Além disso, ao selecionar diferentes períodos do ano foi realizada também uma análise sazonal da qualidade das previsões do ZTD. Em resumo, este trabalho mostra a importância da RBMC para avaliação da qualidade dos produtos gerados pela PNT.