Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS

Avaliação do PPP em estações da RBMC próximas às estações da Rede CIGALA/CALIBRA no contexto de cintilação ionosférica

O objetivo deste trabalho é avaliar a desempenho do PPP sob condições de cintilação ionosférica. Foram escolhidos dias-chave caracterizados por baixa, moderada e alta cintilação. A fim de simular uma situação real de levantamento com PPP em campo, serão utilizados períodos de dados provenientes de estações da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS). Durante o pós-processamento dos dados, considerando-se diferentes períodos de coleta, algumas estratégias alternativas de processamento serão comparadas com a técnica convencional, que utilizará os dados originais coletados pelo receptor. Tais estratégias serão baseadas na exclusão de satélites no processamento com base em estimativas de cintilação. Para tanto, serão utilizadas como referência as estimativas coletadas pelas estações da Rede CIGALA/CALIBRA. Tal rede é composta por receptores capazes de coletar parâmetros específicos da ionosfera a cada minuto, tais como o TEC, o índice S4 e o índice Sigma-Phi.

Para o processamento dos dados com PPP, será utilizado o Software GIPSY-OASIS II. Como ambiente de apoio, será utilizado o Software ISMR Query Tool, que provê a realização de consultas e análises sobre os dados de monitoramento da ionosfera. Tal Software está em desenvolvimento no Grupo de Estudos em Geodésia Espacial da FCT/UNESP (GEGE), e uma interface baseada para edição de arquivos RINEX com base na visualização das estimativas será utilizada.

Cabe lembrar que o Projeto CIGALA (Concept for Ionospheric Scintillation Mitigation for Professional GNSS in Latin America) foi financiado pela European Commission (EC) no âmbito do FP7-GALILEO-2009-GSA (European GNSS Agency), e visou analisar os efeitos da cintilação, compreender suas causas, e desenvolver novas técnicas de contra medidas a serem implementadas em receptores GNSS. Tal Projeto foi concluído em fevereiro/2012, mas a rede de estações GNSS implantada continua em funcionamento, consistindo em uma base de dados de monitoramento contínuo da ionosfera. Já o Projeto CALIBRA (Countering GNSS high Accuracy applications Limitations due to Ionospheric disturbances in BRAzil), também financiado pela EC/GSA, objetiva melhorar os algoritmos existentes e desenvolver novos para serem aplicados em técnicas de posicionamento GNSS de alta acurácia, combatendo os efeitos causados por distúrbios da ionosfera. Ambos os Projetos foram constituídos por membros de diversas instituições da Europa e do Brasil, dentre as quais esteve inserida a FCT UNESP.

Como considerações finais, além da avaliação dos resultados e apresentação sobre as principais dificuldades encontradas, espera-se também a discussão acerca da possibilidade de disponibilização das estimativas de cintilação no contexto de uma rede como a RBMC. Ressalta-se que se trata de uma pesquisa em desenvolvimento na qual os resultados preliminares serão expostos.