Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS

Configuração ideal das estações da RBMC para potencializar os benefícios as Ciências Atmosféricas

A partir dos dados GNSS coletado por receptores da RBMC, através de um adequado processamento, obtêm-se o valor do atraso no tempo de propagação do sinal devido a influência da camada eletricamente neutra. Esse atraso projetado na direção zenital através das funções de mapeamento é denominado Atraso Zenital Troposférico (ZTD), com o qual pode-se obter valores do conteúdo de vapor d’água integrado na coluna atmosférica (IWV-Integrated Water Vapor) com boa precisão e alta resolução temporal.

A apresentação intitulada “Estimativas da umidade atmosférica usando receptores GNSS da RBMC nas atividades operacionais do CPTEC: status e perspectivas futuras” tem por principal objetivo discutir os benefícios em potencial às Ciências Atmosféricas obtidos com a densificação da RBMC, com ênfase para a melhoria das previsões de tempo sobre a América do Sul. No entanto, para a aplicação dos dados coletados nessa rede na PNT a exigência é que a coleta dos dados seja em tempo quase real e para que se tenham valores do IWV de melhor qualidade é necessário que medidas de temperatura, pressão e umidade sejam coletadas continuamente junto a antena GNSS. A distribuição espacial dos receptores da rede é outro ponto a ser considerado.

O presente trabalho tem por objetivo colocar em discussão todos os prés requisitos necessários para se conseguir explorar todo o potencial da RBMC para as aplicações em Meteorologia e Climatologia no Brasil. Serão discutidos tanto as condições ideias como soluções alternativas para cada pré-requisito, podendo destacar os equipamentos adicionais necessários, detalhes da coleta, processamento, disponibilidade e armazenamento dos dados processados.