Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS

Estimativas da umidade atmosférica usando receptores GNSS da RBMC nas atividades operacionais do CPTEC: status e perspectivas futuras

A atmosfera eletricamente neutra influencia a propagação dos sinais entre os satélites GNSS (Global Navigation Satellite System) e os receptores, gerando um atraso no tempo de propagação, o qual pode ser estimado através de um apropriado processamento e convertidos em valores do contúdo total de umidade na coluna atmosférica, denominado IWV (Integrated Water Vapor). Embora tais valores não contemplem a distribuição vertical da umidade, a qualidade é equiparável a sensores muito mais onerosos e utilizando-se das redes ativas de receptores GNSS essa técnica apresenta a melhor razão custo benefício para o monitoramento da umidade atmosférica.

Com a densificação da RBMC ocorrida nos últimos anos, essa rede apresenta grande potencial para aplicações meteorológicas e climatológicas, pois cobre areas da floresta amazônica em regiões equatoriais onde a alta temperatura possibilita grandes concentrações de umidade. A principal aplicação do IWV usando dados da RBMC é a assimilação desses nos modelos de Previsão Numérica de Tempo (PNT). Esse processo já se encontra em curso em modo de pesquisa no Grupo de Desenvolvimento em Assimilação de Dados (GDAD) do CPTEC/INPE o qual tem com meta melhorar o desempenho dos modelos de PNT ao gerar condições iniciais mais apropriadas para essa tarefa, considerando as imperfeições existentes na modelagem.

Além dessa, há outras aplicações a serem ainda exploradas. Além dos primeiros resultados na assimilação de dados, serão discutidas também outras possíveis aplicações, tais como: Integração com outras medidas de umidade, como radiossondas e satélites sondadores de umidade; Avaliação de modelos com valores organizados em um banco de dados de IWV e integrados a um sistema de avaliação de modelos denominado SCAMTEC, acrônimo de Sistema de Avaliação de Modelos de Tempo e Clima; Melhoria das parametrizações físicas na modelagem atmosférica com especial atenção nesse aspecto para a Região Amazônica onde tais processos são deficitários. O presente trabalho tem por principal objetivo apresentar os benefícios em potencial às Ciências Atmosféricas obtidos com a densificação da RBMC, com ênfase para a melhoria das previsões operacionais de tempo sobre a América do Sul.