Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS

Investigação do posicionamento PPP em tempo real utilizando a RBMC-IP para a região da cidade de Recife

Atualmente o uso do GNSS (Global Navigation Satellite System) está cada vez mais popular e vem revolucionando a cada dia muitas das atividades humanas relacionadas ao posicionamento. Um dos métodos de posicionamento em foco de estudo atualmente, é o PPP (Posicionamento por Ponto Preciso), o qual faz uso de dados de efemérides precisas, correções dos erros dos relógios dos satélites e outras, além da utilização de observáveis da pseudodistância e da fase da onda portadora para obtenção da posição.

O fator determinante para um melhor aproveitamento do tempo em um levantamento é a velocidade no qual este é executado, aliado à acurácia. O uso da INTERNET proporciona um caminho eficiente na comunicação e, neste contexto, receptores GNSS que possuem aplicativos que utilizam o protocolo NTRIP (Networked Transport of RTCM via Internet Protocol) são cada vez mais utilizados na atualidade. Com isso se ganha maior alcance para o posicionamento RTK (Real Time Kinematic) em relação ao método tradicional do RTK que usa link de rádio.

Neste trabalho foram analisados os métodos de posicionamento PPP cinemático em tempo real via software BNC 2.6 do BKG (Bundesamt für Kartographie und Geodäsie), posicionamento RTK (Real Time Kinematic) usando o protocolo NTRIP da RBMC-IP e o posicionamento relativo cinemático pós-processado, tomando-se como referências os vértices da Rede de Referência Cadastral da Cidade de Recife, implantados pela empresa ENGEFOTO no ano de 2009. Os levantamentos foram realizados com trajetórias cinemáticas permanecendo sobre os pontos de referência por um período de aproximadamente 2 minutos. Os resultados das precisões médias para cada tipo de levantamento foram respectivamente de: pós-processamento relativo (0,039 m); PPP em tempo real BKG (0,465m) e RTK/NTRIP (1,235m).
Por outro lado, as discrepâncias médias com relação à posição conhecida das estações foram respectivamente de: pós-processamento relativo (0,207m); RTK/NTRIP (2,855m); PPP tempo real BKG (10,458m). Durante a realização dos experimentos ocorreram muitas perdas de sinal, principalmente na portadora L2 e também problemas no recebimento dos dados do mountpoint RTCM3EPH a partir do caster do IGS no caso do PPP em tempo real.