Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS

Workshop ICA-OSGEO, 18 de Junho

A primeira reunião da rede ICA-OSGEO Labs no Brasil será realizada no dia 18 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Os objetivos da rede ICA-OSGEO Labs são estabelecer oportunidades de pesquisa e treinamento em SIG Open Source, desenvolver uma plataforma mundial de aprendizagem e criar infraestrutura de ensino e pesquisa nos tópicos de dados e padrões abertos e software livre na área geoespacial.

Este projeto nasceu, em 2012, da iniciativa do comitê de Open Source da ICA (Associação Cartográfica Internacional) e da Fundação OSGeo. São hoje 24 laboratórios participantes em todo mundo, sendo a UFPR e a UNESP os primeiros parceiros envolvidos no Brasil.

Para esta reunião, são convidados Universidades, Instituições de Pesquisa e demais organizações e indivíduos envolvidos com o tema, e que tenham interesse em participar de diversas formas, seja estabelecendo outros nós da rede, colaborando com conteúdo ou participando dos treinamentos. No Brasil, há o interesse especial no ensino e pesquisa ligados a normas, padrões e software para Infraestruturas de Dados Espaciais locais, regionais e nacional.

Mediadoras: Arlete Meneguette e Silvana Camboim

Agenda

10h Abertura e apresentação da Rede ICA-OSGeo Labs

10h30 Experiências no uso e ensino de software livre em instituições brasileiras

11h INDE-BR Capacitação e Pesquisa na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

11h30 Apresentação do Nó brasileiro da Rede ICA-OSGeo Labs

12h Formas de colaboração com a rede e debates sobre os próximos passos a serem tomados.

Acesse neste link a apresentação feita no Workshop ICA-OSGEO em formato pdf