Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS

Valéria Oliveira Henrique de Araújo

Formada em Engenharia Cartográfica (1990) e Executiva de Administração Pública da MBA. Valéria vem trabalhando durante os últimos 10 anos para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, na Gestão de Relações Institucionais. Atualmente ela também é Secretária Executiva do Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (Cp-Idea) e professora da Univesidade do Estado do Rio de Janeiro.

Resumo: O Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas, CP-IDEA, foi criado em 2000 e hoje conta com a participação de 24 países da América do Sul, América do Norte, América Central e Caribe. Tem por objetivo geral maximizar os benefícios econômicos, sociais e ambientais derivados do uso da informação geoespacial , a partir do conhecimento e intercâmbios das experiências e tecnologias de diferentes países, baseados em padrões comuns, que permitam o estabelecimento das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) das Américas. A partir das Recomendações das Nações Unidas emanadas na última Conferência Cartográfica Regional das Américas (UNRCC-A) realizada em 2009, o CP-IDEA, através de seus membros e grupos de trabalhos, elaborou um plano de trabalho consistente, prático e sustentável e, a partir deste, diversas atividades foram realizadas e produtos desenvolvidos. Algumas dessas atividades e produtos serão apresentadas neste forum para que toda a sociedade saiba o que já existe para dar suporte as atividades GEO e também o que será disponibilizado em breve para toda a comunidade. Além disso, também serão destacadas importantes parcerias que foram feitas nos últimos 4 anos de gestão, entre elas a Iniciativa para Gerenciamento Global da Informação Geoespacial da ONU (UN GGIM) e o Plano de Ação Conjunto 2013-2015 para acelerar o desenvolvimento das IDE das Américas.

Valéria Oliveira Henrique de Araújo será mediadora no Seminário de MegaTendências, que será realizado no dia 18 de Junho como parte da programação do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais.