Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS
Notícias - 05 / maio / 2014

Apps usam atributos geográficos para encontrar empregos, imóveis e problemas urbanos

Evento no próximo dia 9 de maio reúne desenvolvedores e usuários de de três famosos aplicativos: Cidadera, Easy Emprego e Urby

MundoGEOXperience-1O crescimento de dispositivos móveis atualmente é muito superior ao registrado em computadores Desktop. Segundo um estudo da União Europeia, graças ao mercado das aplicações para dispositivos móveis, serão criados até 2018 quase 5 milhões de postos de trabalho, podendo ser atingido um volume de negócios de 63 mil milhões de euros. Querendo se aproveitar de uma pequena fatia deste mercado, estudantes, desenvolvedores e startups produzem novos aplicativos móveis a cada dia.

No Brasil, três aplicativos que utilizam atributos geográficos vêm se tornando muito famosos entre os usuários de smartphones. O Cidadera, por exemplo, possibilita a identificação e o mapeamento de irregularidades nas cidades. Desenvolvido por estudantes da UFSCar e da USP, a plataforma permite que qualquer pessoa aponte problemas como buracos nas ruas, entulhos e falta de iluminação. O app foi desenvolvido para funcionar em smartphones com sistemas IOS e Android e ainda de forma online por meio de um navegador. A ideia é construir um mapa colaborativo que mostre a localização e as fotos dos problemas encontrados nas cidades, ajudando na divulgação das reclamações, além de auxiliar no processo das soluções.

O Easy Emprego também é um aplicativo que vem conquistando cada vez mais usuários a cada dia. Criado pelo bacharel em Ciência da Computação Renan Godinho, o app ajuda a encontrar oportunidades de trabalho perto de casa. Ainda em fase de desenvolvimento, por enquanto o serviço só oferece vagas na cidade do Rio de Janeiro, mas a ideia é que até julho esteja presente em todos os estados, inclusive no exterior.

Já a Urby, startup que promete trazer um novo horizonte para o segmento de busca e classificados de imóveis, tem a geolocalização e o georreferenciamento como pontos de partida para o restante do sistema. O mapa direciona o usuário à região que lhe interessa, e a plataforma também exibe um mapa de calor de acordo com o preço estipulado pelo metro quadrado de cada região.

No dia 9 de maio, os desenvolvedores desses três aplicativos estarão presentes no Encontro de Startups e Empresas Júnior de Geotecnologia, seminário com inscrições gratuitas que será realizado nesta semana em São Paulo (SP), no Centro de Convenções Frei Caneca, como parte do evento MundoGEOXperience. Saiba mais em http://mundogeoxperience.com/2014/encontro-de-startups-e-empresas-junior-de-geotecnologia/.

MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográficas

Em 2014, a MundoGEO está inaugurando um novo conceio de evento, voltado ao desenvolvimento de soluções para a sociedade através da utilização de informações geoespaciais. O MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográficas – acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio, em paralelo à 4ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais – e será um espaço de integração, competição e desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às demandas da sociedade, utilizando atributos de localização e análise geográfica.

Suas principais atividades são o GEO Hackathon – uma maratona de desenvolvimento de ideias e soluções, e o GEO Academia – um espaço inovador e interativo dirigido à divulgação de projetos de pesquisas aplicadas. O evento ainda terá três atividades paralelas: Encontro de Empresas Júnior e StartUps, II Encontro de Integração Governo, Universidades e Empresas e Encontro de Blogueiros de Geo e TI. Mais informações em http://mundogeoxperience.com/2014/.