Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS
Notícias - 05 / maio / 2014

Geotecnologia para o planejamento e execução de políticas urbanas em SP

Problemas e desafios urbanos de São Paulo serão discutidos em seminário inédito no dia 9 de maio, na capital paulista

Seminário Geoinformação no Estado de São PauloConhecido por muitos como a “locomotiva do Brasil” o estado de São Paulo é o mais populoso e com o maior PIB do país. O estado tem, atualmente, quatro regiões metropolitanas já institucionalizadas: São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte. Juntamente com as aglomerações urbanas de Jundiaí e Piracicaba e da unidades regionais de Sorocaba, Bragantina e São Roque, estas regiões formam o território da Macrometrópole Paulista (MMP). Juntas, totalizam 50 mil quilômetros quadrados de área, equivalente a 20% do território paulista e 0,59% do nacional, onde vivem e trabalham mais de 30 milhões de pessoas (74% do total da população estadual).

A realização de planejamentos, políticas, planos e projetos públicos é essencial em uma região de tanta importância, bem como a avaliação de impactos sobre o território, economia e sociedade em geral. E a informação geoespacial desempenha um papel fundamental em todo o processo. Para formular políticas públicas dirigidas, coordenar a atuação do Governo no território macrometropolitano e para articular os agentes públicos nos três níveis de Governo, o estado de São Paulo conta com órgãos como a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), vinculado à Secretaria Estadual da Casa Civil.

Para debater sobre os desafios dos projetos envolvendo geotecnologias no Estado de São Paulo, no dia 9 de maio vai acontecer o Seminário Geoinformação no Estado de São Paulo, como parte do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, que será realizado de 7 a 9 de maio de 2014 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Neste seminário, gestores públicos, usuários, representantes de empresas e instituições públicas estarão presentes para compartilhar experiências, projetos realizados, novas tecnologias, tendências e aplicações. Profissionais atuantes em Secretarias e Prefeituras vão demonstrar os desafios encontrados na implantação de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) em prefeituras e órgãos públicos, além de aplicações específicas das informações geoespaciais. Além disso, um dos debates vai apresentar sobre Segurança Pública, com presença da Polícia Militar e do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Programação:

9h às 9h45 Abertura
Rovena Maria Carvalho Negreiros | Diretora da EMPLASA

9h45 às 10h30 Mapeamento Sistemático e Temático da Região Metropolitana de São Paulo e da Bacia do Alto Tietê
Priscilla May Delany Masson | EMPLASA

11h às 11h45 Cadastro Ambiental Rural no Estado de São Paulo – SICAR
Cel. Marcos Mungo | Secretaria de Meio Ambiente

11h45 às 12h30 Implantação de Infraestrutura de Dados Ambientais
Arlete Tieko Ohata | Secretaria de Estado do Meio Ambiente

14h às 14h45 GIS na Prefeitura de Santos
Paulo Roberto de Oliveira Souza e Gunther Graf Junior | Prefeitura de Santos

14h45 às 15h30 GIS na Prefeitura de São Paulo

16h às 16h45 Inventário Florestal do Estado de São Paulo evolução tecnológica
Antoniane Arantes de Oliveira Roque | Secretaria de Agricultura SIAGRO CATI
Marco Aurélio Nalon | Instituto Florestal

16h45 às 17h30 Segurança em São Paulo
Polícia Militar do Estado de São Paulo
Ministério Público do Estado de São Paulo

O seminário será realizado dia 9 de maio das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. Para mais informações, programação completa e inscrições, acesse a página do Seminário Geoinformação no Estado de São Paulo.

Inscrições abertas!

Em 2014 o participante do MundoGEO#Connect poderá escolher exatamente quais os temas e dias que deseja participar. Além disso, ao se inscrever em duas atividades, você poderá escolher mais um curso, seminário ou evento especial sem custos. Conheça as novas opções de inscrição e a grade de atividades do MundoGEO#Connect 2014.

A feira de produtos e serviços do evento terá acesso livre, mediante registro antecipado. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail connect@mundogeo.com ou telefone para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Sobre o MundoGEO#Connect 2014

O MundoGEO#Connect LatinAmerica – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais é o maior evento do setor na América Latina. Sua 4ª edição será realizada de 7 a 9 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Ao todo serão 30 atividades e mais de 120 palestrantes envolvidos nos cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias. Além disso, o evento terá uma feira de produtos e serviços com acesso livre e mais de 70 marcas globais, tais como Trimble, ESRI, Google, Digital Globe, Hexagon, Leica, Rapideye, Topcon, Garmin, entre outras. Para conhecer a planta da feira, acesse https://mundogeoconnect.com/2014/planta-da-feira/.