Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS
Notícias - 08 / abril / 2014

Embrapa apresenta soluções de geointeligência em agricultura e meio ambiente

A Embrapa Monitoramento por Satélite, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atua na geração de conhecimento, tecnologias e inovações geoespaciais voltadas para a agropecuária. No ano em que comemora seu aniversário de 25 anos, participará do MundoGEO#Connect 2014 com um estande na feira de produtos e serviços e também organizará um workshop gratuito no dia 8 de maio, sobre “Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente”.

A próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Ao todo serão 30 cursos, treinamentos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias, além de uma feira de geotecnologias com as principais empresas e marcas mundiais.

Criada em 31 de maio de 1989, a Embrapa Monitoramento por Satélite está localizada em Campinas (SP), munícipio considerado importante polo de ciência e tecnologia. Zoneamentos, mapeamentos e monitoramentos do uso e da cobertura da terra, além de indicadores de sustentabilidade e competitividade são alguns dos produtos desenvolvidos com o objetivo de auxiliar em processos de tomada de decisão e na elaboração de políticas públicas para o setor agrícola e ambiental.

Informações georreferenciadas são ferramentas essenciais para enfrentar o desafio de monitorar a agricultura no Brasil, pois oferecem uma visão abrangente e circunstanciada da realidade. A Embrapa Monitoramento por Satélite desenvolve ações e projetos de pesquisa voltados para a agricultura, pecuária, florestas e meio ambiente em temas como:

• Monitoramento geoespacial da agricultura
• Mapeamento de uso e cobertura das terras
• Zoneamento e ordenamento territorial
• Modelagem geoespacial
• Indicadores de sustentabilidade e competitividade

Embrapa Monitoramento por Satélite

Sede da Embrapa Monitoramento por Satélite em Campinas (SP)

A Empresa conta com um Complexo de Laboratórios e Infraestrutura para a Pesquisa e Desenvolvimento, formado pelos laboratórios de Pesquisas e Inovações Geoespaciais e de Recepção e Processamento de Imagens e voltados à geração de conhecimento e inovação para o monitoramento e gestão da agricultura. Outros dois laboratórios de apoio à pesquisa também fazem parte de sua infraestrutura, o de Espectrorradiometria e de Amostras de Campo. A Unidade possui ainda uma Mapoteca com mais de 18 mil itens catalogados, entre imagens de sensores de radar, sensores remotos orbitais, cartas planimétricas, topográficas, temáticas, mosaicos e fotografias aéreas de sobrevoo, em diversas escalas.

Atualmente, possui um quadro de 70 empregados, formado por pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes, e conta ainda com o apoio de cerca de 30 estagiários e bolsistas de graduação, mestrado e doutorado, além de dois pesquisadores visitantes. Sua visão de futuro é ser um centro de excelência na geração de conhecimento e inovação para o monitoramento da agricultura por meio de geotecnologias e geoinformação.

A Embrapa Monitoramento por Satélite é apoiadora institucional do evento MundoGEO#Connect. No ano em que comemora seu aniversário de 25 anos, participará do MundoGEO#Connect 2014 com um estande na feira de produtos e serviços e também organizará um workshop com participação gratuita no dia 08 de maio, sobre “Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente”.

SomaBrasil

Além de dar destaque ao aniversário da Embrapa Monitoramento por Satélite e aos principais projetos e ações desenvolvidos, a Unidade apresentará as novas funcionalidades do Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SomaBrasil). Disponível na internet, o sistema integra bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de várias fontes, capazes de oferecer uma radiografia do Brasil. Por meio de um WebGIS, permite ao usuário interagir com essas bases de forma dinâmica, realizando consultas em diferentes níveis e cruzando informações de acordo com seu interesse. Dados da Produção Agrícola Municipal e do Censo Agropecuário do IBGE, informações geradas por programas e projetos do Ibama e Inpe, mapeamentos realizados pela Embrapa e outras instituições, além de dados sobre relevo, hidrografia, logística, áreas protegidas e potencial agrícola, são exemplos de informações disponibilizadas.

Além disso, o sistema apresenta o mapeamento da agricultura de larga escala com a distribuição espacial das culturas de grãos para os anos/safra 2002/2003, 2007/2008 e 2010/2011, identificando áreas com uma ou duas safras anuais. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é um dos principais usuários do sistema, utilizado para apoiar a avaliação de políticas para o agronegócio. Além do Ministério, o SomaBrasil tem usuários cadastrados de todos os estados brasileiros e de mais de 15 países. São profissionais ligados a instituições de pesquisa, ensino, desenvolvimento e extensão, empresas brasileiras e internacionais com atuação diversificada em praticamente todas as áreas de produção, além de associações de produtores, cooperativas, sindicatos, ONGs e bancos públicos e privados.

Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SomaBrasil)

Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SomaBrasil)

Geointeligência na Agricultura e Meio Ambiente

O workshop Geointeligência na Agricultura e Meio Ambiente, promovido pela Embrapa Monitoramento por Satélite no dia 8 de maio, vai reunir especialistas da Embrapa e de outros órgãos, empresas e instituições de pesquisa, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Imazon, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, AgroTools e Agro.Satélite. O evento visa apresentar temas relacionados à agricultura e meio ambiente, proporcionando um ambiente de debate técnico-científico ao público do MundoGEO#Connect. Em breve a programação completa estará disponível no site do evento.

“Em um cenário onde a demanda mundial por alimentos, fibras e energia aumenta significativamente, acompanhando o crescimento populacional e a ascensão de economias emergentes, o Brasil assume um papel ainda mais relevante em pesquisa, desenvolvimento e inovações geoespacias. As dimensões continentais do País, a diversidade de biomas e ecossistemas, os diferentes pacotes tecnológicos, a dinâmica espacial e a variabilidade temporal no uso e na cobertura das terras criam realidades de complexo monitoramento. Assim, a participação da Embrapa Monitoramento por Satélite no MundoGEO#Connect se reveste de grande importância, pois em 2014 completamos 25 anos de atuação na área geoespacial e de geoinformação na agricultura”, declarou Édson Luis Bolfe, pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite.

“A oportunidade de participarmos de seminários, organizarmos o workshop de ‘Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente’, de apresentarmos projetos e produtos no estande fortalecem nossa missão como empresa pública, por meio do apoio à adequação e à gestão de políticas públicas (zoneamentos, crédito rural, seguro agrícola e programa de agricultura de baixo carbono); a pré-seleção de áreas agrícolas de interesse governamental ou da iniciativa privada; a logística de escoamento da produção; a espacialização de dados econômicos (produção, produtividade, área plantada, renda) e a adequabilidade do uso das terras em relação aos recursos naturais e à legislação, contribuindo para tornar a agricultura um fator ainda mais determinante no desenvolvimento sustentável do País”, finalizou.

Desconto na participação

No dia 28 de fevereiro, próxima sexta-feira, termina o prazo para realizar as inscrições com valores especiais. Em 2014 o participante do MundoGEO#Connect poderá escolher exatamente quais os temas e dias que deseja participar. Além disso, ao se inscrever em DUAS atividades, você poderá escolher MAIS UM curso, seminário ou evento especial sem custos.

Conheça a grade de atividades do MundoGEO#Connect 2014. Faça já sua inscrição com desconto e garanta sua participação no maior evento de geotecnologias da América Latina! Para mais informações, entre em contato pelo e-mail connect@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.