Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS
Notícias - 11 / abril / 2014

Mapeamento colaborativo aproxima produtores e usuários da cartografia

Evento sobre o OpenStreetMap, um dos maiores projetos de mapeamento colaborativo, será realizado em São Paulo no mês de maio

OpenStreetMaps_2012Historicamente, na cartografia, existiu a distinção entre o produtor dos mapas, munido de conhecimento e ferramentas específicas, e o usuário destas informações. Nos últimos anos, esta divisão vem se dissipando gradualmente, com o advento de plataformas de mapeamento voluntário. Ninguém melhor que o usuário para conhecer a dinâmica de sua realidade, suas demandas e interesses, e as ferramentas como dispositivos móveis equipados com GPS são cada vez mais acessíveis e disseminadas.

Uma das iniciativas de mapeamento colaborativo mais disseminadas mundo afora é o OpenStreetMap (OSM). Fundado em Londres em 2004, o OpenStreetMap tem como objetivo criar um mapa gratuito e editável do mundo. A comunidade OSM tem dobrado de ano em ano para chegar a mais de 1,5 milhão de editores, com mapeamento completo de cada um dos 196 países do planeta. Em seu modelo de crowd-sourcing, dados são publicados e editados a cada minuto, resultando em mapas que são frequentemente atualizados e até mais detalhados que mapas licenciados.

No dia 7 de maio vai acontecer em São Paulo o Workshop “Porque o Brasil precisa de OpenStreetMap“, durante o MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográficas, um evento inédito voltado ao desenvolvimento de soluções para a sociedade através da utilização de informações geoespaciais, que acontecerá em São Paulo (SP), entre os dias 7 e 9 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca. Será um espaço de integração, competição e desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às demandas da sociedade, utilizando atributos de localização e análise geográfica.

No Workshop sobre o OpenStreetMap será realizada uma entrevista com Steve Coas0, fundador do projeto de mapeamento colaborativo, através de uma vídeo-conferência. Além disso, Oliver Kühn, membro do corpo de diretores da Fundação OpenStreetMap, vai estar presente para apresentar sobre a experiência com a empresa Skobbler, que constrói serviços baseados no OSM.

Em outro momento Vitor George, desenvolvedor do Ecolab, laboratório de inovação em jornalismo ambiental, responsável pelos projetos InfoAmazonia e Mapas Coletivos, vai demonstrar como dados e tecnologias geoespaciais abertas vem sendo utilizados pelos projetos. Durante o evento ainda vai acontecer uma “Mapping Party”, para que os participantes e interessados possam “por a mão na massa” editando e colaborando com o OpenStreetMap.

O Workshop “Porque o Brasil precisa de OpenStreetMap”, bem como todas as atividades do MundoGEOXperience, terá participação gratuita. Para mais informações e inscrições acesse www.mundogeoxperience.com e saiba tudo sobre este novo evento!

Sobre o MundoGEOXperience

O MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográfica será realizado de 7 a 9 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), em paralelo à 4ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014. Será um espaço de integração, competição e desenvolvimento de soluções inovadoras, utilizando atributos de localização e análise geográfica. Suas principais atividades são o GEO Hackathon – uma maratona de desenvolvimento de ideias e soluções, e o GEO Academia – um espaço inovador e interativo dirigido à divulgação de projetos de pesquisas aplicadas. O evento ainda terá três atividades paralelas: Encontro de Empresas Júnior e StartUps, II Encontro de Integração Governo, Universidades e Empresas e Encontro de Blogueiros de Geo e TI.

O MundoGEOXperience é organizado pela MundoGEO e co-realizado pela Emplasa. Conta com o patrocínio da Garmin, Santiago & Cintra Geo-Tecnologias, Santiago & Cintra Consultoria, Service IT Solutions, Oracle e Geofusion. Mais informações em http://mundogeoxperience.com/2014/.