Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin Vimeo RSS
Notícias - 14 / abril / 2014

Geógrafos, agrimensores e cartógrafos se reúnem para discutir legislação, currículos e atuação

Encontros de profissionais fazem parte da programação do MundoGEO#Connect 2014, que será realizado de 7 a 9 de maio. Profissionais de todo o Brasil podem participar

A próxima edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, será realizada de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). No site do evento já está disponível a grade com a programação, contendo quase 30 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias.

Com participação gratuita e aberto à todos os profissionais atuantes nas áreas de cartografia e agrimensura, o II Encontro Nacional de Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos será realizado no no dia 7 de maio, e contará com o apoio e a coordenação da Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores no Estado de São Paulo (APEAESP), através do seu presidente Francisco de Sales Vieira de Carvalho; e também da Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos de São Paulo (ABEC-SP), através de seu presidente Edmilson Volpi e do Diretor Técnico Amilton Amorin.

Em 2013, durante o a 1ª edição do Encontro, cartógrafos e agrimensores de várias partes do Brasil estavam presentes para discutir a unificação das atribuições profissionais e a atuação das associações. Um dos pontos mais discutidos foi a unificação das graduações. “Estavam reunidos vários cursos para discutir como a unificação poderá ser feita. As graduações que ainda não fizeram, mas que com certeza irão fazer, puderam debater sobre como será feita esta mudança, e como isso vai impactar nos alunos, instituições de ensino e na sociedade em si”, afirmou o engenheiro cartógrafo Edmilson Volpi, Presidente da ABEC-SP.

Neste ano, profissionais atuantes nos setores público e privado estarão presentes para dar continuidade ao debate e abrir novas vertentes. “No ano passado foi com certeza um evento muito proveitoso para as associações profissionais, que finalmente conseguiram uma união há tanto tempo almejada, e também para as instituições de ensino que vão caminhar junto nessa unificação, que é um processo irreversível”, completou o presidente.

I Encontro reuniu engenheiros cartógrafos e agrimensores para discutir a unificação das atribuições profissionais e a atuação das associações

I edição do Encontro reuniu engenheiros cartógrafos e agrimensores para discutir a unificação das atribuições profissionais e a atuação das associações

Formação e mercado de trabalho dos geógrafos

No dia 8 de maio vai acontecer o I Encontro Brasileiro de Geógrafos: Formação, Legislação e Mercado de Trabalho, evento que terá o apoio e coordenação da Associação Profissional de Geógrafos no Estado de São Paulo (Aprogeo-SP), através do seu presidente Renato Fellipe Júnior. Temas relevantes e alguns desafios vão nortear as apresentações e discussões Encontro, tais como currículos dos cursos de graduação e pós das universidades, atuação das associações de geógrafos e ainda legislação e possibilidades deste profissional em Portugal e no Brasil.

Com participação gratuita e aberta a todos os interessados, o Encontro vai a contar com a presença de professores e profissionais de universidades e associações do Brasil. Os temas dos dois eventos irão focar na discussão dos currículos dos respectivos cursos nas universidades, no estágio atual das associações do setor no país, e também na legislação profissional. “Os dois eventos terão apoio do CREA-SP, das universidades que oferecem estes cursos e também das outras unidades regionais das associações. Além disso, tanto a ABEC-SP como a APEAESP terão estandes na feira do MundoGEO#Connect 2014, podendo assim divulgar as suas ações”, afirmou Emerson Granemann, diretor da MundoGEO. “É muito importante que as associações e as universidades discutam questões relacionadas à formação e legislação dentro do MundoGEO#Connect, pois a conferência naturalmente atrai muitos destes profissionais”, completou.

A participação no I Encontro Nacional de Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos e também no I Encontro Brasileiro de Geógrafos será gratuita e aberta a todos os interessados, basta fazer o registro para para visitar a feira de produtos e serviços do MundoGEO#Connect 2014. Para mais informações e programação dos eventos, confira a grade do MundoGEO#Connect 2014.

Promoção em 2014

Em 2014 o participante do MundoGEO#Connect poderá escolher exatamente quais os temas e dias que deseja participar. Além disso, ao se inscrever em DUAS atividades, você poderá escolher MAIS UM curso, seminário ou evento especial sem custos. Conheça as novas opções de inscrição e a grade de atividades do MundoGEO#Connect 2014. A feira de produtos e serviços do evento terá acesso livre, mediante registro antecipado. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail connect@mundogeo.com ou telefone para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Sobre o MundoGEO#Connect LatinAmerica

O MundoGEO#Connect LatinAmerica – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais é o maior evento do setor na América Latina. Sua 4ª edição será realizada de 7 a 9 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Ao todo serão 30 atividades e mais de 120 palestrantes envolvidos nos cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, que acontecerão ao longo de três dias. Além disso, o evento terá uma feira de produtos e serviços com acesso livre e mais de 70 marcas globais, tais como Trimble, ESRI, Google, Digital Globe, Hexagon, Leica, Rapideye, Topcon, Garmin, entre outras. Para conhecer a planta da feira, acesse https://mundogeoconnect.com/2014/planta-da-feira/.