Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS
Notícias - 13 / abril / 2015

IBGE promove evento gratuito sobre o novo Datum oficial brasileiro

Experiência e características do novo Datum Oficial Brasileiro serão apresentadas no dia 7 de maio, durante o evento MundoGEO#Connect 2015. Exército Brasileiro também promoverá evento gratuito sobre dados geoespaciais

No dia 25 de fevereiro de 2015 terminou o período de transição para adoção do novo sistema geodésico de referência SIRGAS2000. A partir desta data, todos aqueles que produzem ou fazem uso das informações geoespaciais no Brasil devem adotar exclusivamente o novo Datum em suas atividades.

A partir desta data, todas informações geodésicas publicadas no portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são referidas apenas ao novo sistema. Ao longo dos 10 anos do período de transição entre SIRGAS2000 e demais referenciais adotados no Brasil, o IBGE disponibilizou informações, aplicações e serviços, os quais serão apresentados ao público durante o Seminário SIRGAS2000: Adoção definitiva no Brasil. Experiências sobre a migração para o Datum em diferentes setores também serão apresentados, no dia 7 de maio.

Maiores informações sobre a adoção definitiva em SIRGAS2000 podem ser encontrados neste link do IBGE. No caso de dúvidas sobre a adoção do SIRGAS2000, utilize a página do seminário e faça a sua pergunta, que será encaminhada diretamente aos organizadores do Seminário.

Seminário Produção e disponibilização de dados geoespaciais

No dia 6 de maio, outro evento gratuito será realizado, também de forma paralela ao MundoGEO#Connect 2015. A Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) do Exército Brasileiro vai apresentar um seminário sobre produção e disponibilização de dados geoespaciais para a sociedade brasileira.

Será uma oportunidade para que toda a comunidade conheça os projetos e situação atual da cartografia nacional, além das tecnologias e técnicas geoespaciais que a DSG vem fazendo uso para promover o novo mapeamento do Brasil.

Inscrições gratuitas

Tanto o Seminário da DSG quanto o do IBGE terão inscrições gratuitas. Para participar, faça seu registro na Feira de Produtos e Serviços do MundoGEO#Connect 2015.