CPqD desenvolveu tecnologias semânticas para representar conhecimento em bases distribuídas
Devido a dificuldade de tomadores de decisões de encontrar informação pertinente com rapidez e qualidade nos sistemas atuais decorrente do crescimento exponencial da informação prejudicando o tempo de busca desta, da multiplicidade de bases de dados, modelos e formatos que criam barreiras à busca de informações e com a integração cara e demorada de sistemas para suportar visão corporativa da informação, o CPqD, instituição independente, focada na inovação com base nas tecnologias da informação e comunicação, desenvolveu tecnologias semânticas para representar conhecimento em bases distribuídas que integram bases com modelos de informação divergentes, correlaciona automaticamente dados de diversas fontes de modelos e infere novas informações a partir dos dados importados e dos modelos de conhecimento registrados.
Desta forma, a base semântica desenvolvida para a consulta de dados corporativos em empresas utilities proporciona o ponto central para a busca de informação dando visão geral dos dados corporativos comerciais, também da expansão, operação e manutenção dos mesmos. A base semântica acomoda também busca de informação em diversos sistemas e formatos. Os dados primários se correlacionam e interferem automaticamente criando novos conhecimentos.
Tal tecnologia suporta diversas análises como análise regulatória, jurídica, análise de situações de crise e qualidade de serviço.
Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante Seminário GIS: Novas Soluções e Desafios, no dia 7 de maio em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação na conferência.