O Palestrante Daniel Garcia Teijeiro irá apresentar projeto 7 de Maio na feira geoespacial MundoGEO#Connect 2015 LatinAmerica sobre O papel do GIS nas Cidades Inteligentes.
O crescimento populacional, a urbanização, as questões ambientais (aquecimento global, poluição, abastecimento) e a melhoria da qualidade de vida criam novos desafios para as cidades. Estima-se que mais de 50% da população mundial já vivem em cidades. Isso exige que se faça uso inteligente dos recursos limitados.
Os grandes problemas das cidades estão associados aos grandes problemas das sociedades modernas. As cidades são responsáveis por 75% da emissão global de CO2. A perda econômica causada por congestionamentos é de 78 bilhões de dólares ao ano.
Ao mesmo tempo, a importância das cidades para economia mundial é cada vez maior: por volta de 80% da produção econômica vem das cidades e as 150 maiores áreas metropolitanas são responsáveis por 41% do Produto Interno Bruto mundial com apenas 14% da população global.
A escala e a complexidade desses problemas emergentes exigem soluções sofisticadas com base em informações precisas, oportunas, tratadas em tempo real e localizadas no espaço.
As Tecnologias de Informação e Comunicações (TICs) oferecem grande potencial para enfrentar os desafios das cidades em função da capacidade de coletar, transmitir, gerenciar, analisar grandes quantidades de dados, de forma abrangente e eficiente. Estima-se que o aumento da eficiência das cidades através das TICs possam reduzir em 15% as emissões de CO2 até 2020.
As Cidades Inteligentes, através das inovações trazidas pelas “Tecnologias de Informação e Comunicação” (TICs), podem otimizar o trânsito (semáforos inteligentes), o transporte público, o consumo de energia (iluminação pública, edifícios), o consumo de água e a segurança dos cidadãos.
Um novo tipo de TICs é necessário para atender as necessidades das Cidades Inteligentes e os Sistemas e Informação Geográfica tem importante papel nessa nova arquitetura tecnológica, pois sem a localização geográfica dos eventos capturados pelos sensores não é possível tomar decisões.
Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante o Fórum Geoinformação para Cidades Inteligentes – 7 de maio, em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação na conferência.
DANIEL GARCIA TEIJEIRO
Telecom especialista técnico (processos de planejamento, concepção, manutenção e de atribuição) e forte experiência com o Sistema de Informação Geográfica aplicados para apoiar esses processos.
Ampla experiência em Telecom Business Process e sistemas de apoio operacional relacionados que trabalham com definição do processo, elicitação de requisitos de software e definição.
Ampla experiência em Engenharia de Software, com responsabilidades de gestão de projetos para atingir níveis CMMI 2 e 3.
Requisitos do sistema analista e funções de gerente em dezenas de grandes projetos de desenvolvimento de software.
Gerente de Produto para sistemas de apoio operacional para Telecom, Energia e municípios mercados.
Na verdade Arquiteto Inovação em mercados de telecomunicações e elétricas.