Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS

Curso Geoinformação na Gestão Municipal – 5 de maio

A estruturação de projetos que envolvam geotecnologias em prefeituras deve partir da criação de uma cultura voltada ao entendimento, uso e disseminação de informações geográficas para funcionários e habitantes do município. Sendo assim, o desafio é, justificar o investimento e entender a estrutura geo mais adequada à economia de recursos e aumento de receita municipal. Este curso apresentará formas de coleta e atualização de dados geoespaciais para as diversas aplicações em municípios. Serão demonstradas as precauções necessárias em relação às especificações técnicas dos processos de licitação e os vários desafios encontrados na implantação de sistemas de informações geográficas, bem como suas aplicações para o cadastro, arrecadação, planejamento, gestão ambiental, entre outras.

Co-realização

* Curso oferecido somente de forma presencial

Tópicos que serão abordados no Curso Geoinformação na Gestão Municipal

Curso Geoinformação na Gestão Municipal

• Visão geral do uso de um SIG em Prefeituras

• Qual caminho seguir: SIG livre ou de Mercado?

• Como criar uma cultura Geo na prefeitura e como reunir e motivar equipes para desenvolver este tipo de projeto

• Como usar dados, software e tecnologias de mapeamento colaborativo para enriquecer minha base a uma baixo custo

• Como padronizar e transformar dados existentes na prefeitura (papel, cad, tabelas, documentos, imagens etc.) em informações geográficas adequadas a análises espaciais

• Qual SIG é mais adequado a estrutura da minha prefeitura: Desktop ou Corporativo? E quais as vantagens e desvantagens, assim como ganhos e perdas na implantação?

• Como as geotecnologias podem auxiliar no desenvolvimento municipal em apoio a projetos das mais variadas secretarias

• Como transformar o SIG em um elemento gerador de receitas para o município

• Metodologias usadas em projetos para apoio as secretarias: Educação, Saúde, Habitação, Finanças, Segurança etc. E como organizar minhas bases pra isto?

• Por onde começar? Experiências que deram certo e como evitar erros comuns na estruturação de projetos Geo em prefeituras

O Curso Geoinformação na Gestão Municipal será realizado no dia 5 de maio, das 9h às 17h, com duração total de 7 horas.

Instrutor

George Serra, instrutor do Curso Geoinformação na Gestão Municipal

George Serra, instrutor do Curso Geoinformação na Gestão Municipal

O instrutor do Curso Geoinformação na Gestão Municipal será George Serra, coordenador de variados projetos e departamentos (Mapeamento, Geomarketing, Suporte, Treinamento, Localização de Softwares e Análises Espaciais Avançadas) da Empresa Imagem Inteligência Geográfica. (2002 a 2005). Professor de Pós-Graduação das disciplinas: Análise Espacial, Banco de Dados Geográficos, GIS para Planejamento Urbano, Aplicações em Geo e GIS Web, nas instituições: Universidade de Engenharia de Agrimensura (EEMBA), Universidade Senac – SP e Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente atua como Instrutor e Consultor Senior em Geomarketing e Geotecnologias, com ênfase na implantação e estruturação de projetos de Geotecnologias em municípios de pequeno e médio porte.

Carga horária

O Curso Geoinformação na Gestão Municipal será realizado no dia 5 de maio, das 9h às 17h, com duração total de 7 horas. Este treinamento presencial é uma co-realização da MundoGEO e do Instituto GEOeduc.

Inscrição promocional no
Curso Geoinformação na Gestão Municipal

Em 2015, ao se inscrever em DUAS atividades, você poderá escolher MAIS UM curso, seminário ou fórum sem custos. Conheça as opções de inscrição e a grade de atividades do MundoGEO#Connect 2015 e garanta sua vaga!