Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS

Palestrante Arthur Moreira – 7 de Maio

O Palestrante Arthur Felipe Molina Moreira, desenvolvedor da empresa Codium, irá apresentar um projeto piloto 7 de Maio na feira geotecnologica MundoGEO#Connect 2015 LatinAmerica sobre Servidor de Mapas para Pesquisa Acadêmica desenvolvido pelo Observatório das Metrópoles e ReCime (Rede de Pesquisadores Sobre Cidades Medias) que possuem núcleos distribuídos por cidades brasileiras principalmente nas principais regiões metropolitanas. Ambos tinham grande base de dados em formato Shapefile e Excel.

Foi utilizado como plataforma o software Geonius  da Codium. A maior razão do servidor para o ReCiMe era integrar os núcleos e facilitar a disponibilização de dados entre os pares. No caso do servidor do Observatório, havia ainda um interesse de divulgação científica dos trabalhos publicados. Ambos exigiam um acesso facilitado sem grande necessidade de conhecimento de SIG e possibilidade de colaborar com mais informações.

O Geometrópoles foi a solução adotada no Observatório. Utilizou-se além da plataforma Geonius, o OpenLayers como motor de visualização.
O Servidor ReCiMe foi criado sem motor de visualização próprio. Aproveitou-se do Google Earth como visualizador de dados que eram gerados online em KMZ. Este servidor não foi disponibilizado em público.

Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante Fórum Geoinformação para Cidades Inteligentes, no dia 7 de maio em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação na conferência.