Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS

Palestrante Cely de Alencar – 7 de Maio

A Palestrante Cely Martins Santos de Alencar, apresentará sua tese de doutorado 7 de Maio na feira geotecnologica MundoGEO#Connect 2015 LatinAmerica sobre Mapas topográficos: metadados e as regras de catalogação para o acesso eficiente à informação geográfica.

A partir da definição de registros de metadados para atender às necessidades específicas, tem-se o seguinte questionamento: como descrever eficientemente os materiais cartográficos, mais especificamente, os mapas topográficos em ambiente digital? A tese é de que a apresentação de mapas topográficos em informação acessível, por meio de descrições adequadas e unívocas, facilite a sua identificação e localização, permitindo o instanciamento para acesso, uso e reuso desse recurso.

Propõe-se analisar o referencial teórico da Catalogação que orienta a construção padronizada, de modo a fornecer os princípios e valores fundamentais ao registro dos mapas. Assim, o objetivo geral é contribuir com a descrição de qualidade dos mapas topográficos de modo a atender a necessidades específicas e a proporcionar a interoperabilidade.

Para se atingir os objetivos delineados, foram realizadas análises do esquema de descrição do perfil MGB ao AACR2r e da correspondência entre o perfil MGB e o Formato MARC 21. Como resultados, apresenta-se a sistematização das relações entre esses esquemas e padrões, dando subsídios ao desenvolvimento de ferramentas de conversão, o que comprova a tese de que descrições adequadas e unívocas oriundas dos princípios e valores da catalogação conferem ao padrão maior uniformidade e possibilitam a construção de catálogos.

Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante Seminário GIS: Novas Soluções e Desafios, no dia 7 de maio em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação na conferência.

 

CELY DE ALENCAR

Professora Universitária, Eng. Civil na UFCA