Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS

Palestrante Ivan Ciola Ferraz – 7 de Maio

O Palestrante Ivan Ciola Ferraz irá apresentar projeto 7 de Maio na feira geoespacial MundoGEO#Connect 2015 LatinAmerica sobre SISGAU Mobile: Gestão de árvores e integração com Geoprocessamento para a Cidade de São Paulo

Demanda antiga da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e com a parceria da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras (SMSP), o sistema denominado Sisgau Mobile, Sistema de Gestão de Árvores Urbanas – Mobile foi desenvolvido em seis meses pela Prodam, o qual permitirá que a cidade consiga fazer a gestão de suas 650 mil árvores em vias públicas de forma mais adequada, facilitando o trabalho de levantamento in loco pelos técnicos da prefeitura.

Desenvolvido em HTML5, uma linguagem mais moderna que permite trabalhar com diversas plataformas, o Sisgau Mobile possibilitará aos técnicos, que em campo e com o uso de tablet, realizem o cadastramento e diagnóstico de cada árvore em tempo real, o que otimizará o levantamento das informações.

Foram desenvolvidas várias funcionalidades para que o novo sistema pudesse trabalhar num ambiente de dispositivo móvel. Até então, os técnicos registravam as informações de campo em formulários em papel e digitavam posteriormente no antigo Sisgau, sistema implementado pela SVMA em 2006, que permitia o cadastro somente em computadores do tipo desktop; agora o técnico da subprefeitura poderá ir a campo e, com o dispositivo móvel integrado com a rede 3G, fazer o cadastramento e diagnóstico da árvore e disponibilizar em tempo real pelo novo sistema.

O sistema é dividido em 25 telas (abas), que compreendem todas as informações necessárias para o cadastramento da árvore, em que o técnico preenche aproximadamente 300 campos de informação. Nesse cadastro, uma das principais funcionalidades é a integração do cadastro com o mapeamento de árvores, projeto concluído recentemente pelo Núcleo de Geoprocessamento da empresa. Uma vez realizado o cadastro, o técnico faz o diagnóstico e as recomendações necessárias para a árvore cadastrada. Em seguida, ocorre a parte do manejo, quando outros profissionais realizam as intervenções indicadas para aquela árvore (poda, administração de produto químico para combate a cupins ou fungos, por exemplo). Após todas as ações, é emitido um laudo técnico com todas as informações do cadastro, recomendações e manejo, que é publicado no Diário Oficial.

Outra característica importante do sistema é o cadastramento de forma off-line. O técnico em campo, se por algum motivo perder o sinal, poderá trabalhar de forma desconectada à rede e continuar com o cadastramento. Ao conectar-se novamente à rede 3G, o técnico sincronizará com o banco de dados e gravará as informações levantadas, inclusive fotos da árvore.

Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante o Fórum Geoinformação para Cidades Inteligentes – 7 de maio, em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação na conferência.

IVAN CIOLA FERRAZ

Geógrafo formado pela Universidade de São Paulo, com especialização em gestão de projetos e certificação PMP desde 2013, possui mais de 15 anos de experiência em Geoprocessamento. Trabalha a 3 anos na PRODAM, e atualmente é Gerente de Projetos da Gerência de Relacionamento de Gestão Territorial e Urbana.