Twitter Facebook Youtube Flickr GeoConnect People Linkedin RSS

Palestrante Rafael Lopes da Silva – 7 de Maio

O Palestrante Rafael Lopes da Silva, tecnologista da Gerência de Relações Institucionais da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),irá apresentar um projeto dia 7 de Maio na feira geoespacial MundoGEO#Connect 2015 LatinAmerica sobre o aumento da demanda pela informação geoespacial torna-se cada vez mais se faz necessário uma forma de buscar as informações referentes à fenômenos, ocorrências, localização ou pesquisas. Para isso, é muito importante a utilização dos metadados geoespaciais.

Um Catálogo de metadados geoespaciais é fundamental para a busca de informações geoespaciais, pois é a partir dele que se torna possível identificar informações sobre o conjunto de dados geoespaciais, como por exemplo: o responsável pela produção, a linhagem de produção, o responsável pela sua distribuição, a abrangência geográfica, os formatos de distribuição, endereços de distribuição na internet, informações de utilização, ano de produção, dentre outros. O metadado geoespacial é um dos componentes fundamentais de uma infraestrutura de Dados Espaciais (IDE).

É no catálogo de metadados que é possível organizar todas informações de instituições ou órgãos a fim de facilitar sua busca. Com este objetivo, os metadados geoespaciais se tornam o coração de uma IDE. A IDE do Brasil é a INDE, Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, instituída pelo decreto nº 6.666, de 27 novembro de 2008. O Catálogo de Metadados Geoespaciais da INDE organiza as informações de instituições públicas e privadas com o objetivo de encontrá-las em um único catálogo, facilitando as buscas executadas pelos usuários. Este artigo mostra a importância dos metadados geoespaciais para a busca das informações contidas nas instituições e órgãos das esferas federais, estaduais e municipais.
Para o presente artigo, foram utilizados os portais do Ministério do Planejamento, orçamento e Gestão (MPOG) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante Seminário GIS: Novas Soluções e Desafios , no dia 7 de maio em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação na conferência.

RAFAEL LOPES DA SILVA

Graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Rafael Lopes também é Mestre em Engenharia de Computação, com ênfase em Geomática, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou como Supervisor de Mapoteca Digital, na Gerência de Infraestrutura de Dados, da Coordenação de Cartografia – CCAR, da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2011.

Trabalhou na área de banco de dados na Mapoteca Digital e na área de fotogrametria na geração de ortofotomosaicos e modelos digitais de terreno, ambas na CCAR. Hoje, trabalha na Gerência de Relações Institucionais da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que trata de assuntos relacionados a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). É integrante do núcleo permanente do Comitê de Estruturação da Mapoteca Nacional Digital e também faz parte do Grupo de Trabalho para elaboração da nova versão da ET-EDGV (GT0EDGV/CONCAR), ambos pela Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR).