Data: 10 de maio de 2023
Horário: 14 às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo, SP, Brasil
 
O objetivo é apresentar para o público as atividades do IBGE referentes aos produtos e serviços para o georreferenciamento de precisão: RBMC, RBMC-IP, IBGE-PPP, hgeoHNOR, Banco de Dados Geodésicos (BDG), homologação de Marcos Geodésicos e APIs da Geodésia, e as Geotecnologias utilizadas no Censo Demográfico 2022, incluindo o reconhecimento e mapeamento do território, a coleta de informações georreferenciadas, o uso de imagens de alta resolução, o conjunto de recortes geográficos relevantes, o monitoramento da coleta a partir da Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e a disseminação de informações estatísticas e geoespaciais integradas, além do uso do Quadro Estatístico Geoespacial Global (GSGF, sigla em inglês).

Programação:

14 às 14h10 – ABERTURA
Miriam Barbuda – Diretora Adjunta de Geociências – DGC/IBGE
 
 
14h10 às 15h – Produtos e serviços para o georreferenciamento de precisão: RBMC, RBMC-IP, IBGE-PPP, hgeoHNOR, Banco de Dados Geodésicos (BDG), homologação de Marcos Geodésicos e APIs da Geodésia
Guiderlan Mantovani – gerente de redes de referência planialtimétricas da Coordenação de Geodésia – CGED/DGC/IBGE
Nas últimas duas décadas, desde a adoção oficial do sistema de referência SIRGAS2000 — totalmente compatível com o posicionamento por satélites, o IBGE vem acompanhando o avanço tecnológico no georreferenciamento de precisão, alterando, assim, os seus processos de trabalho, com o objetivo de atender a comunidade usuária. Esta apresentação abordará as principais características dos produtos e serviços disponibilizados para o georreferenciamento de precisão, as estatísticas de uso e suas perspectivas futuras.
 
 
15h às 18h – Geotecnologias no Censo Demográfico 2022
O Censo Demográfico tem como objetivos principais a contagem da população do território nacional, a identificação de suas características, revelando como vivem os brasileiros. Com isso, são produzidas informações fundamentais para a formulação de políticas públicas e a tomada de decisões, além de ser a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos e localidades — rurais ou urbanas. Neste contexto, as geotecnologias tornam-se fundamentais para o processo de coleta de dados de qualidade e para a integração da informação estatística e geoespacial. Esta seção está dividida em duas apresentações:
 
15h às 16h30 – Gestão Integrada da Informação Geoespacial no Censo Demográfico 2022: O GSGF, os recortes geográficos, o monitoramento da coleta a partir da PGI e a disseminação de informações estatísticas e geoespaciais integradas
Rafael Lopes – assessor técnico especializado da DGC/IBGE
Nesta apresentação serão abordadas as temáticas principais relacionadas ao uso das geotecnologias no Censo Demográfico 2022, incluindo o Quadro Estatístico Geoespacial Global (GSGF, sigla em inglês) — referência internacional para integração da informação estatística e geoespacial —, o conjunto de recortes geográficos relevantes, o monitoramento da coleta a partir da Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e a disseminação de informações estatísticas e geoespaciais integradas.
 
16h30 às 18h – Retratando o Território no Censo Demográfico 2022: Reconhecimento e Mapeamento do Território, a Coleta de Informações Georreferenciadas e o Uso de Imagens de Alta Resolução
Roberto Tavares – Coordenador de Estruturas Territoriais – CETE/DGC/IBGE
Nesta apresentação serão abordadas as temáticas referentes ao reconhecimento e mapeamento do território, a coleta de informações georreferenciadas e ao uso de imagens de alta resolução no Censo Demográfico 2022.
 
 

Este workshop tem acesso livre para inscritos nas atividades (cursos, seminários e fórum) e/ou na feira

 
 
Alterações na programação: os palestrantes e temas deste evento são confirmados durante a fase de estruturação do projeto. Contudo, substituições, alterações ou cancelamentos de palestrantes e temas podem ocorrer, decorrentes de caso fortuito e/ou força maior. Desta forma, a MundoGEO reserva-se o direito de alterar o programa do evento, o que será divulgado na página da programação no site.